Mais vendidos

veja mais...

Notebook HP não liga e fica com luzes piscando

Os notebooks da HP quando estão com problemas, emitem um conjunto de luzes para identificar seu defeito. Aqui explico como identificar o problema e algumas outras dicas para solucionar diversos problemas

Atualizado

Os notebook HP tem um sistema de diagnóstico de erros para facilitar a vida dos usuários.

Alguns deles piscam luzes do teclado para que o problema seja diagnosticado antes mesmo de levar a assistência técnica.

Existem, pelo menos que eu vi, dois locais onde as luzes piscam, nas teclas “Caps Lock” ou na “F11”, esta última normalmente responsável pelo Fn + Wireless (liga ou desliga o Wireless ao clicar o conjunto Fn + F11)

Pois bem, a primeira coisa e mais básica que temos que saber é sobre o conector de energia.

Quando ele está conectado e piscando ou aceso é que temos energia, é claro ! rs.

Mas ele piscando significa que está TENTANDO carregar a bateria do notebook. Digo tentar pois caso sua bateria esteja com problemas, ele envia a carga, mas a bateria não carrega assim mesmo, mas isto é um outro assunto.

Bom, partimos do ponto em que seu notebook está recebendo energia, ok ? A luz do conector de energia está aceso (piscando ou não)

Apertamos o botão de power e ele se acende.

Só que nada aparece na tela…

Aí que entram os códigos e luzes. Eles são emitidos em conjunto, como se fosse um código morse.

Por exemplo : Pisca 3 vezes em uma repetição com o mesmo intervalo de tempo, depois pára por um tempo maior (um pouco) e depois começa novamente as 3 piscadas. Isto significa que está com o código 3.

Então abaixo você identifica os erros e as possíveis soluções.

Piscando 1 vez

Normalmente o problema é no CPU (processador). Ele pode estar muito quente, mau contato, queimado ou em alguns casos o cooler parou de funcionar.

  Erro ao iniciar - Core.exe - Faltando MSVCP120.DLL

Piscando 2 vezes

BIOS corrompida. A BIOS é um programa que entra em ação antes mesmo do Sistema Operacional ser chamado (Windows ou outro), e se este arquivo está corrompido é necessário consertar isto, vamos a alguma soluções :

  • Talvez um Update resolva

     

  • Terá que trocar a BIOS (somente em assistência técnica)

Primeiro tentamos resolver. Quando ligar o notebook, mesmo sem aparecer nada, mantenha-o conectado e ligado. Após uns 10 minutos, segure o botão de liga/desliga por aproximadamente 5 segundos até que o notebook desligue.

Não o desconecte de nada e tente ligar novamente. Repita este passo até umas 3 vezes, pode ser que você consiga ligar o notebook, a partir disto terá que fazer o download da BIOS no site da HP e atualizar (e rezar para funcionar, rs)

Se isto não der certo, troca de BIOS para resolver.

Piscando 3 vezes

Este é o mais simples : Memória RAM mau encaixada ou com defeito.

Abra a parte traseira do seu notebook, desconecte e limpe a(s) memória(s). Se tiver mais que uma, tente isoladamente uma a uma para ver se inicia.

Na pior das hipóteses, terá que trocar a memória. Já peguei este problema diversas vezes aqui no laboratório.

Piscando 4 vezes

Placa de vídeo não funciona. Aqui pode ser um grande problema.

O básico para um sistema computacional ligar é placa mãe, fonte, memória, processador e placa de vídeo. Se algum deles não liga, nada funciona.

A placa de vídeo tem uma particularidade, como ela “rouba” uma parte da memória RAM, pode ser um problema no módulo de memória. Tente substituir. Caso o problema persista, provavelmente terá que trocar a placa mãe (sim, a placa de vídeo é soldada na placa mãe)

  Programa espião para proteger e localizar seu celular

Piscando 5 vezes

Problema geral na placa mãe. Não preciso explicar muito né ?

Piscando 6 vezes

Problema na autenticação da BIOS.

Este é um raríssimo problema. Normalmente quando isto acontece o notebook já restaura automaticamente uma BIOS anterior que funcionou.

Outras dicas

  • Faça um hard-reset no notebook

Desligue o notebook totalmente. Tire-o da tomada. Remova a bateria.

Sem nenhuma energia nele, pressione e mantenha apertado o botão de liga/desliga por 30 segundos.

Volte todas as conexões e ligue-o novamente.

  • “Resetar” os módulos de memória

Desligue todas as conexões de energia, abra o notebook e tire todos os módulos de memória. Aguarde por uns 10 minutos e coloque novamente os módulos.

Ligue o notebook. Isto segundo um amigo da HP pode funcionar sim ! Por mais sem lógica que possa parecer.

Espero que isto resolva o problema do seu notebook.

Abraços.

Hardware, HP, notebook

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

228 comentários em “Notebook HP não liga e fica com luzes piscando”

  1. Ontem meu notebook apresentou esse problema, fiz o que o posto sugeriu, tirei a tomada, segurei o botão de ligar por uns 30 segundos e conectei tudo novamente, aí ele ligou, com relação ao sistema está tudo ok, meus jogos abriram, musica… tudo. uso ele sem a bateria mesmo, so na tomada, mas hoje ele não “ligou” completamente, a luz do carregador (ao lado do botão Power) fica laranja, a tela liga mas não aparece o símbolo da HP para continuar… Já desisti, vou tentar achar algum técnico para me ajudar.

    Responder
  2. Obrigado pelas dicas realmente funcionou. Se tivesse lindo com calma não teria gastando com outro carregador.

    Responder
  3. Boa tarde!

