Meu computador está lento, quais as causas e como aumentar a velocidade ? – Parte 2

Outras causas do computador estar lento

Esta é a continuação do artigo sobre as causas do computador estar lento, e como resolvê-las.

Caso queira ver a primeira parte do artigo, clique aqui. Nele estão os problemas relacionados ao Disco Rígido (HD) e Memória RAM.

Agora seguiremos com os próximos.

3. Sistema Operacional

  • Erro no Sistema Operacional

Algumas faltas de Dll (bibliotecas do Windows) ou alguma outra parte de um programa pode causar lentidão. Este é um dos erros mais difíceis de diagnosticar, normalmente acontece assim : O computador funciona bem, está rápido e quando você abre determinado programa ele fica lento e travando. Neste caso, procure desinstalar este programa e depois instale novamente, se possível até uma outra versão.

  • Drivers faltando ou desatualizados

Alguns drivers como o Processador, HD e Vídeo (principalmente) aumentam muito a performance do computador. É sempre importante acessar o site do fabricante para localizar drivers mais novos para seu computador e aproveitar ao máximo sua performance.

Existem alguns programas que fazem este serviço, um deles está aqui no blog Driver Booster

  • Sistema operacional desatualizado

É importantíssimo estar com seu Windows Atualizado. Cheque sempre o Windows Update do seu computador (Painel de Controle, Windows Update)

4. Programas

  • Muitos programas indesejados executando em “Background”

Alguns programas ocupam recursos do computador, estes programas podem ser necessários, desnecessários ou indicar algum problema.

Na maioria dos casos, podemos identificar isto clicando simultaneamente as teclas CRTL + ALT + DELETE e acessar o “Gerenciador de tarefas”. Nele é possível ver os recursos que estão ocupados e os processos que estão utilizando estes recursos. Vale prestar atenção na quantidade de memória e CPU que o processo está utilizando.

O Gerenciador é meio chato de trabalhar, pode causar medo na primeira impressão, mas não se preocupe. Antes de fazer algo sempre salve seus trabalhos e depois você pode ir finalizando os processos sem medo, pois se causar algum problema é só você reiniciar o computador que tudo volta ao normal.

 5. Malwares (Vírus, Trojans, etc)

  • Programas maliciosos (vírus, trojans e outros malwares)

Programas destes tipos têm diferenças entre eles, porém muitos deles ocupam recursos da máquina, CPU, memória ou disco. Uma vez que estes recursos ficam menores, o computador não consegue executar outras tarefas com a mesma velocidade.

Faça uma limpeza de vírus em seu computador você mesmo ou envie para uma assistência técnica de qualidade.

 

 6. Alta temperatura

  • Temperatura elevada no processador, placa mãe ou HD

Fique atento quanto a temperatura em seu computador e na região próxima a ele.

Em casos de notebook, nunca utilize sobre as pernas ou na cama diretamente (http://blogdainformatica.com.br/cuidados-com-o-notebook/)

Se perceber alguma alteração ou algum travamento, desligamento automático após 10, 15 minutos de estar ligado, leve imediatamente a um técnico para localizar o cooler responsável pelo aquecimento, ou você pode abrir seu computador e fazer uma limpeza nos coolers.

 

Estes são os principais problemas, em breve colocarei mais alguns problemas secundários.

Pretendo, futuramente, colocar alguns links neste artigo com programas que auxiliam a fazer estes diagnósticos.

E você, já teve algum problema deste tipo ? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários.

Um abraço.

Outros artigos relacionados

Guia defitinivo para desativar a mensagem Baixe o Windo... Aqui o guia definitivo para você remover aquela mensagem de "Baixe o Windows 10" e impedir que o Windows se atualize sozinho.
Cuidados com o Notebook Um notebook requer cuidados especiais na utilização, seus componentes são diferenciados e você pode estar utilizando de forma errada. Saiba algumas di...
Antivírus Free – Instalar o Avira para proteger o... O Avira free é um antivírus muito eficaz para a proteção do computador, além de funcionar muito bem na prevenção e remoção de diversos vírus, ele é mu...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *