Notebook HP não liga e fica com luzes piscando

Os notebooks da HP quando estão com problemas, emitem um conjunto de luzes para identificar seu defeito. Aqui explico como identificar o problema e algumas outras dicas para solucionar diversos problemas

Atualizado

Os notebook HP tem um sistema de diagnóstico de erros para facilitar a vida dos usuários.

Alguns deles piscam luzes do teclado para que o problema seja diagnosticado antes mesmo de levar a assistência técnica.

Existem, pelo menos que eu vi, dois locais onde as luzes piscam, nas teclas “Caps Lock” ou na “F11”, esta última normalmente responsável pelo Fn + Wireless (liga ou desliga o Wireless ao clicar o conjunto Fn + F11)

Pois bem, a primeira coisa e mais básica que temos que saber é sobre o conector de energia.

Quando ele está conectado e piscando ou aceso é que temos energia, é claro ! rs.

Mas ele piscando significa que está TENTANDO carregar a bateria do notebook. Digo tentar pois caso sua bateria esteja com problemas, ele envia a carga, mas a bateria não carrega assim mesmo, mas isto é um outro assunto.

Bom, partimos do ponto em que seu notebook está recebendo energia, ok ? A luz do conector de energia está aceso (piscando ou não)

Apertamos o botão de power e ele se acende.

Só que nada aparece na tela…

Aí que entram os códigos e luzes. Eles são emitidos em conjunto, como se fosse um código morse.

Por exemplo : Pisca 3 vezes em uma repetição com o mesmo intervalo de tempo, depois pára por um tempo maior (um pouco) e depois começa novamente as 3 piscadas. Isto significa que está com o código 3.

Então abaixo você identifica os erros e as possíveis soluções.

Piscando 1 vez

Normalmente o problema é no CPU (processador). Ele pode estar muito quente, mau contato, queimado ou em alguns casos o cooler parou de funcionar.

LEIA  Como melhorar a vida útil da bateria do notebook

Piscando 2 vezes

BIOS corrompida. A BIOS é um programa que entra em ação antes mesmo do Sistema Operacional ser chamado (Windows ou outro), e se este arquivo está corrompido é necessário consertar isto, vamos a alguma soluções :

  • Talvez um Update resolva

     

  • Terá que trocar a BIOS (somente em assistência técnica)

Primeiro tentamos resolver. Quando ligar o notebook, mesmo sem aparecer nada, mantenha-o conectado e ligado. Após uns 10 minutos, segure o botão de liga/desliga por aproximadamente 5 segundos até que o notebook desligue.

Não o desconecte de nada e tente ligar novamente. Repita este passo até umas 3 vezes, pode ser que você consiga ligar o notebook, a partir disto terá que fazer o download da BIOS no site da HP e atualizar (e rezar para funcionar, rs)

Se isto não der certo, troca de BIOS para resolver.

Piscando 3 vezes

Este é o mais simples : Memória RAM mau encaixada ou com defeito.

Abra a parte traseira do seu notebook, desconecte e limpe a(s) memória(s). Se tiver mais que uma, tente isoladamente uma a uma para ver se inicia.

Na pior das hipóteses, terá que trocar a memória. Já peguei este problema diversas vezes aqui no laboratório.

Piscando 4 vezes

Placa de vídeo não funciona. Aqui pode ser um grande problema.

O básico para um sistema computacional ligar é placa mãe, fonte, memória, processador e placa de vídeo. Se algum deles não liga, nada funciona.

A placa de vídeo tem uma particularidade, como ela “rouba” uma parte da memória RAM, pode ser um problema no módulo de memória. Tente substituir. Caso o problema persista, provavelmente terá que trocar a placa mãe (sim, a placa de vídeo é soldada na placa mãe)

LEIA  Windows 10: Alterar de IDE para AHCI

Piscando 5 vezes

Problema geral na placa mãe. Não preciso explicar muito né ?

Piscando 6 vezes

Problema na autenticação da BIOS.

Este é um raríssimo problema. Normalmente quando isto acontece o notebook já restaura automaticamente uma BIOS anterior que funcionou.

Outras dicas

  • Faça um hard-reset no notebook

Desligue o notebook totalmente. Tire-o da tomada. Remova a bateria.

Sem nenhuma energia nele, pressione e mantenha apertado o botão de liga/desliga por 30 segundos.

Volte todas as conexões e ligue-o novamente.

  • “Resetar” os módulos de memória

Desligue todas as conexões de energia, abra o notebook e tire todos os módulos de memória. Aguarde por uns 10 minutos e coloque novamente os módulos.

Ligue o notebook. Isto segundo um amigo da HP pode funcionar sim ! Por mais sem lógica que possa parecer.

Espero que isto resolva o problema do seu notebook.

Abraços.