    Meu notebook desligou do nada, e agora quando tento ligar, não acende nenhuma luz, e somente o led do conector de energia fica piscando.. Já tentei ligar sem a bateria, ou até msm só com a bateria, testei HD, memoria, outra fonte e nada.. Só fica piscando o led do conector de energia.
    Se poder me ajudar, agradeço mt!!
    O notebook é um HP probook 404G1

    Responder
  4. Pra entender melhor: eu tô ligando sem a bateria do notebook apenas no carregador para fazer os testes, e quando removi a bateria da bios reparei q ele inicializa normal mas da a msg de bios resetada quando eu desligo e ligo o note pelo botão sem tirar o carregador do notebook ele simplismente acende a luz power e em seguida desliga não inicializando, ai quando eu tiro o carregador do note e conecto ele denovo o notebook já liga sem eu dar o comando de ligar pelo botão power, Já voltando a aparecer a tela de aviso q a bios foi resetada, se eu reiniciar o notebook ok n da nada mas se eu desligar ele mesmo q seja pelo Windows ele não liga denovo. Apenas tirando do carregador.

    Responder
  5. Bom dia tudo bem eu tenho um notebook HP Compaq 6910p e quando ligo ele com e sem bateria fica piscando todas as luzes do painel isso começou do nada e não gera video nem da bipe nada sera que é pau de bios ? ou placa mae foi pro saco sera? se alguem ja teve esse problema e puder ajuda agradeço.

    Responder
  6. Amigo, eu nem sei se vc responde mais esses comentários, mas vamos lá.

    Sou técnico (não de eletrônica), fiz uma preventiva e corretiva num HP G42 de 2011 e um upgrade de SSD. Ficou top mesmo, o único problema foi quando eu fui instalar alguns programas e estava sem o carregador original conectado na tomada.

    Mas tem um porém… Eu (e a cliente também) notei que tem um bipe contínuo intermitente enquanto a máquina está ligada.

    É muito baixo, mas é bem irritante. A cliente diz que não consegue trabalhar com esse bipe.

    Andei pesquisando em vários artigos e fóruns dizendo que a limpeza na memória e até mesmo a troca do teclado podem resolver.

    O que você me diz? Eu vou ter que trocar o teclado mesmo? Sou independente e trabalho por conta. Não tenho assistência. Acha que vale a pena levar na assistência de no
    vo só pra trocar o teclado ou fazer uma pequena limpeza na memória RAM com borracha e limpa-contato pra ver se para o bipe intermitente?

    A cliente está solicitando minha ajuda para solucionar isso o quanto antes, e sinceramente não tenho ideia do que fazer.

    Você já pegou esse problema antes? É um bipe muito baixinho, mas irritante.

    Obrigado.

    PS: Pode me contatar via Telegram, se for necessário. Posso te bonificar por uma solução. t.me/K0media

    Responder
    • Olá Gabriel, tudo bem e vc?

      Eu respondo sim, quase todos os comentários.

      Quanto ao seu problema do bip, “olhando” assim de longe eu chutaria o teclado. Dá uma olhada nesse artigo.

      Quanto a limpeza da memória acredito não ter nada a ver…

      Outra coisa que pode ser é o cooler raspando em algo, não sei como é o barulho.

      Ah tem tb o HD que pode fazer um bip, mas normalmente é quando ele está pifando, e no seu caso vc colocou um SSD, mas se tiver mantido o HD até poderia ser (não creio, mas estou descartando)

      Outra (e última) coisa seria a fonte, já vi alguns notebooks que com a fonte (carregador)sem a potência correta fica com um bip

      Mas de tudo mesmo, acredito que se ler o artigo da tecla pressionada vai matar a questão. Aliás, esse HP G42 é bem simples de desmontar o teclado. Solta o teclado e desconecta ele, nem precisa abrir o note, acho que tem uns parafusos atrás e depois umas travas em cima dele, que solta o teclado todo, depois só desconectar o cabo flat (pode desconectar o flat com ele ligado mesmo) e se o bip parar é o teclado, só trocar e boa.

      Espero ter ajudado. Abraço

      Responder
  7. Boa tarde amigo, primeiramente devo te dar os parabéns pela grande ajuda que você vem dando para todos.
    Comprei um Notebook HP Pavilion dv4-2014br no escuro. Ao tentar ligar o mesmo ele faz um barulho de cooler muito forte e fica um led branco do lado esquerdo e outro do lado direito piscando e na parte de cima o wifi fica ligado laranja e o botão de volume também e não sai disso. Andei pesquisando bastante mas não encontrei nada igual ao meu caso. Estou pensando em desmontar ele usar o secador de cabelo em cima da GPU não sei se seria uma boa pois agora estou sem dinheiro.
    Abs.

    Responder
    • Olá Eloi, provavelmente ele não está passando a checagem do sistema básico.
      Não consigo te dizer se é uma boa ou não. Eu sinceramente nunca vi este problema ser resolvido desta forma.
      Eu tentaria limpeza de memória e slot do processador.
      Um abraço e boa sorte

      Responder
  8. Bom dia
    Meu computador é um hp pavilion dv4-2014br. A tela fica escura e os botoes do capslock e numlk ficam piscando sem parar.
    O que podera ser e como resolver?

    Responder
  9. Boa noite ,meu Hp elitebook 8640p não está ligando ,fica piscando a luz direto e está com cheiro de queimado onde carrega 😑

    Responder
  10. Tenho um hp Pavilion dv6
    Ele não liga, e quando conecta carregador no encaixe no notebook, o led que tem na lateral da peça que recebe o carregador que antes ascendia, agora nem ascende mais. O que será?? Placa mae, ou Dc-in?? Alguem já passou por este problema? Olha.. com bateria ou sem o problema persiste.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.