Mais vendidos

veja mais...

Notebook HP não liga e fica com luzes piscando

Os notebooks da HP quando estão com problemas, emitem um conjunto de luzes para identificar seu defeito. Aqui explico como identificar o problema e algumas outras dicas para solucionar diversos problemas

Atualizado

Os notebook HP tem um sistema de diagnóstico de erros para facilitar a vida dos usuários.

Alguns deles piscam luzes do teclado para que o problema seja diagnosticado antes mesmo de levar a assistência técnica.

Existem, pelo menos que eu vi, dois locais onde as luzes piscam, nas teclas “Caps Lock” ou na “F11”, esta última normalmente responsável pelo Fn + Wireless (liga ou desliga o Wireless ao clicar o conjunto Fn + F11)

Pois bem, a primeira coisa e mais básica que temos que saber é sobre o conector de energia.

Quando ele está conectado e piscando ou aceso é que temos energia, é claro ! rs.

Mas ele piscando significa que está TENTANDO carregar a bateria do notebook. Digo tentar pois caso sua bateria esteja com problemas, ele envia a carga, mas a bateria não carrega assim mesmo, mas isto é um outro assunto.

Bom, partimos do ponto em que seu notebook está recebendo energia, ok ? A luz do conector de energia está aceso (piscando ou não)

Apertamos o botão de power e ele se acende.

Só que nada aparece na tela…

Aí que entram os códigos e luzes. Eles são emitidos em conjunto, como se fosse um código morse.

Por exemplo : Pisca 3 vezes em uma repetição com o mesmo intervalo de tempo, depois pára por um tempo maior (um pouco) e depois começa novamente as 3 piscadas. Isto significa que está com o código 3.

Então abaixo você identifica os erros e as possíveis soluções.

Piscando 1 vez

Normalmente o problema é no CPU (processador). Ele pode estar muito quente, mau contato, queimado ou em alguns casos o cooler parou de funcionar.

  Como montar um computador ?

Piscando 2 vezes

BIOS corrompida. A BIOS é um programa que entra em ação antes mesmo do Sistema Operacional ser chamado (Windows ou outro), e se este arquivo está corrompido é necessário consertar isto, vamos a alguma soluções :

  • Talvez um Update resolva

     

  • Terá que trocar a BIOS (somente em assistência técnica)

Primeiro tentamos resolver. Quando ligar o notebook, mesmo sem aparecer nada, mantenha-o conectado e ligado. Após uns 10 minutos, segure o botão de liga/desliga por aproximadamente 5 segundos até que o notebook desligue.

Não o desconecte de nada e tente ligar novamente. Repita este passo até umas 3 vezes, pode ser que você consiga ligar o notebook, a partir disto terá que fazer o download da BIOS no site da HP e atualizar (e rezar para funcionar, rs)

Se isto não der certo, troca de BIOS para resolver.

Piscando 3 vezes

Este é o mais simples : Memória RAM mau encaixada ou com defeito.

Abra a parte traseira do seu notebook, desconecte e limpe a(s) memória(s). Se tiver mais que uma, tente isoladamente uma a uma para ver se inicia.

Na pior das hipóteses, terá que trocar a memória. Já peguei este problema diversas vezes aqui no laboratório.

Piscando 4 vezes

Placa de vídeo não funciona. Aqui pode ser um grande problema.

O básico para um sistema computacional ligar é placa mãe, fonte, memória, processador e placa de vídeo. Se algum deles não liga, nada funciona.

A placa de vídeo tem uma particularidade, como ela “rouba” uma parte da memória RAM, pode ser um problema no módulo de memória. Tente substituir. Caso o problema persista, provavelmente terá que trocar a placa mãe (sim, a placa de vídeo é soldada na placa mãe)

  Computador travando com temperatura elevada

Piscando 5 vezes

Problema geral na placa mãe. Não preciso explicar muito né ?

Piscando 6 vezes

Problema na autenticação da BIOS.

Este é um raríssimo problema. Normalmente quando isto acontece o notebook já restaura automaticamente uma BIOS anterior que funcionou.

Outras dicas

  • Faça um hard-reset no notebook

Desligue o notebook totalmente. Tire-o da tomada. Remova a bateria.

Sem nenhuma energia nele, pressione e mantenha apertado o botão de liga/desliga por 30 segundos.

Volte todas as conexões e ligue-o novamente.

