Mais vendidos

veja mais...

Problemas com o Certificado Digital e Java no site da Receita Federal

Você que está com problemas no Certificado Digital e Java no Site da Receita Federal

Atualizado

Mensagem “Aplicação bloqueada por Definições de Segurança” ao acessar o site da Receita Federal com o Certificado Digital

Após a atualização do Java 7.5, seguindo a mesma linha do post anterior https://www.blogdainformatica.com.br/problemas-com-o-emissor-nfe-e-java/ o acesso ao site da Receita Federal também resulta em erro ao acessar com o Certificado Digital.

Aplicação Bloqueada por Definições de Segurança
Site da Receita Federal acusa erro com acesso do Certificado Digital

Ou mesmo essa

Erro no acesso com Certificado Digital no Site da Receita
Erro no acesso com Certificado Digital no Site da Receita

Da mesma forma, a solução é simples :

1 – Atualize o Java, instale a versão mais recente em http://www.java.com
2 – Acesse o [Menu Iniciar], [Programas] ou [Todos os programas], [Java], [Configure Java]
3 – Clique na aba de [Segurança], [Editar lista de sites] e cadastre dois sites :


http://cav.receita.fazenda.gov.br
https://cav.receita.fazenda.gov.br
http://www.receita.fazenda.gov.br
https://www.receita.fazenda.gov.br
https://receita.fazenda.gov.br
https://www3.cav.receita.fazenda.gov.br

(sites atualizados em 30/04/2015)

Adicionando estes dois sites nas exceções seu acesso ao site irá funcionar perfeitamente.

Este é um problema muito comum e está deixando os usuários em pânico, principalmente com o prazo de entrega do IRPF chegando ao fim.

Boa sorte a todos !

Avast

Para quem utiliza o Avast, fica uma dica do leitor Artur.

Abra a interface do Avast, clique em Configurações, Proteção Ativa, no Módulo de Internet clique em Personalizar e DESABILITE a opção “Habilitar o escaneamento do tráfego HTTPS”.

Existem outros sites que causam um problema parecido, consulte o assunto java para mais informações sobre outros erros. Caso tenha outro problema em Java, comente aqui embaixo.

Atualização 01/06/2016

Quem está com problema com a versão do Java, ou mesmo com a senha, desinstale a versão 8.91 e instale a 8.66. Segue o link para o Dwonload da Versão 8.66.

Problemas com a Assinatura da Procuração Eletrônica 27/07/2016

Conforme prometido, segue vídeo com passo a passo para fazer o Java funcionar corretamente, junto com o Certificado Digital e o Internet Explorer 11

  Melhores programas para Acesso Remoto a Computadores

Certificado Digital, Java, receita, Software, Windows

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

440 comentários em “Problemas com o Certificado Digital e Java no site da Receita Federal”

  1. bom dia marcos , nao estou conseguindoo diso ja tentamos em varios computadores em varios navagadores , o cerificado esta funcionando normalmente pois acessamos o ecac sem problema , mesmo assim liguemos para o surporte fizemos todos os procedimentos e nada … o prblema quando vamos confirmar os dados pedi a senha quando colocamos a senha aparece a janela com certificado nao encontrado no repositorio atual , ja instalamos java ,certisingn , se poder nos ajudar agradecemos . obrg.

    • Olá,

      Difícil isso. Ele tem o certificado, acha, mas na hora de assinar ele diz que não existe ? Se for A1 tem que exportar e importar denovo com a chave. Se for A3 complicou… teria que achar…

      Abraço

  2. Marcos boa tarde. Para mim aparece o erro de que o Certificado digital não foi encontrado. Estou no site do ECAC tentando assinar uma procuração eletrônica. Após o erro ao retornar a tela de cadastro da procuração aparece a mensagem de “erro após carregar applet do assinador”. Já reinstalei Java, Internet Explorer, cadastrei os sites nas exceções, restaurei os prompts de segurança mas o erro permanece. Tenho um Windows 7, 64 bits e o certificado é um e-TOKEN.

