Partições GPT – O que é, como utilizar e como remover

CPT - GUID Partition Table

Introdução

No começo dos anos 80 os Hard Disks começaram a utilizar o formato MBR de particionamento, e isto é utilizado até hoje. Com a evolução do HD, em seu tamanho, velocidade e principalmente na capacidade de armazenamento, o gargalo foi se estreitando e chegamos ao limite de 2 TB, ou seja 2,199×10^12 bytes.

Isto porque o MBR trabalha em 32 bits com os discos de 512-bytes por setor só era possível armazenar este valor 2³² x 512 bytes. Então veio a Intel e desenvolveu o GPT que por sua vez trabalha com alocação de 64 bits, aumentando a possibilidade para 8 ZB (ZETTABYTE).

Apenas por curiosidade :

1024 bytes = 1 mega byte (MB)

1024 megabytes = 1 gigabyte (GB)

1024 gigabytes = 1 terabyte (TB)

1024 terabytes = 1 petabyte (PB)

1024 petabytes = 1 exabyte (EB)

1024 exabyte = 1 zettabyte (ZB)

1024 zettabyte = 1 yottabyte (YB)

São MUITOS bytes…

Trabalhando com o GPT

Os computadores e notebooks mais recentes (a grosso modo, desde 2011) possuem este suporte na BIOS. Na verdade, na teoria todos os computadores com arquitetura 64 bits o aceitam. Além da memória RAM poder ser superior aos antigos 4 GB (depois de endereçados caem para 3,25 GB) o seu HD pode ser maior que 2 TB.

Ao instalar o Windows ou Linux, o gerenciador de pacotes já fará o trabalho sujo para você e criará sua partição em conjunto com o firmware UEFI na BIOS.

Mas na prática muitos estão fazendo o downgrade de seu Windows 8 para o 7, e não conseguem utilizar a partição em GPT, ou mesmo não conseguem efetuar cópias de segurança com programas de terceiros.

Removendo a partição GPT

É muito simples, você deve carregar seu sistema com um disco de boot do Windows 7 (por exemplo) e chegar na tela de prompt de comando, ou colocar o seu HD em modo secundário em um computador com o Windows 7 instalado e entrar no prompt de comando (como administrador) (EDITADO: Para entrar no prompt de comando no Windows 7, clique no botão INICIAR, TODOS OS PROGRAMAS, ACESSÓRIOS, então clique com o botão direito do mouse e escolha a opção, agora com o esquerdo, EXECUTAR COMO ADMINISTRADOR).

Agora digite :

DISKPART (enter)

LIST DISK (enter) – Será mostrado uma lista dos discos, veja qual é o que você quer excluir. Será mostrado GPT do lado direito

diskpart GPT

diskpart GPT

SELECT DISK 3 (enter) – Neste caso era o disco 3

(NÂO FAÇA ISTO SE NÃO TIVER UM BACKUP)

CLEAN (enter) – Apaga toda a tabela do disco

EXIT (enter) – Sai do aplicativo

Reinicie o computador e ele estará pronto para ser trabalhado com o MBR normalmente.

Mais sobre o GPT em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_de_Parti%C3%A7%C3%A3o_GUID

Outros artigos relacionados

Windows não inicia após CLASSPNP.SYS O Windows não inicia após carregar o módulo CLASSPNP.SYS. 4 soluções para este problema muito comum em computadores com Windows 7 e 8.
Erro Windows Update 80092004 KB3038314 Erro Windows Update 80092004, problemas para instalar a atualização KB3038314.
Consertar erro do Windows Update 80070422 Erro no Windows Update 80070422, não é possível instalar as atualizações. Artigo explicando como resolver este erro.
Erro ao atualizar para o Windows 8.1 – 0xC1900101... Alguns computadores com Windows 8 não conseguem atualizar para o Windows 8.1. Aqui alguns passos para correção deste erro 0xC1900101 e 0x20040017.

34 comentários em “Partições GPT – O que é, como utilizar e como remover

  1. Marcos Carvalho sera que vc pode me ajuda, tenho um hd Seagate de 500 gb que e reconhecido na bios mas na hora que vou formatar e entro na partição aparece só 3.90 gb e não formata pq não tem espaça para o sistema operacional o que pode ser ?