  • “Resetar” os módulos de memória

Desligue todas as conexões de energia, abra o notebook e tire todos os módulos de memória. Aguarde por uns 10 minutos e coloque novamente os módulos.

Ligue o notebook. Isto segundo um amigo da HP pode funcionar sim ! Por mais sem lógica que possa parecer.

Espero que isto resolva o problema do seu notebook.

Abraços.

Hardware, HP, notebook

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

228 comentários em “Notebook HP não liga e fica com luzes piscando”

  1. Olá, amigo. Tenho o problema similar ao descrito, mas no meu caso as luzes não piscam, ficam acesas continuamente. O que posso fazer?
    Li que pode ter relação com o Chip 07 da memória…

    Att.

    Responder
    • Olá Rodrigo,

      Nestes notes da HP, quando liga eles fazem o teste POST (power on self test), que se der algum erro com o hardware básico (cpu, memória, placa de vídeo e bios), ele não passa. Então ele pisca as luzes para informar o erro do POST.

      Se ele fica com a luz acesa direto, sem piscar, é que passou o POST e ele está ligado. Acredito que no seu caso pode ser mais um problema de tela ou HD. Mas este diagnóstico é muito difícil sem ver o notebook. Tente colocar uma luz forte contra a tela para ver se não tem alguma mensagem saindo (se for a tela, ela pode estar com a iluminação fraca, entre os problemas)

      Boa sorte

      Responder
  2. Olá! Tenho um hp dv7 , com windows 7 ,que está com muitos problemas : sem demonstrar a bateria parou de funcionar ( estou aguardando a nova que comprei na bringit) e agora somente com o carregador direto. Depois passou a desligar sozinho do nada, a qualquer momento, inicializando, na Internet ou qualquer coisa, as vezes hiberna vai e volta sozinho ou desliga. Resolvi trocar a pasta térmica e nada mudou. .. tentei rodar o Ubuntu pelo pendrive e desligava, …. Ontem, 26/07, consegui fazer ficar mais tempo ligado em modo de segurança com Internet e rodei o eset online durante umas 2 horas, mas ele desligou sem concluir. Religuei e refiz o processo que desta vez terminou 6h30 de escaneamento exaustivo, quando detectou 73 vírus. Fez a eliminação e continuou ligado normalmente. O religue i hoje, certa que iria conseguir instalar o antivirus , que o fiz , mas ele desligou uma hora depois durante escaneamento que entrou sozinho e religou ,iniciou instalação de atualização do windows, do nada ele apagou e ficou liga e desliga sozinho sem conseguir inicializar o windows por um bom tempo….Como se tivesse voltado todo o problema. Deixei parado um pouco e depois o liguei que inicializa dizendo que houve problemas na instalação e pediu para buscar solução online, o fiz e nada acrescentou. Abri o CCeaner e durante varredura desligou novamente. Tentei inicializar pelo DVD e nada, não ficava ligado para rodar a mídia e por último quando consegui inicializar pelo Ubuntu do pendrive ,depois de menos de meia hora ele abriu uma janela de encerramento que perguntava se eu queria mudar o tempo, havia 3 quadrados para clicar, mas não tive tempo para entender o que era aquilo e apagou. Parei de mexer , antes que piore o que está péssimo. Antes disso tudo ele teve o problema do Avast que precisei retirar, o Avira não rodou e nem concluiu instalação, agora tenho restos deste antivirus no pc, que não saem, diz que preciso deles para segurança. .. preciso de ajuda! Processador Intel i7, 8 de ram, 2 gigas de vídeo AMD, 1 terá de hd….Windows home. ..tenho o profissional nunca usado , na caixa , este home veio no notebook. Hp Pavilion dv7 6199us. Muito grata!

    Responder
    • Isso é estranho mas vamos explorar as possibilidades:

      Como você está sem a bateria, penso na possibilidade de queda de energia (pelo fato de não ter carga) durante o processo…

      Pelo fato de você usar Ubuntu botavel, elimino a possibilidade de problemas na instalação do seu Windows ( mas não elimino a possibilidade de problema de hardware)

      Já tentou dar boot usando seu Ubuntu e somente uma memória ? (Desconectarando o HD com o cabo data)

      Penso na possibilidade de a fonte não estar enviando energia suficiente ( não é impossível)

      Quando ele iniciar, se iniciar, baixe o app cpuid hw monitor e monitore a temperatura do processador… Pode ser que o cooler esteja desarmando.

