Mais vendidos

veja mais...

Notebook HP não liga e fica com luzes piscando

Os notebooks da HP quando estão com problemas, emitem um conjunto de luzes para identificar seu defeito. Aqui explico como identificar o problema e algumas outras dicas para solucionar diversos problemas

Atualizado

Os notebook HP tem um sistema de diagnóstico de erros para facilitar a vida dos usuários.

Alguns deles piscam luzes do teclado para que o problema seja diagnosticado antes mesmo de levar a assistência técnica.

Existem, pelo menos que eu vi, dois locais onde as luzes piscam, nas teclas “Caps Lock” ou na “F11”, esta última normalmente responsável pelo Fn + Wireless (liga ou desliga o Wireless ao clicar o conjunto Fn + F11)

Pois bem, a primeira coisa e mais básica que temos que saber é sobre o conector de energia.

Quando ele está conectado e piscando ou aceso é que temos energia, é claro ! rs.

Mas ele piscando significa que está TENTANDO carregar a bateria do notebook. Digo tentar pois caso sua bateria esteja com problemas, ele envia a carga, mas a bateria não carrega assim mesmo, mas isto é um outro assunto.

Bom, partimos do ponto em que seu notebook está recebendo energia, ok ? A luz do conector de energia está aceso (piscando ou não)

Apertamos o botão de power e ele se acende.

Só que nada aparece na tela…

Aí que entram os códigos e luzes. Eles são emitidos em conjunto, como se fosse um código morse.

Por exemplo : Pisca 3 vezes em uma repetição com o mesmo intervalo de tempo, depois pára por um tempo maior (um pouco) e depois começa novamente as 3 piscadas. Isto significa que está com o código 3.

Então abaixo você identifica os erros e as possíveis soluções.

Piscando 1 vez

Normalmente o problema é no CPU (processador). Ele pode estar muito quente, mau contato, queimado ou em alguns casos o cooler parou de funcionar.

  Identificando problemas no HD

Piscando 2 vezes

BIOS corrompida. A BIOS é um programa que entra em ação antes mesmo do Sistema Operacional ser chamado (Windows ou outro), e se este arquivo está corrompido é necessário consertar isto, vamos a alguma soluções :

  • Talvez um Update resolva

     

  • Terá que trocar a BIOS (somente em assistência técnica)

Primeiro tentamos resolver. Quando ligar o notebook, mesmo sem aparecer nada, mantenha-o conectado e ligado. Após uns 10 minutos, segure o botão de liga/desliga por aproximadamente 5 segundos até que o notebook desligue.

Não o desconecte de nada e tente ligar novamente. Repita este passo até umas 3 vezes, pode ser que você consiga ligar o notebook, a partir disto terá que fazer o download da BIOS no site da HP e atualizar (e rezar para funcionar, rs)

Se isto não der certo, troca de BIOS para resolver.

Piscando 3 vezes

Este é o mais simples : Memória RAM mau encaixada ou com defeito.

Abra a parte traseira do seu notebook, desconecte e limpe a(s) memória(s). Se tiver mais que uma, tente isoladamente uma a uma para ver se inicia.

Na pior das hipóteses, terá que trocar a memória. Já peguei este problema diversas vezes aqui no laboratório.

Piscando 4 vezes

Placa de vídeo não funciona. Aqui pode ser um grande problema.

O básico para um sistema computacional ligar é placa mãe, fonte, memória, processador e placa de vídeo. Se algum deles não liga, nada funciona.

A placa de vídeo tem uma particularidade, como ela “rouba” uma parte da memória RAM, pode ser um problema no módulo de memória. Tente substituir. Caso o problema persista, provavelmente terá que trocar a placa mãe (sim, a placa de vídeo é soldada na placa mãe)

  Como montar um computador ?

Piscando 5 vezes

Problema geral na placa mãe. Não preciso explicar muito né ?

Piscando 6 vezes

Problema na autenticação da BIOS.

Este é um raríssimo problema. Normalmente quando isto acontece o notebook já restaura automaticamente uma BIOS anterior que funcionou.

Outras dicas

  • Faça um hard-reset no notebook

Desligue o notebook totalmente. Tire-o da tomada. Remova a bateria.

Sem nenhuma energia nele, pressione e mantenha apertado o botão de liga/desliga por 30 segundos.

Volte todas as conexões e ligue-o novamente.

  • “Resetar” os módulos de memória

Desligue todas as conexões de energia, abra o notebook e tire todos os módulos de memória. Aguarde por uns 10 minutos e coloque novamente os módulos.

Ligue o notebook. Isto segundo um amigo da HP pode funcionar sim ! Por mais sem lógica que possa parecer.

Espero que isto resolva o problema do seu notebook.

Abraços.

Hardware, HP, notebook

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

228 comentários em “Notebook HP não liga e fica com luzes piscando”

  1. modeloNotebook HP EliteBook Folio 1040 G2 Tava funcionando normal apertei poder 15a30s segundos mais ou menos agora PC não liga o que fazer alguém me ajuda será que corrompeu a bios será tem como instalar novamente.

    Responder
    • Olá Marcelo,

      Você apertou muito forte a ponto de quebrar, será ?

      Desligue tudo, tire a bateria, conecte novamente a bateria, depois o conector da fonte e veja se está carregando. Após começar a carregar, aperte o power

      Boa sorte

      Responder
  2. Boa tarde! depois das dicas informadas meu Note voltou a funcionar normalmente, mas derrepente me deparei com outro problema :/ Ele liga as vezes, quando não liga, a luz do capslook da 2 piscada pouquinho demorada continuas. Quando liga não reconhece placa de video, funciona com video generico. E tambem cooler parece estar saindo um ar muito quente. Por favor poderia me ajudar novamente? agradeço desde ja.

    Responder
    • Olá Tiago,

      Será que na hora de montar não ficou meio solto o conector da tela ?

      Se está soltando muito ar (muito mais que o convencional) deve ter sujeira dentro do cooler. Tem que desmontar totalmente o cooler até chegar no ventilador mesmo (isolado). Pode ter uma camada de poeira impedindo a refrigeração.

      Abraço

      Responder
  3. bom dia Marcos tenho um hp, com vc descreveu anteriormente ele não liga e dar 4 piscada no caso seria placa de video, mas fiz uma limpeza nele e volto a funcionar por algumas horas e o mesmo volta a aparecer o mesmo problema. nessa caso faço uma nova limpeza ou diretamente vou ter que troca minha placa mãe?

    Responder
    • Olá Ismael,

      Como foi dito, este problema está diretamente ligado a placa de vídeo, mas como ela pega a memória da memória RAM, vale tentar :

      – Limpar bem as memórias com um spray de limpa contato a seco (tem que ser este)
      – Trocar a pasta térmica que fica sobre o chip da placa de vídeo. (para diminuir a temperatura)

      Nestes casos pode funcionar, mas pode estar com um princípio de mau contato na solda BGA da placa de vídeo. Se for a BGA, este problema irá piorar cada vez mais e você terá que mandar para uma assistência, mas se não for a BGA ele funcionará.

      Abraço

      Responder
  4. Meu notebook nao liga a tecla do power fica acesa e a fixa tbm direto ela nao pisca nem nd o q eu faço é um hp pavilion x360 menos de um mes de uso

    Responder
  5. Boa noite amigo, tenho um Dv6000 (6375us) e o mesmo não entra em nada… Não aceita boot nem nada, já me disseram que não tem volta pq o problema está no chipset, mas como não entra, não é possível fazer esse reset sem imagem… Isso procede?? sei que já um not antigo mas uso ele apenas para fazer backups em casa. Abraços

    Responder
  6. Boa noite Marcos,
    tenho um hp dv5 2112br ha uns 4 anos , fiz uma limpeza nele .
    depois que eu o montei tentei ligar e não deu nada ,tirei a bateria deixei o power apertado 30 segundos e nada tambem , só percebi que quando coloco direto na fonte o led acende mas quando aperto o power o led apaga ,o que será que esta havendo co o notbook?

    Responder
  7. Paguei para fazer ressolda da BGA, agora deu o problema novamente… vou levar lá na assistência novamente, por enquanto não posso comprar um outro.

    Responder
    • Olá Tiago,

      Normalmente a ressolda de BGA dá problemas, pois ela tem que ser muito bem feita e ainda contar com a sorte, pois não temos como ver como ela ficou, o que dificulta bastante.

      Se já deu problema, veja a possibilidade de fazer a troca do chip BGA ao invés do reflow. A chance de êxito (em uma assistência técnica boa) é bem maior.

      Abraço

      Responder
      • Estou usando ele agora, tiver que deixar um tempinho esquentando para ligar, no caso de trocar o Chip teria que achar um notebook do mesmo modelo e que BGA esteja funcionando para efetuar trocar, difícil seria achar

        Responder
  8. Por favor tire minha duvida, o cooler do meu Note HP dissipador (aquele caninho metalico junto com cooler) esta torto. meio amassado, isso impede do cooler funcionar?

    Responder
    • Olá Tiago,

      O caninho metálico possui um líquido interno que ajuda na refrigeração. Se o amassado for pouco não interfere nada, mas se você perceber que o cooler está ligando demais e fazendo muito barulho, pode ser sinal que a refrigeração não está correta

      Responder
  9. Olá. Meu Pavilion 14 está com um problema muito estranho. Desde que viajei com ele, ele ficou dentro da mochila o tempo todo, mas me movimentei entre um avião e outro, coisas básicas em uma viagem, cada vez q ligo ele passo muito trabalho. Ele liga mas a tela fica preta, nenhuma luz pisca no teclado, simplesmente a tela fica preta, mas pelo barulho ele está ligado e funcionando normalmente. Conectado a um monitor externo tb não aparece nada, dai descartei problema na tela. Dai eu preciso forçar o desligamento, pressionando o botão de start dele, novamente não liga, fico nessa de ligar e desligar até que a tela resolve aparecer. Resumindo, não posso mais desligar o pc pq cada vez q vou ligar novamente tenho q passar por tudo isso. O que pode ser? antes da viagem, quando ainda estava na garantia, entrei em contato com o suporte e remotamente eles mexeram no pc e resolveram o problema, mas agora voltou e eu não tenho mais a garantia, estou desesperada, pq ficar desligando na força está estragando o pc.

    Responder
  10. Boa noite, meu notebook quando liga fica com a luz do Capslock piscando uma vez, conforme o que diz o tópico, o problema é na CPU, porém já testei o Cooler e limpei, onde está funcionando perfeitamente, aproveitei e troquei a pasta térmica da CPU e da placa de video. Porém o notebook sempre apresenta essa falha, as vezes ele liga normalmente, quando liga funciona normalmente e não há problemas de aquecimento. Sabe me dizer se isso indica alguma falha na CPU que infelizmente já não há como corrigir, tenho esse notebook há 4 horas e começou esse mês esse tipo de problema?

    Responder
    • Olá Diogo,

      Pode ser que você tenha um problema na conexão do processador. Um mau contato, sujeira, algo assim. Mas este erro é algo relacionado ao processador.

      Por exemplo, se está mau conectado, ele acusa um erro no processador, mas pode não ser o processador, e sim a má conexão que não deixa ele funcionar corretamente.

      Ou a própria placa mãe, em alguma conexão com o processador.

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.