Mais vendidos

veja mais...

Quando o USB 3.0 não funciona

Aprenda a identificar o Controlador USB 3.0 e resolver problemas quando ele não for identificado pelo Windows

Atualizado

O USB 3.0 já é um padrão relativamente antigo nos computadores e desktops. Eles normalmente são diferenciados por sua cor (azul) no conector do computador.

Na maioria dos casos, o USB 3.0 está disponível em uma ou duas portas no computador, as outras normalmente são todas do padrão 2.0 (ou até 1.1 – Mais comuns nas portas frontais dos gabinetes)

A grande diferença em questão de funcionamento dos USB 3.0 para os 2.0 ou 1.1 é a necessidade dos drivers. Drivers são programas que fazem a ligação entre Hardware e Sistema Operacional, ou seja, o programa que faz seu Windows identificar a porta USB 3.0.

Principais diferenças entre o USB 3.0 e 2.0

Primeiro precisamos diferenciar o Controlador USBDispositivo USB e a Tecnologia USB 3.0 em si.

O Controlador é o que está na placa mãe – normalmente soldado – e o dispositivo é o periférico que você liga nele como: HDs Externos, Pen drives, Adaptadores Wifi, entre outros

O Controlador USB 3.0

Como já dito, é o encontrado no computador ou notebook, normalmente é facilmente identificado por sua cor azul. Seu tamanho, espessura são idênticos.

Na imagem abaixo vemos o controlador USB 2.0 do lado esquerdo (preto) e o controlador USB 3.0 do lado direito (azul)

USB 3.0 em notebooks
USB 3.0 em notebooks

Ele é totalmente compatível com as os dispositivos USB 2.0 e 1.1, ou seja, você pode conectar seu HD Externo USB 2.0 em um Controlador 3.0 que ele irá funcionar. Aliás, isto é uma característica da informática, todo dispositivo mais novo é criado com uma compatibilidade a sua versão anterior (quase 100% das vezes)

Pen-drives são (praticamente todos) USB 2.0 e os HDs externos que não tiverem nenhuma especificação (ou sem o cabo azul) também são dispositivos USB 2.0

Em alguns casos não funcionam antes do carregamento do Windows (Na BIOS)

  Meu computador está lento, quais as causas e como aumentar a velocidade ?

Necessita de Driver para funcionamento. Normalmente o Windows 10 já vem com estes drivers pré-instalados, dispensando a necessidade de instalação manual.

Porém em alguns casos do próprio Windows 10, os controladores USB 3.0 não são reconhecidos, ficando inutilizáveis. E principalmente nas versões do Windows 8, 7, Vista ou XP.

Nestes casos é necessário instalar o Driver correspondente da sua placa (controladora USB)

Identifique seu controlador USB 3.0

Assistente de Drivers da Intel (para ver se é da Intel – Execute o programa como Administrador).

Caso seu Controlador ou o Chipset não seja identificado, dê um google no modelo do seu notebook, ou computador. Muitas vezes você conseguirá identificar.

Fazendo o Download do Driver do Controlador USB

A grande maioria dos casos, este controlador USB é da fabricante Intel, caso o Assistente acima não tenha instalado seu driver, deixei três versões para Download abaixo.

USB Driver 3.0 Intel Series C216 (Windows 7)

Intel USB 3.0 eXtensible Host Controller driver for S1200V3RP

USB Driver 3.0 Intel 8/9/100 Series C220/C610

São programas auto-instaláveis e, caso sua controladora seja deste modelo, ela irá instalar e começar a funcionar.

Caso não seja este fabricante ou modelo, você deverá localizar o driver correspondente do seu computador. Uma maneira simples é utilizando um programa de atualização de drivers – Eu recomendo o Driver Booster (gratis) – que normalmente encontrará seu dispositivo e funcionará normalmente.

O Dispositivo USB 3.0

Este normalmente é um dispositivo de alta velocidade. Ele sempre requer um Controlador USB 3.0 para funcionar em sua plena capacidade. Em alguns casos ele até funciona se você colocar em um Controlador 2.0, porém em uma velocidade mais baixa.

  Melhores antivírus grátis para seu PC

Da mesma forma que as controladoras, os dispositivos tem os conectores dos cabos azuis para você facilmente identifica-los.

Os cabos para a conexão normalmente são mais grossos. Vale lembrar que o cabo USB 2.0 também é mais grosso que o 1.1, e em muitos casos de impressoras multifuncionais eles só funcionam com o cabo adequado.

Os dispositivos mais comuns que são USB 3.0 são os HDs externos, o que faz sentido, pois as velocidades de leitura e gravação são muito maiores. No caso de adaptadores Wifi (por exemplo) não há necessidade atualmente de serem na versão 3.0, pois a velocidade (ainda) é compatível com o padrão 2.0.

A Tecnologia USB 3.0

Agora sim, com sua Controladora USB 3.0 e o Dispositivo USB 3.0 instalados, você poderá desfrutar das vantagens da tecnologia por completo.

  • Velocidade de leitura e gravação de até 4.8 Gbps (10 x mais rápida que o USB 2.0)
  • Maior disponibilidade de potência (900 mA), assim permitindo conectar mais dispositivos (através de um HUB USB 3.0) e não perder qualidade

Um abraço a todos.

USB, USB 3.0, Windows

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

11 comentários em “Quando o USB 3.0 não funciona”

  1. Olá…eu tenho um minipc com 4×3.0 e 4×2.0 quando eu conecto nas portas 3.0 o Hub de 7 portas só funciona as 3 primeiras portas as outras 4 não funcionam (mesmo conectando um pendrive por vez) e quando eu conecto na 2.0 funcionam todas as portas simultaneamente, já instalei programas para atualizar os drives mas não resolve, qual seria o problema?

    Responder
    • Olha Thiago, o USB 3.0 consome mais energia, então para um HUB USB 3.0 usar todas as portas, necessitaria de uma alimentação externa, como em alguns HUBs USB que tem entrada de fonte externa. Quando você liga no 2.0 ele funciona tudo em 2.0 consumindo menos energia.
      Espero ter respondido sua dúvida.
      Abraço

      Responder
  2. tenho uma impressora DPP 450, que o Windows não reconhece. Ja liguei nas portas 2 e 3 usb, mas não reconhece. meu computador reconhece mouse e teclado. Ja troquei o cabo da impressora. Ela faz o auto teste, mas não imprime nada do bloco de notas. Alguma luz?

    Responder
  3. tenho uma impressora DPP 450, que o windowns não reconhece. Jaliguei nas portas 2 e 3 usb, mas não reconhece. meu computador reconhece mouse e teclado. Ja troquei o cabo da impressora. Ela faz o auto teste, mas não imprime nada do bloco de notas. Alguma luz?

    Responder
  4. Bom dia! Meu Drive está atualizado, mas a porta 3.0 não reconhece nenhum dispositivo 2.0. O que fazer? Desde já obrigado.

    Responder
  5. e quando o notebook com usb ”azul” conector, ao receber o hd 3.0 conector azul, nao ”le” o hd ? o que fazer ? quer dizer, o notebook só reconhece o hd nas entradas de 2.0 ! porque e como resolver ?
    espero que tenha uma solução pratica!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.