      Responder
  3. Estou com um hp elitebook, assim que conecta na energia fica piscando o botão power e o botão caps lock sem parar, enquanto estiver no coregador, com e sem bateria e memória. Alguém tem alguma ideia?

    Responder
    • Isso é problema na BGA (chip set de vídeo descolando) teria que tirar o chip e solda-lo de novo… Infelizmente, não vale a pena, não é qualquer técnico que faz isso, vi um vídeo no YouTube de uma máquina que faz essa solda (o preço dela é salgado), minha dica…. Compre outra placa no mercado livre, te garanto que sairá em conta.

      Responder
  4. boa noite Marcos Carvalho! eu tenho um elitebook 8440p quando aperto o botão de power ele pisca 8 vezes e nao liga de imediato, deixo ele conectado na energia depois de um tempo ele liga sozinho. vc tem ideia do que pode ser?obg

    Responder
    • Olá Junio,

      Já peguei alguns aqui que o problema era a memória. Inverti do banco 1 com o 2 e funcionou, ou mesmo limpar o contato.

      Mas não é garantido…

      Estas luzes dele são do teste POST (Power on self test) que ele faz um “auto-teste” quando se liga. Se ele não passa deste teste é porque algo está errado no sistema básico (memória, CPU ou VGA). Em alguns casos também pode ser o HD que demora a responder.

      Abraço

      Responder
  5. Cara e realmente aquela peca do conector, eu ia compra uma nova,

    mas ao abri o notebook vi q fio estava solto/quebrado,

    e so ficava em encostado. retirei a peca e fui numa eletronica perto da minha casa e pedi pro cara d uma solda na peça, ao voltar coloquei de novo no note e voltou a funcionar.

    meu acer agora ta muito bom

    Obrigado pela ajuda, foi fundamental para consertar meu notebook

    Responder
  6. OI Boa noite estou com um problema parecido, meu note ao conectar carregador a luz q indica carregando acende e fica acesa por alguns segundos, dai comeca pisca juntamente com a luz que indica q o pc esta ligado,

    o pc ate liga mais les do carregador e a q indica estar ligada fica piscando direto,

    e nao carrega.

    meu notebook e um acer aspire

    Responder
        • Olá Jorge, não liga sem a bateria ? Então pode ser o carregador ou o conector do note (que acho mais provável).

          Os notebooks funcionam normalmente sem bateria. Então é esse seu problema. Você liga, ele começa e pisca todas as luzes para desligar.

          Tente outra tomada, mas creio ser o conector mesmo.

          Abraço e boa sorte

          Responder
          • mais uma vez muito obrigado, vou ver se levo ele em alguma assistencia la testo outro carregador e se nao funcionar mando pra reparo, forte abraço

  7. Bom dia, estou com Asus eepc 1201ha com processador Atom, e o mesmo de uma hora para outra não liga mais, não tem vídeo. Ao apertar o botão power, este fica azul, e acendem o led de um desenho de uma lâmpada e o led do WIFI. Mas não dá vídeo e nem sinto o HD ligado. Tem alguma idéia que pode ser? Obrigado

    Responder
    • Olá Fabiano, vamos torcer para ser somente uma memória mau encaixada ou com problema, pois senão deve ser processador. E este, se não me engano é soldado na placa, se for, sem chances.
      Mas tente ver a memória primeiro.
      Abraço e boa sorte

      Responder
  8. Opa, bom dia!

    Estou com problemas num HP Pavillion dm1, o led que fica ao lado do conector da bateria em um primeiro momento fica fixo, após alguns segundos ele começa a piscar, tanto com bateria quanto sem e não liga, não da sinal de vida algum…
    Já tentei fazer a descarga de bateria pressionando o power por alguns segundos, mesmo assim o problema persiste…

    Responder
  9. Alguém pode me ajudar, meu note deligou de uma hora pra outra, bem uqndo ele tá com a bateria instalada e o carregador conectado ele acusa que o carregador está conectado mas sem carregar e a luz que fica ao lado de onde conecta o carregador fica piscando, mas quando eu tiro a bateria e ligo meu note direto do carregador na tomada, a luz ao lado de onde conecta o carregador fica acesa e sem piscar,
    OBS: Meu note dos dois jeitos liga normalmente.

    Responder
  10. Oi. Tenho um hp touchsmart envy m6-k025 que do nada se desligou e nao liga mais.
    Quando aperto o botão ligar, a luz do botao ligar e da wifi (f12) liga, ficam acesas constantes por uns 5 segundos e tudo se apaga. O q posso fazer?

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.