Mais vendidos

veja mais...

Meu computador está lento, quais as causas e como aumentar a velocidade ?

Seu computador ou Notebook está lento ? Aqui falaremos sobre os principais vilões da velocidade na informática. É importante saber o que está acontecendo antes de enviar para um serviço técnico, e algumas vezes são coisas simples que podemos resolver em casa.

Atualizado

É importante saber quais as principais causas de seu computador estar lento. Identificando isto, fica fácil resolver este problema e acelerar o computador.

Neste artigo listarei estas causas principais e colocarei diagnósticos simples para você identificar isto, resolver e tirar o máximo proveito do seu computador.

Vale ressaltar que a maioria dos procedimentos a fazer exigem algum (ou muito) conhecimento técnico, mas nada impede que, com algumas dicas você pode se aventurar…

1. Disco (Hard Disk)

  • Pouco espaço em disco

Eu normalmente recomendo que um computador esteja com 50% do seu disco disponível. Normalmente quando o espaço disponível diminui muito ele começa a ficar lento.

Com menos espaço em disco, os arquivos ficam mais desorganizados (é bom desfragmentar) e também a memória virtual fica comprometida.

Recomendo que faça um backup e passe seus arquivos para um segundo disco e tire do principal ou troque seu disco por um de capacidade maior.

  • Erro no disco

Quando um disco está com erro, o computador fica MUITO lento. Funciona assim : O sistema operacional aciona um arquivo (para leitura ou gravação) e quando isto vai ocorrer, ele não consegue (tem um erro). O Sistema operacional tenta novamente e o erro persiste, e assim ele continua até achar que realmente não conseguirá ler ou escrever neste setor do disco e então ele desiste e pula para o próximo.

Estas tentativas repetidas de leitura e gravação podem demorar 10, 20 ou 30 segundos em um único setor. Imagine isso toda vez que ele for ler um arquivo que ocupa 100 setores (que é pouco) ?

Na prática ocorre assim : Quando um disco vai dar problema ele já começa a ficar mais lento, mas neste ponto somente técnicos muito experientes saberão diagnosticar.

  Antes de atualizar o Windows 10 - O que você precisa saber

Quando o erro acontece, o SMART do computador (quando está ativo) avisa erro do disco quando ligamos o computador (Aquela mensagem “SMART ERROR”, fique atento)

Outra situação comum é o mouse ficar “emperrando” em algumas situações esporádicas, você mexe e ele fica parado, derrepente ele anda tudo sozinho.

Agora, a pior situação é você ouvir aquele barulho “TEK TEK TEK… TEK TEK TEK” este é o famoso “Click da morte”, em alguns casos quando este barulho está bem forte é possível você não conseguir mais acessar seu disco e, por consequência, perder TODOS seus arquivos.

Em qualquer destes casos eu INDICO a troca imediata do disco, de preferência por uma empresa de sua TOTAL confiança.

2. Memória

  • Pouca memória

A memória está ligada diretamente a velocidade do computador. A que falo aqui é a memória volátil, a RAM, aquela que você desliga o computador e ela “apaga” tudo, para começar novamente, não é como o disco.

A memória RAM é MUITO mais rápida que o disco, então para acelerar o computador, o sistema operacional carrega os arquivos que estão sendo utilizados (o próprio SO, aplicativos, documentos, jogos quando carregados) e deixa uma espécie de cópia na memória RAM.

Sendo assim, quando você abre novamente o Word ou troca de planilha no Excel, ele abre muito mais rapidamente que quando você o abre pela primeira vez.

Quando a memória está cheia de aplicativos que abriu após a inicialização do Windows, o próprio Windows cria um arquivo no disco chamado MEMÓRIA VIRTUAL para poder continuar abrindo todos os programas. Só que, como já disse anteriormente, o disco é muito mais lento, então quando isto ocorre temos uma diminuição considerável na velocidade do computador.

  Como criar gif animado grátis

É possível identificar clicando simultaneamente as teclas CTRL + ATL + DELETE, clicar em “Gerenciador de Tarefas” e ir na aba de “desempenho” para visualizar a quantidade de memória RAM disponível.

Se houver a possibilidade é altamente recomendável o acréscimo de memória RAM em um computador para que a velocidade aumente.

Em breve, parte 2 com : Sistema Operacional, Programas, Malwares e Temperatura.

Um abraço.

cuidados, Drivers, Hardware, problemas windows, Software, Temperatura, update, Windows

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

1 comentário em “Meu computador está lento, quais as causas e como aumentar a velocidade ?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.