SSD ‘virou’ SATAFIRM S11

Alguns SSDs vem acusando uma falha grave, não reconhecendo mais de maneira correta, aparecendo na BIOS como SATAFIRM S11. Saiba o que isso significa
Autor: Marcos Carvalho 20 de outubro de 2018
SSD Firmware

Você que colocou um SSD em seu computador e achou que todos seus problemas acabaram, correto? Infelizmente não.

SSD veio para ficar, substitui o ‘mecânico’ HD por uma tecnologia bem mais nova, mais rápida e eficiente. Tudo isto é verdade, porém os problemas não acabaram.

Enquanto o HD normalmente dava algum sinal de falha por vir, o SSD pode simplesmente parar de um dia para outro.

Tenho visto muitos casos de SSD falhar, e quando um SSD falha, a coisa é feia. Me refiro neste artigo a um problema em específico:

Você liga seu computador e o Sistema Operacional não inicia, você acessa a BIOS (ou UEFI) e encontra um hardware novo no local do seu SSD, chamado SATAFIRM S11.

Isto não é uma falha muito comum, mas também posso dizer que não é tão raro assim de acontecer. Outra coisa que precisa ser mencionada é que todas as marcas podem causar estes problemas. Já vi e ouvi relatos de Kingston, Sandisk, Coirsair, Patriot e outras…

Quando isto acontece, meu amigo, o desfecho não é nada bom.

Abaixo algumas telas de como você pode encontrar sua BIOS.

Isto normalmente acontece por dois motivos principais:

  • Falha no firmware
  • Falha elétrica em algum componente (principalmente a controladora)

Erro de Firmware

Firmware é o programa existente dentro da controladora do dispositivo (no caso do SSD), que faz praticamente tudo no dispositivo. Controla todas as operações no dispositivo em questão.

Existem muitas atualizações disponibilizadas pelos fabricantes de SSDs, e estas atualizações servem para:

  • Melhorar desempenho do SSD
  • Controle de temperatura
  • Evitar falhas

E nestas falhas, que se encontra o problema do SATAFIRM S11, onde o disco não inicializa mais e seus arquivos estão completamente perdidos…

LEIA  Backup simples e rápido com SyncToy

A não ser que você tenha um PC-3000 – um hardware especializado para recuperação de dados.

Você pode ver um vídeo de um reparo feito desta forma:

Outra solução é enviar seu SSD para a fabricante solicitando reparo. Não sei dizer qual procedimento aplicado para cada empresa, mas em alguns casos você pode ter sucesso com isto. (no final do artigo deixarei os links para o suporte dos principais fabricantes)

Falha Elétrica

Em alguns outros casos, a falha pode ser elétrica, uma sobrecarga, ou algo do gênero. Isto pode causar uma falha na programação do SSD e o resultado é praticamente o mesmo.

Você não tem acesso aos arquivos e precisa acionar o fabricante (ou tentar alguma recuperação de dados).

Cuidados que podem ser tomados

  • Sempre mantenha o firmware do seu SSD atualizado para evitar problemas maiores
  • Fazer a instalação com um profissional para evitar aquecimentos extremos
  • Verificar regularmente a tenmperatura do seu SSD

Atualizações de firmware

Kingston

Faça o Download do Kingston SSD Manager

Sandisk

Faça o Download do Sandisk SSD Dashboard

Corsair

Faça do Download do Corsair SSD Toolbox

Conclusão

Primeiro de tudo, você teve ter em mente que quando você compra um SSD, você não está livre de tirar backups regularmente. Aqui no Blog da Informática, temos algumas opções de backup gratuitas para você.

Não se esqueça que o melhor local para guardar seu backup é um HD Externo, pois você terá controle total sobre seus dados, podendo também manter este backup em um local seguro.  Ou você pode usar um sistema de armazenamento em nuvem, que é uma boa também.

LEIA  Mitos e verdades sobre a vida útil de unidades SSD

Mantenha o controle do seu computador com atualizações regulares, e não se esqueça do programa de atualizações do seu SSD, para ficar bem mais seguro.

Monitore seu computador, principalmente a questão das altas temperaturas. Se seu computador superaquecer, muitas coisas ruins poderão acontecer. Faça uma manutenção em uma assistência técnica qualificada para isto.

Um abraço a todos.

Você pode gostar

Mitos e verdades sobre a vida útil de unidades SSD Sabia dos mitos, verdades e dúvidas frequentes sobre os SSD - Solid State Drives.
Como clonar HD com programa gratuito Utilizando um programa gratuito para clonar o HD de forma fiel, copiando todo seu conteúdo do Windows, arquivos e todas as configurações.
Identificando problemas no HD Problemas no HD causam travamentos, tela azul, reinício, sistema lento, entre outros. Saiba identificar se seu HD não está travando o funcionamento do...
HD x SSD. Diferenças de tecnologia e performance O HD é o maior responsável pela lentidão de seu computador. Como trabalha um HD e qual a diferença para um SSD ? Tudo que você precisa saber para obte...
Fonte de notebook esquentando muito Saiba as principais causas de sua fonte do notebook estar esquentando demais
WalmartBR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.