  3. Oi Marcos, boa dia
    Veja se pode me ajudar, o caso é o seguinte:
    Meu problema é no Internet Explorer, ou seja, tenho alguns certificados ICP emitidos pela SERPRO em funcionamento, e tenho uma renovação da CAIXA que trocou da MAGIC CONTROL e funcionava perfeitamente para a GEMALTO e não funciona no meu micro no navegador IE e Chrome, apenas no FIREFOX está funcionando, a questão é que uso a Caixa Econômica Federal e esses sites do governo só funcionam pelo IE,´o certificado está perfeito sem nenhum problema, o certificado não aparece no repertório Pessoal do navegador.
    Não sei mais o que fazer, pois quando entro no site da Caixa Econômica e Receita Federal, e clico para acessar o conectividade social, o certificado não aparece para seleção.
    Agora nem baixar certificados novos na máquina consigo mais.
    Me ajude por favor.
    Obrigada Poliana

    • Olá Poliana,

      O Certificado aparece em outro repositório ? Se sim, você tem que tentar movê-lo para a pasta pessoal.

      clique no botão Iniciar, digite certmgr.msc na caixa Pesquisar e pressione ENTER.‌ É necessário ter permissão do administrador Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

      Lá você pode ver todos os certificados, e todos os repositórios, veja se encontra o seu e mova para a pasta pessoal.

      • Boa Tarde
        Marcos, o Certificado não aparece no repositório do Explorer e Chrome em nenhuma pasta.

          • Bom Dia
            Marcos, o problema persiste, o certificado A1 que baixei (em outra máquina) depois do problema aparecer aparece perfeitamente mas o A3 da Caixa que troquei de cartão na renovação nada.

          • Olá Poliana,

            Deixa eu ver se entendi. Antes funcionava com outra leitora e outro certificado. Aí este certificado venceu, vc renovou e trocou pela leitora gemalto. Agora não localiza.

            É isso ?

          • Boa noite, antes da renovação do certificado A3 da caixa, com a troca de cartão Magic Control pelo da Gemalto, funcionava perfeitamente em todos os navegadores, a leitora é a mesma a Contac, o sistema operacional é o XP SP3, Java 7-45, Internet Explorer 8, o certificado funciona apenas no Firefox na máquina, mas na empresa uma outra máquina com essas mesmas configurações funciona o bendito certificado.
            Obrigada

          • Olá Poliana,

            O problema é bem sério então… Aconselho a desinstalar tudo do certificado e colocar denovo ou mesmo até formatar o computador, pois eu consigo ir até este ponto de ajudar assim, sem ver o computador.

            Boa sorte

          • Boa Tarde
            Marcos, fiquei sabendo que a minha versão do Chrome a 45 não suporta o java e versão do Java instalada é a Version 7 Update 75.

      • Olá Marcos, estou com um problema na hora de recuperar e transmitir um DBE.
        Porém isso acontece apenas com uma das empresas.
        Poderia me auxiliar com esse caso??

        Erro – Contate o Administrador

        FALHA NO SISTEMA. POR FAVOR, TENTE MAIS TARDE.

        •Não foi possível gravar e/ou recuperar os dados.

        •br.gov.serpro.cadsincnac.dao.exception.DAOException: java.lang.ClassCastException: java.util.ArrayList incompatible with java.lang.String findById(AdabasDocColetaDAO.java:639) get(ResumoBO.java:44) recuperaDocumentoPorSistema(RecuperadorDocumento.java:61) get(RecuperaDocumentoBO.java:107) execute(RecuperaDocumentoAction.java:113) execute(ExecuteAction.java:58) execute(AbstractExecuteAction.java:67) execute(ActionCommandBase.java:51) execute(ChainBase.java:191) execute(LookupCommand.java:305) execute(ChainBase.java:191) process(ComposableRequestProcessor.java:283) process(ActionServlet.java:1913) doPost(ActionServlet.java:462) service(HttpServlet.java:595) service(HttpServlet.java:668) service(ServletWrapper.java:1230) handleRequest(ServletWrapper.java:779) handleRequest(ServletWrapper.java:478) handleRequest(ServletWrapperImpl.java:178) invokeTarget(WebAppFilterChain.java:136) doFilter(WebAppFilterChain.java:97) doFilter(ExpiredSessionFilter.java:68) doFilter(FilterInstanceWrapper.java:195) doFilter(WebAppFilterChain.java:91) doFilter(WebAppFilterManager.java:960) invokeFilters(WebAppFilterManager.java:1064) handleRequest(CacheServletWrapper.java:87) handleRequest(WebContainer.java:909) handleRequest(WSWebContainer.java:1662) ready(WCChannelLink.java:200) ready(XMemProxySRInboundConnLink.java:105) processNewConnection(XMemProxySRInboundChannel.java:123) httpinvoke(XMemProxySRCppUtilities.java:150) httpinvoke(ServerRegionBridge.java:203) getAndProcessWork(CommonBridge.java:672) runApplicationThread(CommonBridge.java:603) run(ThreadPool.java:1929)

        • Olá Aline,

          Quando o problema é somente em um certificado, ou é problema lá no site da receita ou é problema no certificado mesmo.

          É do tipo A1 ? Se sim, quando ele foi exportado, tem que ser exportado com chave particular e no formato pkx. Veja se consegue este arquivo pkx original, ou exporte novamente de um computador, mas com a chave e neste formato que te falei.

          Abraço

  4. Tem vários certificados de empresas e certificadoras diferentes, especificamente um nãoconsigo usar, ele está no repositório do windows, aparece na lista do certificados pelo navegador, porém quando tento acessar dá erro e está dando erro 2146893802 – conjunto de chaves não existe. esse erro é quando tento enviar a DCTF. E somente esse certificado que não consegui.
    nem a DCTF e SPED CONTRIBUIÇÕES. Ja desativamos o firewall, ant virus, e nada…

    • Olá Gerson e Isabel,

      Se vocês puderem me enviar prints das telas do acesso, exceções do java, e quais outras puderem vai me ajudar a buscar uma solução. Enviem para [email protected].

      • Olá Gerson e Isabel.

        Peguei hoje um caso parecido com o de vocês. Mas embaixo na tela pedia para atualizar o Java.

        A máquina que realizei foi com IE 11. Atualizei o Java primeiro no próprio site do Java, clicando no botão “Eu tenho java”, depois restaurei os prompts de segurança.

        Após isto entrei no site do java e fui novamente no “Eu tenho o Java”. Ele me confirmou o Java ok.

        Abri o painel do Java, Iniciar, Executar, Configure Java e Restaurei os Prompts de segurança.

        Após isto cadastrei os dois sites:
        http://www.receita.fazenda.gov.br
        https://cav.receita.fazenda.gov.br

        Entrei pelo explorer e tem que tomar cuidado neste momento pois quando o java for iniciar ele vai aparecer uma tela perguntando se “Deseja executar esta aplicação”. Se nesta tela vocês não aceitarem por engano, complica tudo.

        Após isto, assinou a procuração normalmente.

        Ah, o “Restaurar prompts de segurança” serve para “Zerar” e começar denovo as perguntas do “Deseja executar esta aplicação”.

        Tentem e me falem o resultado depois.

        Um abraço e boa sorte para ambos.

        • Boa noite Marcos,

          O computador que está com esse problema, precisei encaminhar para o fornecedor e assim que voltar vou configurar todos os programas novamente. Está com problema na placa mãe.

          Na volta irei testar as soluções que você passou.

          Muito obrigado até o momento e mantenho informado.

          Um grande abraço,
          Gerson Campos

          • Boa tarde Marcos,

            Voltei.

            No IE 11 funcionou da seguinte maneira no meu caso.

            Primeira alteração além dessa que você passou acessando em ferramentas – Opções da Internet e clicando na aba Segurança em Sites confiáveis, deixar em Médio-Alto e depois em Site adicionei os sites acima.

            Segunda alteração na aba Avançadas deixar marcados as opções Usar SSL 3.0, TLS 1.0, 1.1 e 1.2.

            Abraços e Obrigado.
            Gerson Campos

          • Olá Gerson,

            Realmente, os SSL tem que estar ativos. Mas foi boa essa sacada, pois as vezes ele desconfigura. Vou colocar uma tela disso aqui no artigo também.

            Abraço e obrigado

    • Olá Gisele,

      Não conheço este erro. Pelo que vi, se for certificado A1, ele teria que ser exportado como pkx juntamente chave particular.

      Dê uma olhada nisso, pode ser que resolva.

      Atenciosamente.

  5. Boa noite Marcos,

    Tudo bem?

    Meus Parabéns pelo blog.

    Gostaria de tirar uma dúvida. Ao acessar o site https://cav.receita.fazenda.gov.br com o certificado digital e emitir as procurações, aparece a tela do java, mas fica rodando e não sai disso.

    O certificado funciona para outros sites e até mesmo no site da receita, mas menos nesse caso em especifico.

    Você teria alguma sugestão do que ocorre?

    Fico no aguardo.

    Obrigado.

    Atenciosamente,
    Gerson Campos

    • Olá Gerson,

      Tudo bem e você ? Obrigado.

      Quanto ao java, aparece o logotipo do Java e fica “girando a engrenagem” em volta do logo ??

      Você cadastrou todos os sites de exceções do Java ?

      Aguardo sua resposta.

      Abraço

      • Olá Marcos,

        Tudo e obrigado pelo retorno.

        Exatamente isso, fica nessa engrenagem e cadastrei todos os sites conforme suas dicas acima da postagem.

        Não faço ideia mais do que pode ser.

        Aguardo sua resposta.

        Mais uma vez obrigado.

        Atenciosamente,
        Gerson Campos

        • Veja três coisas para começar:
          1- Antivírus: Se tiver o avast, desabilite para testar.
          2- Abra a configuração do java, vá em segurança, restaurar prompts de segurança.
          3- Confirme letra a letra os sites cadastrados nas exceções. As vezes olhamos e não vemos a diferença de uma vírgula por um ponto por exemplo.

          Abraço e boa sorte

          • Boa noite Marcos,

            Realizei todas alternativas, mesmo como o meu Antivírus diferente, também desabilitei.

            Mas sem sucesso.

            Não sei mais o que fazer.

            Obrigado.

            Atenciosamente,
            Gerson Campos

  6. Boa tarde Marcos,

    Tudo bem?

    Meus Parabéns pelo Blog.

    Uma dúvida, ao acessar o site https://cav.receita.fazenda.gov.br para gerar a procuração eletrônica esta aparecendo o Java fica rodando, mas não traz a informação.

    O certificado funciona em outros sites, até mesmo no da Receita e apenas para esse caso que não.

    Você teria alguma sugestão sobre o que pode ser esse problema?

    Fico no aguardo.

    Obrigado.

    Atenciosamente,
    Gerson Campos

    • Gerson e Marcos,

      Estou com o mesmo problema.
      Acharam a solução?

      Obrigada,
      Isabel

  7. Oi Marcos,
    Estou tentando emitir E-NF pelo meu MAC, já instalei o Java, e tenho a leitora Gemalto /Serasa. O sistema da NFE me da o seguinte erro quando vou cadastrar o certificado A3 > nao foi possivel encontrar os dispositivos A3 conectado ao computador. (o certificado está conectado e operacional). O que devo fazer? muito obrigada, beatriz

    • Olá Beatriz,

      Se você já instalou a leitora Gemalto, ele não está encontrando a mídia do cartão A3, ou o driver dela. Entre no site do emissor de seu certificado e baixe o driver do certificado em si, juntamente com a cadeia de certificados.

      Abraço e boa sorte

  8. Bom dia, tenho 2 certificados cadastrados no meu computador e nao consigo renovar um deles por que ele pede que desinstale, e deixe apenas um no meu computador. oq eu faço?

    • Olá Gabriel,

      Você tem dois certificados de empresas diferentes ? Seus certificados são A1 ? Eu renovo sempre e quando instalo novamente ele cria mais um certificado, ficando com dois ou mais. Tenho clientes que tem mais de 10 certificados, sendo de 5 empresas diferentes.

      Acesse no Internet Explorer, Opções, na aba de certificados para ver quais estão instalados. Nesta tela você pode exportar, importar, etc… Mas quanto a renovação, normalmente é possível fazer. Contate o emissor de seu certificado se tiver problemas.

      Abraço

  9. Prezado Marcos, primeiramente parabéns pelo seu trabalho nesse tópico.

    Meu eCAC estava funcionando normalmente, mas agora passou a aparecer a clássica mensagem: “Ocorreu um erro. (Código: 403)”. Quais seriam suas recomendações? Possuo Windows 7 Ultimate 64 bits, JAVA 6 (atualização 45) 32 bits.

    • Olá Diogo,

      Primeiramente obrigado pelas palavras.

      Quanto ao erro, se estava tudo ok, acredito ser um problema no servidor do e-Cac mesmo. Tente mais tarde que deverá funcionar.

      Abraço

Os comentários estão encerrado.