Mais vendidos

veja mais...

Notebook HP não liga e fica com luzes piscando

Os notebooks da HP quando estão com problemas, emitem um conjunto de luzes para identificar seu defeito. Aqui explico como identificar o problema e algumas outras dicas para solucionar diversos problemas

Atualizado

Os notebook HP tem um sistema de diagnóstico de erros para facilitar a vida dos usuários.

Alguns deles piscam luzes do teclado para que o problema seja diagnosticado antes mesmo de levar a assistência técnica.

Existem, pelo menos que eu vi, dois locais onde as luzes piscam, nas teclas “Caps Lock” ou na “F11”, esta última normalmente responsável pelo Fn + Wireless (liga ou desliga o Wireless ao clicar o conjunto Fn + F11)

Pois bem, a primeira coisa e mais básica que temos que saber é sobre o conector de energia.

Quando ele está conectado e piscando ou aceso é que temos energia, é claro ! rs.

Mas ele piscando significa que está TENTANDO carregar a bateria do notebook. Digo tentar pois caso sua bateria esteja com problemas, ele envia a carga, mas a bateria não carrega assim mesmo, mas isto é um outro assunto.

Bom, partimos do ponto em que seu notebook está recebendo energia, ok ? A luz do conector de energia está aceso (piscando ou não)

Apertamos o botão de power e ele se acende.

Só que nada aparece na tela…

Aí que entram os códigos e luzes. Eles são emitidos em conjunto, como se fosse um código morse.

Por exemplo : Pisca 3 vezes em uma repetição com o mesmo intervalo de tempo, depois pára por um tempo maior (um pouco) e depois começa novamente as 3 piscadas. Isto significa que está com o código 3.

Então abaixo você identifica os erros e as possíveis soluções.

Piscando 1 vez

Normalmente o problema é no CPU (processador). Ele pode estar muito quente, mau contato, queimado ou em alguns casos o cooler parou de funcionar.

  6 dicas para turbinar seu iPhone ou iPad

Piscando 2 vezes

BIOS corrompida. A BIOS é um programa que entra em ação antes mesmo do Sistema Operacional ser chamado (Windows ou outro), e se este arquivo está corrompido é necessário consertar isto, vamos a alguma soluções :

  • Talvez um Update resolva

     

  • Terá que trocar a BIOS (somente em assistência técnica)

Primeiro tentamos resolver. Quando ligar o notebook, mesmo sem aparecer nada, mantenha-o conectado e ligado. Após uns 10 minutos, segure o botão de liga/desliga por aproximadamente 5 segundos até que o notebook desligue.

Não o desconecte de nada e tente ligar novamente. Repita este passo até umas 3 vezes, pode ser que você consiga ligar o notebook, a partir disto terá que fazer o download da BIOS no site da HP e atualizar (e rezar para funcionar, rs)

Se isto não der certo, troca de BIOS para resolver.

Piscando 3 vezes

Este é o mais simples : Memória RAM mau encaixada ou com defeito.

Abra a parte traseira do seu notebook, desconecte e limpe a(s) memória(s). Se tiver mais que uma, tente isoladamente uma a uma para ver se inicia.

Na pior das hipóteses, terá que trocar a memória. Já peguei este problema diversas vezes aqui no laboratório.

Piscando 4 vezes

Placa de vídeo não funciona. Aqui pode ser um grande problema.

O básico para um sistema computacional ligar é placa mãe, fonte, memória, processador e placa de vídeo. Se algum deles não liga, nada funciona.

A placa de vídeo tem uma particularidade, como ela “rouba” uma parte da memória RAM, pode ser um problema no módulo de memória. Tente substituir. Caso o problema persista, provavelmente terá que trocar a placa mãe (sim, a placa de vídeo é soldada na placa mãe)

  Erro ACPI Compilant na instalação do Windows 7

Piscando 5 vezes

Problema geral na placa mãe. Não preciso explicar muito né ?

Piscando 6 vezes

Problema na autenticação da BIOS.

Este é um raríssimo problema. Normalmente quando isto acontece o notebook já restaura automaticamente uma BIOS anterior que funcionou.

Outras dicas

  • Faça um hard-reset no notebook

Desligue o notebook totalmente. Tire-o da tomada. Remova a bateria.

Sem nenhuma energia nele, pressione e mantenha apertado o botão de liga/desliga por 30 segundos.

Volte todas as conexões e ligue-o novamente.

  • “Resetar” os módulos de memória

Desligue todas as conexões de energia, abra o notebook e tire todos os módulos de memória. Aguarde por uns 10 minutos e coloque novamente os módulos.

Ligue o notebook. Isto segundo um amigo da HP pode funcionar sim ! Por mais sem lógica que possa parecer.

Espero que isto resolva o problema do seu notebook.