Posts relacionados

Receba nossa newsletter gratuitamente e fique por dentro de vários assuntos da informática, além de novidades, dicas e tutoriais

Não enviamos spams, fique tranquilo

219 comentários em “Notebook HP não liga e fica com luzes piscando”

  1. Pra entender melhor: eu tô ligando sem a bateria do notebook apenas no carregador para fazer os testes, e quando removi a bateria da bios reparei q ele inicializa normal mas da a msg de bios resetada quando eu desligo e ligo o note pelo botão sem tirar o carregador do notebook ele simplismente acende a luz power e em seguida desliga não inicializando, ai quando eu tiro o carregador do note e conecto ele denovo o notebook já liga sem eu dar o comando de ligar pelo botão power, Já voltando a aparecer a tela de aviso q a bios foi resetada, se eu reiniciar o notebook ok n da nada mas se eu desligar ele mesmo q seja pelo Windows ele não liga denovo. Apenas tirando do carregador.

    Responder
  2. Bom dia tudo bem eu tenho um notebook HP Compaq 6910p e quando ligo ele com e sem bateria fica piscando todas as luzes do painel isso começou do nada e não gera video nem da bipe nada sera que é pau de bios ? ou placa mae foi pro saco sera? se alguem ja teve esse problema e puder ajuda agradeço.

    Responder
  3. Amigo, eu nem sei se vc responde mais esses comentários, mas vamos lá.

    Sou técnico (não de eletrônica), fiz uma preventiva e corretiva num HP G42 de 2011 e um upgrade de SSD. Ficou top mesmo, o único problema foi quando eu fui instalar alguns programas e estava sem o carregador original conectado na tomada.

    Mas tem um porém… Eu (e a cliente também) notei que tem um bipe contínuo intermitente enquanto a máquina está ligada.

    É muito baixo, mas é bem irritante. A cliente diz que não consegue trabalhar com esse bipe.

    Andei pesquisando em vários artigos e fóruns dizendo que a limpeza na memória e até mesmo a troca do teclado podem resolver.

    O que você me diz? Eu vou ter que trocar o teclado mesmo? Sou independente e trabalho por conta. Não tenho assistência. Acha que vale a pena levar na assistência de no
    vo só pra trocar o teclado ou fazer uma pequena limpeza na memória RAM com borracha e limpa-contato pra ver se para o bipe intermitente?

    A cliente está solicitando minha ajuda para solucionar isso o quanto antes, e sinceramente não tenho ideia do que fazer.

    Você já pegou esse problema antes? É um bipe muito baixinho, mas irritante.

    Obrigado.

    PS: Pode me contatar via Telegram, se for necessário. Posso te bonificar por uma solução. t.me/K0media

    Responder
    • Olá Gabriel, tudo bem e vc?

      Eu respondo sim, quase todos os comentários.

      Quanto ao seu problema do bip, “olhando” assim de longe eu chutaria o teclado. Dá uma olhada nesse artigo.

      Quanto a limpeza da memória acredito não ter nada a ver…

      Outra coisa que pode ser é o cooler raspando em algo, não sei como é o barulho.

      Ah tem tb o HD que pode fazer um bip, mas normalmente é quando ele está pifando, e no seu caso vc colocou um SSD, mas se tiver mantido o HD até poderia ser (não creio, mas estou descartando)

      Outra (e última) coisa seria a fonte, já vi alguns notebooks que com a fonte (carregador)sem a potência correta fica com um bip

      Mas de tudo mesmo, acredito que se ler o artigo da tecla pressionada vai matar a questão. Aliás, esse HP G42 é bem simples de desmontar o teclado. Solta o teclado e desconecta ele, nem precisa abrir o note, acho que tem uns parafusos atrás e depois umas travas em cima dele, que solta o teclado todo, depois só desconectar o cabo flat (pode desconectar o flat com ele ligado mesmo) e se o bip parar é o teclado, só trocar e boa.

      Espero ter ajudado. Abraço

      Responder
  4. Boa tarde amigo, primeiramente devo te dar os parabéns pela grande ajuda que você vem dando para todos.
    Comprei um Notebook HP Pavilion dv4-2014br no escuro. Ao tentar ligar o mesmo ele faz um barulho de cooler muito forte e fica um led branco do lado esquerdo e outro do lado direito piscando e na parte de cima o wifi fica ligado laranja e o botão de volume também e não sai disso. Andei pesquisando bastante mas não encontrei nada igual ao meu caso. Estou pensando em desmontar ele usar o secador de cabelo em cima da GPU não sei se seria uma boa pois agora estou sem dinheiro.
    Abs.

    Responder
    • Olá Eloi, provavelmente ele não está passando a checagem do sistema básico.
      Não consigo te dizer se é uma boa ou não. Eu sinceramente nunca vi este problema ser resolvido desta forma.
      Eu tentaria limpeza de memória e slot do processador.
      Um abraço e boa sorte

      Responder
  5. Bom dia
    Meu computador é um hp pavilion dv4-2014br. A tela fica escura e os botoes do capslock e numlk ficam piscando sem parar.
    O que podera ser e como resolver?

    Responder
  6. Boa noite ,meu Hp elitebook 8640p não está ligando ,fica piscando a luz direto e está com cheiro de queimado onde carrega 😑

    Responder
  7. Tenho um hp Pavilion dv6
    Ele não liga, e quando conecta carregador no encaixe no notebook, o led que tem na lateral da peça que recebe o carregador que antes ascendia, agora nem ascende mais. O que será?? Placa mae, ou Dc-in?? Alguem já passou por este problema? Olha.. com bateria ou sem o problema persiste.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.