    • Olá Piter,

      Pode ser problema na placa do HD, mas pode ser um problema de particionamento mesmo. Tente com outro sistema operacional ou outra máquina.

      Tem uns programas que trabalham bem com partição também. Partition Magic, por exemplo

      Abraço

  2. Ola. Estou c um problemao. Ao executar o comando CLEAN diz que a solicitaçao nao pode ser executada devido a um erro do dispositivo de E / s. Pelo pouco que sei nao seria erro de hd externo isso?? Nao uso hd externo.

  3. Olá bom dia… Man estou com dificuldades aqui… Fiz todo o procedimento… Mas quando chega mo CLEAN aparece esse erro # diskpart has encountered an error… The request could not be performed because an i/o device error….)# Por favor me ajude man… Desde já fico grato!!!

  4. Olá,

    Acho que fiz uma cagada tremenda aqui, se tivesse achado esse post antes de começar a formatar o note, não teria esse problema (rs), se possível agradeço a ajuda, então vamos lá…

    Estou tentando formatar um note Positivo Unique 1991, o W8 já vem instalado de fábrica, já tentei as opções de restaurar, reparar e tudo mais (para não precisar formatar), entretanto, ele sempre vai para uma tela azul:

    Recuperação
    O PC precisa de reparo

    Um dispositivo necessário não está conectado ou não pode ser acessado (como? se qualquer das opções não dá certo), abaixo nessa mesma tela tem 4 opções de:
    ESC para recuperação;
    ENTER para tentar de novo
    F8 para configurações de inicialização
    F9 para usar sistema diferente

    Dessas opções só o F9 funcionava…

    Então pesquisei um pouco, descobri e salvei a product key e salvei uma mídia com o W 8.1 para formatar e reinstalar o 8.1 o note, ai que veio minha cagada… pois não fiz o backup do sistema (se preocupa tanto com os dados e esquece do mais importante…), e na hora de escolher a repartição para instalar o W8.1 ele dizia que qualquer repartição ali não era permitida a instalação do msm por ser GPT e coisas selecionadas pelo fabricante… Uma das opções era “formatar”, e fiz no HD 4 (principal) a fim de limpá-lo e assim reinstalar o W8.1… Ainda assim, por ser GPT ele não permitiu instalar naquele local

    Também não é mais possível acessar o W8 anterior, pois formatei aquela partição sem antes fzr um backup do sistema, qnd inicia aparece aquela tela azul que mencionei acima, o ESC diz: Press key boot CD (algo assim) e como não tem… abre o SETUP, o Enter, F8 e F9 não faz nada…

    Tem algum boot que consigo baixar e instalar no note? ou alguma forma, já que tenho o CD de instalação, continuar com a formatação mesmo com esse termo GPT?
    Com a instalação eu consigo acessar as opções do computador através da opção “reparar”

    Agradeço a atenção e ajuda.

    • Olá Taísa,

      Deixa eu entender uma coisa. Você tem o backup de tudo ? Tem um CD de instalação do Windows. Se sim, faça os procedimentos do artigo e comece do zero mesmo, se não tiver backup, poderia baixar uma imagem de linux qualquer para abrir e copiar os arquivos, depois formatar.

      • Oi Marcos, obrigada pela dica, depois de tanto quebrar a cabeça, resolvi chamar um técnico antes que eu fizesse uma cagada pior, não, eu não fiz o backup de imagem do sistema e formatei a partição com o W8 achando que conseguiria instalar o W8.1, mas por ser estilo GPT ele não deixa (ai achei esse post), porém fiquei com receio de fzr os procedimentos e acabar perdendo o note de uma vez kkkk…

        Mas valeu mesmo pelo post e por responder (fez eu entender e conhecer sobre o GPT, até o W7 não tinha essas tretas kkkk, mas faz parte ^^).

  5. Muito bom post Felipe. Só queria corrigir um erro, o tamanho maximo que o disco pode chegar é 8ZiB e não 9,44. Esse valor que você colocou corresponde 2^64*512, daria um resultado na casa de ~9,44^21. Pegando esse resultado e dividindo por 1024^7 teremos o resultado de 8ZiB.

