Mais vendidos

veja mais...

Fonte de notebook esquentando muito

Saiba as principais causas de sua fonte do notebook estar esquentando demais

Atualizado

É muito comum usuário de notebook reclamar que a fonte esquenta muito, e isto pode ser sinal de um problema.

Vale lembrar que a fonte do notebook é entrada de energia. Muitas pessoas se referem à fonte como o carregador do notebook e na verdade não é.

A fonte faz a conversão da entrada de energia de uma corrente alternada (de 110 ou 220 volts) para uma corrente contínua. Esta corrente contínua é necessária para alimentar a placa mãe do notebook, que essa por sua vez “alimenta” com energia várias partes da placa mãe, inclusive o sistema de carregamento de bateria.

Então quem carrega a bateria é a placa mãe. Portanto este acessório quadradinho que ligamos na tomada é a fonte e não o carregador.

Alguns fatores podem estar causando este problema, então vamos lá:

Fonte incorreta

Primeiro de tudo, você pode estar utilizando a fonte errada, aqui podemos ler isso como uma fonte não original de baixa qualidade, ou mesmo uma fonte de voltagem errada.

Então vamos analisar a imagem abaixo:

Vontagem e amperes
Vontagem e amperes

Isto é basicamente uma fonte de notebook. Na verdade é praticamente assim qualquer fonte.

Temos aqui que ela vai fornecer 19V (volts) em corrente contínua. Então se você tiver uma fonte que esteja entregando uma voltagem maior ou menor você terá problemas.

Normalmente se a voltagem estiver muito alta, a fonte pode esquentar bastante.

É possível medir uma fonte com um multímetro e checar se sua voltagem está conforme a escrita nela mesma.

Testando com o multímetro
Testando com o multímetro

5% para mais ou para menos são margens aceitáveis.

  Erro ACPI Compilant na instalação do Windows 7

Depois disso temos os 4.74A (Amperes), isto é relacionado a quanto ela pode puxar de energia. Entendeu agora ? Não adianta ela fornecer 19.5 volts se a amperagem está baixa.

Outro caso que acontece é você usar uma fonte de 3.41A enquando precisaria de uma de 4.74A, e mais uma vez neste caso a fonte vai esquentar pois o notebook vai estar “puxando” muita energia da fonte e ela não consegue suprir isto.

Agora, no caso contrário não é problema. Se sua fonte é de 4.74A e o notebook consome somente 3.41A esta fonte não irá esquentar, pois ela somente irá puxar 3.41A e ainda vai trabalhar com folga.

Mau contato no conector

Se seu conector está frouxo no encaixe entre fonte e notebook, ele pode causar aquecimento, e isto é outro fator comum.

Devido ao mau uso, ou descuido, muitas vezes fica com folga esta conexão e provavelmente sua fonte esquentará (ou alguma parte do fio)

Solução: Trocar conector que necessitar

Notebook esquentando demais

Outra situação que pode acontecer é quando um notebook está esquentando demais. Você pode perceber isso se sua ventoinha (cooler) funciona em sua máxima velocidade (o barulho pode ser bem alto).

Existem alguns fatores para seu notebook estar esquentando demais:

Programas muito pesados

Em alguns momentos, abrimos muito programas e dependendo da configuração do seu notebook ele pode ficar lento (em uma situação pontual). Se ficar muito tempo ligado desta forma a fonte pode esquentar demais, mas este para você resolver é o mais simples: Basta fechar os programas ou até reiniciar o notebook.

Limpeza interna

Se você está muito tempo sem mandar seu notebook para uma assistência técnica, saiba que muita poeira acaba entrando nele, e normalmente esta poeira se aloja na saída da ventoinha (cooler) formando uma barreira não deixando o notebook resfriar.

  Como montar um computador ?

Lembrando que a função da ventoinha é tirar o ar quente de dentro do notebook, desta forma o ar frio entra através dos furos que tem embaixo dele.

Até por causa disso, se você usa seu notebook na cama ou em cima de um cobertor ou qualquer coisa que o tampe por baixo, você pode estar impedindo a entrada de ar frio, o que fará ele esquentar e puxar muita energia, causando… fonte muito quente. :p

Nota: Depende muito do local que você usa seu notebook, mas em situações comuns entre 2 e 3 anos (no máximo) o a ventoinha está entupida de sujeira.

Pasta térmica

Normalmente quando você manda este notebook para limpeza em uma boa autorizada, eles limpam e trocam a pasta térmica. Esta é uma pasta aplicada entre o dissipador e o processador. Existe também outros dissipadores em notebooks, dependendo do modelo tem dissipador na placa de vídeo, no chipset e todos estes são montados com uma pasta térmica entre eles.

A função da pasta térmica é fazer uma junção melhor entre o dissipador e a base da ventoinha, que (lembrando) puxa o ar quente e joga para fora do notebook. Então com o tempo, esta pasta térmica perde seu efeito, não reduzindo muito a temperatura dos componentes.

Nota: O prazo de validade de uma pasta térmica é de normalmente 2-3 anos

Vírus

Da mesma forma que os programas pesados, alguns vírus utilizam muito seu processador e HD, aumentando o consumo de energia, o que pode causar o aquecimento da fonte.

Neste caso você tem que fazer uma limpeza de vírus, tem um guia aqui básico para você limpar seu PC de vírus, mas algumas vezes é necessário enviar para uma assistência técnica para um profissional fazer um serviço mais completo.

  HD x SSD. Diferenças de tecnologia e performance

Atualizações de sistema

Outra coisa que nem todos percebem é que quando o computador tem atualizações para serem instaladas, ele pode ficar muito lento e com muito uso do processador, causando também o aquecimento.

Conclusão

É sempre importante verificar estes ítens para não causar um problema maior em seu notebook.

Um abraço a todos.

Aquecimento

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

1 comentário em “Fonte de notebook esquentando muito”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.