Abraços.

Hardware, HP, notebook

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

228 comentários em “Notebook HP não liga e fica com luzes piscando”

  1. Bom dia, Socorro! Com HP PROBOOK 5860P

    Detergente o botão Power n acende … pressiono nada acontece, como si estivesse pressionando. Mais a luz CAPS LOCK fica piscando.

    O que faço?

    Responder
      • Infelismente é assistencia tecnica, (tera que gastar dinheiro) mas procure uma assistencia que tem laboratorio, senão seu caso pode piorar e voce perde-lo de vez.

        Da pra deduzir que pode ser reparo na back light e na trilha dele… ou super/io.

        deve ficar em torno de uns 250 minimo… é, ainda tem salvação.

        Responder
  2. O meu é um HP 1000, do nada ele acende o led se conectado na tomada (como se tivesse carregando) mas não liga. O que pode ser?

    Responder
  3. Meu notebook HP não liga, fica piscando uma vez a cada 4 segundos, sem parar, a luz do power, wireless e capslock, todas juntas com um som curto de “Pi”. Pelo oq eu entendi do post seria a CPU, correto? O que devo fazer? Perdi tudo o que tinha no notebook?

    Responder
    • Olá Thaisa,

      Deve ser mesmo. Mas você não deve ter perdido tudo que tinha no seu notebook. Os arquivos são gravados no Disco (HD), então leve a uma boa assistência técnica que você recupera seus arquivos.

      Boa sorte

      Responder
  4. Tenho um note hp dv5 1240br ele não liga ou melhor liga mais não aparece nada na tela fica piscando ao mesmo tempo as teclas fixa e a scroll continuamente piscam a cada 3 segundos juntas o q pode ser até agora me falaram q tem sintoma de chipset recomendaram procurar um técnico pra ver a possibilidade de refazer uma solda no chipset fica bom ? pois estou em dúvida pois as opniões são bem diferentes o q suspeita q seja e sugere ???

    Responder
    • Ah sim o estranho é que ele ficou mais de um mês assim e derrepente ele voltou a funcionar do nada mais isso durou um dia apenas e voltou ao estado vegetativo

      Responder
    • Olá Francis,

      Eu não tenho boas experiências com re-solda de chipset. Mas se não der certo você troca a placa, se não for tentar a solda, terá que trocar a placa de qualquer jeito, então acho válido a tentativa.

      Abraço

      Responder
  5. Olá,

    Tenho um HP Pavilion G4, funcionava perfeitamente, nunca caiu nem nada, a pouco tempo parou de ligar e a luz do carregador ficava piscando em várias cores e desligava, repetidas vezes, mas quando retiro a bateria a luz volta ao normal mas o notebook continua sem ligar.
    O que pode ser?

    Responder
  6. Bom dia! Cara o meu notebook é um Hp dv5. Ele simplesmente não liga mais e a tecla capslook pisca 4 vezes como descrito no seu texto! Neste caso pode-se dizer que perdi todos os arquivos que estavam na memória??

    Responder
  7. Obrigado pela explicação. No meu caso estava piscando 3 vezes e era a memória. Simplismente removi a memória e instalei novamente. A dica foi que precisei fazer este processo 3 vezes. Não sou especialista, mas a memória precisa ficar totalemnte sem energia.

    Responder
  8. Boa noite,
    Tenho um elitebook 5460p, há uma semana ele avisou que estava com a bateria fraca e antes mesmo que eu o colocasse para carregar, desligou e agora conecto na tomada, mas não liga, só pisca a luzinha laranjinha 9 vezes e nada mais.
    Ele parece estar com alguns dos problemas a cima, o que posso fazer para pelo menos diagnosticá-lo com algum problema que posso resolver aqui em casa mesmo ou em uma assistência?
    Agradeço desde já.

    Responder
  9. Bom dia amigo, estou com Hp com problema parecido, no meu caso já testei outro carregador de bateria td ok essa parte, quando plugo o conector da bateria na fêmea do note com ou sem bateria, a led do conector fica branca porem quando pressiono o botão power não acontece nada, não ascende o botão e não inicializa nada nem um barulho e essa led passa a ficar laranja e depois que solto o bota power volta para o branco e assim sucessivamente, estou desconfiado que seja algum componente eletrônico com a placa que o alimenta, transistor para partida ou coisa do tipo, já pegou um problema assim?

    Responder
    • Olá Mário. Já sim. Deve ter algum componente em curto ou mau encaixado. Se for coisa fácil pode tentar tirar o HD ou memória para ver se ele pelo menos aciona o processo de ligar.
      Se tirar a memória, ele não vai aparecer nada na tela, mas ele tem que acender a luz mesmo sem os componentes. Por último eu mexeria no processador.

      Boa sorte

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.