    Abraços

  6. Rômulo Silveira disse:
    7 de novembro de 2015 em 01:32
    Boa Noite Marcos,
    Devido a incompatibilidade intermitente entre o Windows 8.1 e o sistema da Dell (notebook vostro 5470), resolvi formatar o HD (zero fill), após salvar todos meus dados, e partir para instalar o windows 7 ultimate, via CD a partir da leitora/gravadora slim externa. Após ter feito no setup boot a mudança para o reconhecimento legacy com ordenamento prioritário CD/DVD/CD-W, simplesmente a máquina não inicia a instalação normalmente do Windows 7 Ultimate, pq existe a tal partição GPT que tenho que excluí-la, desabilitá-la ou fazer alguma reconfiguração no setup da Bios. O amigo pode me ajudar? Agradeço desde já sua atenção.
    Rômulo Silveira disse:
    9 de novembro de 2015 em 16:39
    Olá Marcos,
    Agradeço seu retorno e indicação deste link. É por aí mesmo para excluir a partição GPT. No entanto, o exemplo dado é para efetuar a operação pelo prompt de comando; porém, como não tenho mais o sistema operacional, tenho que fazer este procedimento pela Bios (setup boot) do note. Caso o amigo possa me ajudar no passo-a-passo desta operação ficaria agradecido mais ainda. Att. Rômulo.

    SOLICITO A GENTILEZA DE QUEM PUDER ME FORNECER ESTE PASSO-A-PASSO NO SETUP DA BIOS, DIANTE DAS INFORMAÇÕES ACIMA QUE PASSEI PARA O MARCOS.

  7. 1. Faça o boot com o DVD/CD de instalação do Windows.
    2. Clique “Instalar” mas não siga com a instalação.
    3. Pressione SHIFT-F10 para ir pro console.
    4. Digite “diskpart”
    5. Dentro do ‘diskpart’ digite:
    -> list disk (Para localizar o disco que você quer converter)
    -> select disk 0 (Seleciona o disco “0” de acordo com a lista)
    -> convert mbr (Pode demorar um pouco. Se por exemplo, não remover o GPT, tentar o comando “clean”)
    -> quit

    • Se esse meu HD tiver duas ou mais partições é possível fazer apenas em uma delas onde irei instalar SO, pois as demais partições tem arquivos pessoais e não tenho onde salva-los?

      • Olá John, é possível sim, mas NÃO é com este comando !

        Você tem que reparticionar o HD com algum outro programa (partition magic, por exemplo). Mas antes de qualquer coisa tire um backup. Se não tiver HDs externos, tente jogar em clouds gratuitos. Nunca faça estes reparticionamentos sem backup ok ?

        Em breve colocarei um artigo sobre isto aqui no blog.
        Abraço

    • Ola Diego, um disco de boot normalmente ja vai no prompt de comando, ou tem uma opcao escrito “prompt de comando”. Se for um disco de instalacao do windows, va em reparar o windows e ele terá a mesma opcao. Mas no post está para usar um disco de boot, ok ? Obrigado pela visita e pelo comentário, e se não conseguir, escreva aqui novamente que lhe explico com muito respeito e educação.
      Abraços

      • gente , é muito simples… a questão é a pessoa decidir
        com antecedência a para que ela quer o HD.
        se for para dados, tem que haver um hd secundário para o sistema,
        ou seja, compre dois hd´s. aí o primeiro fica em MBR e o outro em GPT.
        SIMPRES ASSIM.
        aí não tem que ficar querbrando cabeça
        para fazer backup, e mudar tudo.
        valeu.

      • 1. Faça o boot com o DVD/CD de instalação do Windows.
        2. Clique “Instalar” mas não siga com a instalação.
        3. Pressione SHIFT-F10 para ir pro console.
        4. Digite “diskpart”
        5. Dentro do ‘diskpart’ digite:
        -> list disk (Para localizar o disco que você quer converter)
        -> select disk 0 (Seleciona o disco “0” de acordo com a lista)
        -> convert mbr (Pode demorar um pouco. Se por exemplo, não remover o GPT, tentar o comando “clean”)
        -> quit

    • O tutorial está muito útil e claro, desde que a pessoa tenho o mínimo de entendimento em informática. desde que saiba que prompt não é nome feio, saiba o que é uma partição e um sistema de arquivos, etc….
      Muito útil, obrigado a quem escreveu, pois eu mesmo, que trabalho a 20 anos com TI ainda não havia topado com a necessidade de formatar um HD com partição GPT, e este tutorial salvou meu dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *