Os notebook HP tem um sistema de diagnóstico de erros para facilitar a vida dos usuários.
Alguns deles piscam luzes do teclado para que o problema seja diagnosticado antes mesmo de levar a assistência técnica.
Existem, pelo menos que eu vi, dois locais onde as luzes piscam, nas teclas “Caps Lock” ou na “F11”, esta última normalmente responsável pelo Fn + Wireless (liga ou desliga o Wireless ao clicar o conjunto Fn + F11)
Pois bem, a primeira coisa e mais básica que temos que saber é sobre o conector de energia.
Quando ele está conectado e piscando ou aceso é que temos energia, é claro ! rs.
Mas ele piscando significa que está TENTANDO carregar a bateria do notebook. Digo tentar pois caso sua bateria esteja com problemas, ele envia a carga, mas a bateria não carrega assim mesmo, mas isto é um outro assunto.
Bom, partimos do ponto em que seu notebook está recebendo energia, ok ? A luz do conector de energia está aceso (piscando ou não)
Apertamos o botão de power e ele se acende.
Só que nada aparece na tela…
Aí que entram os códigos e luzes. Eles são emitidos em conjunto, como se fosse um código morse.
Por exemplo : Pisca 3 vezes em uma repetição com o mesmo intervalo de tempo, depois pára por um tempo maior (um pouco) e depois começa novamente as 3 piscadas. Isto significa que está com o código 3.
Então abaixo você identifica os erros e as possíveis soluções.
Sumário
Piscando 1 vez
Normalmente o problema é no CPU (processador). Ele pode estar muito quente, mau contato, queimado ou em alguns casos o cooler parou de funcionar.
Piscando 2 vezes
BIOS corrompida. A BIOS é um programa que entra em ação antes mesmo do Sistema Operacional ser chamado (Windows ou outro), e se este arquivo está corrompido é necessário consertar isto, vamos a alguma soluções :
- Talvez um Update resolva
-
Terá que trocar a BIOS (somente em assistência técnica)
Primeiro tentamos resolver. Quando ligar o notebook, mesmo sem aparecer nada, mantenha-o conectado e ligado. Após uns 10 minutos, segure o botão de liga/desliga por aproximadamente 5 segundos até que o notebook desligue.
Não o desconecte de nada e tente ligar novamente. Repita este passo até umas 3 vezes, pode ser que você consiga ligar o notebook, a partir disto terá que fazer o download da BIOS no site da HP e atualizar (e rezar para funcionar, rs)
Se isto não der certo, troca de BIOS para resolver.
Piscando 3 vezes
Este é o mais simples : Memória RAM mau encaixada ou com defeito.
Abra a parte traseira do seu notebook, desconecte e limpe a(s) memória(s). Se tiver mais que uma, tente isoladamente uma a uma para ver se inicia.
Na pior das hipóteses, terá que trocar a memória. Já peguei este problema diversas vezes aqui no laboratório.
Piscando 4 vezes
Placa de vídeo não funciona. Aqui pode ser um grande problema.
O básico para um sistema computacional ligar é placa mãe, fonte, memória, processador e placa de vídeo. Se algum deles não liga, nada funciona.
A placa de vídeo tem uma particularidade, como ela “rouba” uma parte da memória RAM, pode ser um problema no módulo de memória. Tente substituir. Caso o problema persista, provavelmente terá que trocar a placa mãe (sim, a placa de vídeo é soldada na placa mãe)
Piscando 5 vezes
Problema geral na placa mãe. Não preciso explicar muito né ?
Piscando 6 vezes
Problema na autenticação da BIOS.
Este é um raríssimo problema. Normalmente quando isto acontece o notebook já restaura automaticamente uma BIOS anterior que funcionou.
Outras dicas
- Faça um hard-reset no notebook
Desligue o notebook totalmente. Tire-o da tomada. Remova a bateria.
Sem nenhuma energia nele, pressione e mantenha apertado o botão de liga/desliga por 30 segundos.
Volte todas as conexões e ligue-o novamente.
- “Resetar” os módulos de memória
Desligue todas as conexões de energia, abra o notebook e tire todos os módulos de memória. Aguarde por uns 10 minutos e coloque novamente os módulos.
Ligue o notebook. Isto segundo um amigo da HP pode funcionar sim ! Por mais sem lógica que possa parecer.
Espero que isto resolva o problema do seu notebook.
Abraços.
Boa noite, estava fazendo back-up do note para formatar e ele apagou a tela como se estivesse embernando, depois não ligou nada, quanto as luzes a única que pisca quando aperto o power é a da AC mesmo colocando na energia a luz do AC não fica acesa, apenas apertando o power piscando 3x mesmo. Tentei resetar, limpar memória e nada.
Resolvido, o problema está na fonte.
Que bom que descobriu. Abraço
Ola, sou eu de novo! Desmontei o note de novo e troquei as pastas termicas e ele ligou, porém esta dando a mensagem “The system has detected that a cooling fab is not operating correctly” ou seja, cooler não esta funcionando né?! Teria alguns procedimentos a fazer? Por que antes de tirar e limpar o Cooler ele tava funcionando normalmente. Outra coisa estranha q aconteceu foi o teclado, ele esta totalmente desconfigurado depois de ser tirado e recolocado. Agradeço desde já
Olá Tiago,
Se está dando esta mensagem ou o cooler está desconectado ou tem algo prendendo ele, não deixando o cooler “rodar”. Quanto ao teclado, tente colocar o cabo mais no fundo, deve estar mau conectado.
Boa sorte e abraço
Ok obrigado, irei fazer esse teste! mas só uma observação. o cooler esta com dissipador (aquele caninho metalico) torto. meio amassado, isso impede do cooler funcionar?
O meu também e HP, também fiz de tudo, já estava passando raiva e tive que levar ao técnico. Quando estiver pronto conto o que aconteceu, mas pelas preliminares que o técnico disse é que aconteceu um curto e denificou alguma peça.
Pode ser a BGA. Normalmente se esquenta muito acaba causando curto-circuito na solda BGA da ponte Sul
Ola! O meu caso é o mesmo, Notebook HP não liga, caps look pisca 1 vez! td bem, troquei o processador, fiz uma limpeza, troquei a pasta termica, remontei ele corretamente e ele persiste nesse problema! Tambem ja resetei a bios e fiz o procedimento de botão power em 30 seg. e nada resolveu. Por favor alguem poderia me ajudar?
Olá Tiago,
A princípio, duas coisas : 1 – Mau contato no socket do processador (ou interno ou solda) e 2 – Problema na BGA ponte sul, que envia a voltagem e controle para o processador. Se ela está em curto, dá o mesmo erro do processador (1 piscada).
Me desculpe pela mal digitação, teclado de celular é pank.
Imagina. rs
O meu é o seguinte, depois de fazer uma limpeza no meu notebook ele ligou normalmente aí mechi normal e pot fim desliguei ele. Quando fui ligar rle novamente ele não queria mais ligar, quando aperto o botão power ele liga mas não aparece nada e desliga depois de 2 segundos e depois ele fica piscando, pisca todas as luzes led do teclado e o power ai desliga, depois de 3 segundos ele faz a mesma coisa, liga todos as leds e desliga. Pra mim desligar ele completamente só tirando a bateria. O que será que está acontecendo?
Olá Matheus,
Qual o seu note ?
Oi. Eu tenho um Pavillon 064br, com pouco mais de 1 mês de uso. Eu ligo ele, porém qdo uso minha senha, ele dá indícios de que irá iniciar, porém fica o tempo todo carregando junto a mensagem “bem-vindo”. Já ficou repetindo esse processo por mais de 2 horas sem ter iniciado.
Olá Naiane,
Você está com um problema nos arquivos. Teria que dar um boot com um disco de instalação do Windows e entrar no Prompt de Comando para executar um comando CHKDSK C: /x /f /r (onde C: é o drive do Windows). Estou fazendo um artigo sobre isto, mas ainda não está pronto.
Se conseguir colocar o HD em outro computador, conseguirá fazer isto, ou somente com um disco de boot.
Olá, tenho um HP PAVILION 14.
Aconteceu o seguinte, meu windows update não estava querendo baixar nenhuma atualização, então achei que fazendo uma restauração de sistema resolveria o problema. Fiz a restauração, acontece que quando o computador iniciou, e foi pra tela de login do windows 8 , apertei enter pra poder digitar a senha e depois ficou aparecendo a mensagem de aguarde e depois a tela começou a piscar sem parar. Já fiz o procedimento de tirar a bateria e desconectar o carregador, apertei durante 30 segundos a tecla de desligar, coloquei tudo de novo e nada, continua piscando a tela depois que eu tento colocar a senha…
Olá Natália, pelo que você está falando não consegui identificar se é problema de Windows ou problema de hardware. Aconselho a levar a uma assistência.
Caso não tenha problema em perder os arquivos, tente a reinstalação do sistema (se você tiver o recovery). Mas mais uma vez, se está com dificuldades ou dúvidas, leve a uma assistência para evitar o risco de perder arquivos ou danificar o notebook.
Eu respeitava tanto os Notebooks da HP e Dell, mas agora eu só compro os da LG. São como os fusquinhas antigos. Sempre funcionam quando a gente precisa! Conheço umas dez pessoas que possuem Notebooks da LG e todas só falam muito bem deles! Não congelam, não travam, não tem bugs e não tem necessidade fazer correções, pois foram muito bem projetados. Pode até ser que nem sejam mesmo da própria LG, mas são excelentes Notebooks!
Olá Paulo, realmente muitos notebooks atualmente com problemas de fábrica. Tenho recebido bastante modelos e marcas diferentes.
Mas de uma maneira geral todos pioraram mesmo, independente da marca.
Obrigado pela visita, abraço
OS DA ASUS SÃO BONS TAMBÉM
Sim. Muito bons !
Ola marcos,
intao, a luz repete sim, enquanto eu nao desligo o not ela nao para d pisca, so que entre uma piscada e outra tem um intervalo de mais o menos 2 segundos.
Então Gleice,
De acordo com as piscadas, pelo que você diz é uma só, que se repete. Então deve ser algo no processador. Leve a uma assistência técnica para resolver.
Boa sorte
Ola, meu notbook e da hp g42, ele nao liga, mais fica acesa direto duas luses, a do power e a do f12 como e de normal, mais a luz do caps lock fik piscando… ela da uma piscada e para por uns dois segundo, ai pisca dinovo e por ai vai! O que pode ser??
Olá Gleice,
É isso mesmo que diz no artigo. As duas luzes que você se refere são as de power (por estar ligado) e a do F12 é a do Wifi.
Agora, no CAPS a luz pisca uma quantidade de vezes, depois repete esta mesma quantidade. Quantas vezes o seu CAPS pisca ? 1 e para, aí repete, ou 2 ou 3…
Att
Marcos