Como excluir arquivos, diretórios e sub-diretórios no prompt do Windows

Prompt de comando
Comando muito útil para apagar todos os arquivos e sub-diretórios dentro de um diretório no prompt de comando
Autor: Marcos Carvalho 6 de julho de 2016

Muitas vezes precisamos excluir todos os arquivos com seus sub-diretórios e afins de um diretório do sistema.

Isto é bem útil para quando precisamos excluir arquivos Temporários ou Temporários da Internet.

Para quem não sabe, tudo que abrimos (praticamente tudo) é aberto um arquivo secundário para trabalhar como “temporário”. Exemplo, ao abrir o arquivo “documento1.docx” do MS Word, o próprio Word cria um novo arquivo na mesma pasta chamado “~documento1.docx” ou algo parecido, dependendo da versão, e este é um arquivo temporário.

Para que ele existe ? Basicamente para não encher sua memória RAM com o que você está digitando e guardar sempre uma cópia. Enquanto você não salvar o documento, ele será gravado tudo em seu temporário.

O mesmo acontece com a Internet. Quando abrimos o www.uol.com.br por exemplo, ele armazena as imagens e páginas em um local chamado “Temporários da Internet” que facilita e deixa mais rápida sua próxima navegação, não tendo que baixar novamente todo o conteúdo.

Mas o artigo aqui é sobre excluir diretórios e tudo o que estiver dentro dele, então vamos lá.

Abra seu prompt de comando (Iniciar, executar cmd)

Vá até o local que você deseja excluir, por exemplo c:\Windows

E digite

RMDIR TEMP /S /Q

Com este comando você excluirá a pasta (ou diretório) TEMP e todos os arquivos ou sub-diretórios que existirem dentro dela.

Não preciso nem dizer que você tem que tomar muito cuidado ao utilizar este comando, pois uma pasta errada e você estraga todo seu computador…

o RMDIR significa REMOVE DIRECTORY, ou seja, remover diretório e as opções /S /Q são para apagar os sub-diretórios em modo silencioso (quiet mode)

Aproveito para quem não souber, o comando para criar diretórios é MKDIR (make directory) e você pode utilizar somente com o nome a ser criado na frente, ex: MKDIR teste , e este criará o diretório teste no local em que você está.

LEIA  Principais comandos do Editor VI

 

Você pode gostar

Como criar arquivos ISO no Windows, Mac e Linux Aprenda a gravar uma imagem ISO para ter um backup do seu CD ou DVD
Como desativar a Microsoft Store no Windows 10 Se não utiliza a Microsoft Store, talvez seja interessante desabilitá-la para ganhar um pouco de performance
Perdeu a atualização gratuita do Windows 10 ? Você perdeu a atualização gratuita do Windows 10 ? Pois saiba que ainda é possível fazer o Download diretamente no site da Microsoft
Erro Api-ms-win-crt-runtime-l1-1-0.dll está faltando Como consertar o erro quando seu aplicativo não abre dizendo que falta o arquivo Api-ms-win-crt-runtime-l1-1-0.dll
Como configurar o teclado no Windows 10 Como configurar seu teclado no Windows 10, seja ele padrão Americano, Brasileiro ou Espanhol.
WalmartBR

10 comentários em “Como excluir arquivos, diretórios e sub-diretórios no prompt do Windows

  1. O inocente, porque eu iria remover uma pasta de sistema “Temp” com o comando RMDIR?
    O interessante seria um comando que removesse todos os arquivos, assim como, Pastas ou Diretórios dentro da Pasta “Temp” , mas sem removê-la para não prejudicar o computador!

    • Olá Claudio, obrigado por comentar.
      O artigo tem como intenção explicar um comando para excluir um diretório e todos seus sub-diretórios, bem como arquivos contidos nele.
      A pasta TEMP foi apenas um exemplo, mas vale ressaltar que “inocentemente” você limpa todos seus arquivos temporários sem prejudicar seu Windows.
      Este comando apaga os arquivos temporários inclusive a pasta TEMP, e quando o Windows tiver alguma necessidade de utilizar a pasta TEMP ele cria novamente. Se não criar logo, ao reiniciar o computador ele cria a pasta \Windows\Temp.
      Abraço

      • Oi Marcos Cavalhos, eu usei a palavra “inocente” para justamente vc pensar que eu lhe chamei de burro, mas esta não era a minha verdadeira intensão.
        Minha verdeira intenção era justamente vc me dar a resposta que eu queria ouvir, seja, esta pequena dica que o Windows realmente cria um diretório “Temp” mesmo quando ele está precisando ou na reinicialização, ou então, outra dica que atendesse o que eu pretendia. Tinha me esquecido deste detalhe. Obrigado mesmo de verdade pela dica.
        Esta é uma das minhas técnicas que eu uso muito no Youtube quando quero respostas dos donos dos Canais, ser um pouco agressivo para justamente o cara me explicar aquilo que não estou entendendo. Foi o que vc fêz! Tanto é verdade que eu já tenho esta resposta pronta num .txt só mudando o nome do dono do canal. Mas, de coração, obrigado mesmo! Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.