O Site da receita juntamente com o Software Java estão cada vez mais “amigáveis”, muitas pessoas não conseguem acesso ou não conseguem assinar documentos eletrônicos devido a falta de informação.
Existe uma configuração básica para o Java funcionar em basicamente todos os sites, mas é necessário o cadastro de algumas exceções para que tudo funcione perfeitamente.
Mãos à obra
Primeiro colocarei as telas de configuração do Java. Vale lembrar que você tem que ter a versão do Java mais atualizada possível. Entre no site http://www.java.com e clique no link “Eu tenho o Java?” para verificar se o Java está funcionando corretamente e se sua versão é a mais atual.
Para acessar este console de configuração, vá no iniciar e digite Java, como na imagem abaixo, e aparecerá o “Configure Java” ou “Configurar Java”
- Clique no botão Iniciar
- Digite Java no campo de pesquisa
- Aparecerá os programas que contém o Java. Clique no “Configurar Java”
Note que é essencial que esteja aparecendo esta mensagem “O Java no browser está ativado”, do contrário não funcionará.
Na aba de segurança, deixe as opções :
- Ativar conteúdo Java no Browser
(Nível de segurança) – Alta
- Clique no Editar lista de sites e preencha com estes sites, caso já tenha algum site, deixe tambem, pois pode ser necessário para acesso a outros.
Mas é necessário que tenham estes sites abaixo (cuidado com a digitação, pois uma letra errada e não funcionará)
Adicione todos estes :
(Editado) – Lista atualizada de sites para incluir nas exceções
Note que na minha imagem ainda possuo o site do emissor da nota fiscal de SP, caso você utilize tambem esta nota, pode adicionar http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br
Para adicionar, digite o site no campo em branco e clique em Adicionar, senão ele não adiciona.
Após adicionar os três… Dê um OK e voltamos a tela anterior
- Clique no Restaurar prompts de segurança
Confirme a restauração
- Antes de dar o OK, confirme a lista de sites, se foram incluídos com sucesso. Depois dê ok
Agora acessamos o site da Fazenda, fazemos o login com o Certificado Digital, entramos na opção Cadastro, e depois Clicamos no Domicílio Tributário Eletrônico
Clicamos no Solicitar Adesão
Pode ocorrer um bloqueio, como na tela abaixo :
Se este erro ocorrer :
- Clique no “X” em vermelho
- Mude a opção para “Sempre permitir plug-ins em cav.receita…”
- Clique em “Concluído”
Agora aparecerão diversos avisos de segurança, mostrarei dois tipos, mas podem aparecer mais. O procedimento é o mesmo para todos do mesmo tipo.
Clique em “Continuar”
Marque a opção “Eu aceito o risco e desejo executar esta aplicação” e depois clique em “Executar”
Após isso você conseguirá fazer a adesão ao DTE
Bom dia
Acontece comigo a mensagem “Não foi possível carregar o keystore” desonsiderar aspas, tanto no navegador internet explorer, quanto Mozilla Firefox, o nosso certificado é A1 (Capi) e tanto temos a leitora com cartão A3. O processo também chega até depois da assinatura. vou providenciar os prints e enviar por e-mail.
Obrigado Marcos. Token. Vou providenciar o envio. Grato!
alguem conseguiu identificar este erro de carregar o keystore?
Olá Renato,
Do mesmo jeito que falei com a Soraia e Mariéli, você poderia me passar o print das duas telas (a das exceções do Java e a do erro em si) para [email protected]. Só para eu saber, você utiliza token ou leitora de e-card ?
Att
Marcos
Olá possuo o mesmo erro da Mariéli após instalar o java e seguir os passos para Adesão ao DTE aparece esta mesma mensagem: Não foi possível carregar o keystore. Do que se trata? E como devo proceder?
Olá Soraia,
Você usa leitora ou token ? Teria como me passar um print desta tela e das exceções do Java ? [email protected]
Atenciosamente,
Marcos
Soraia, bom dia!
Conseguiu solução para o erro?
Bom dia! Fiz todas as configurações, eu chego a assinar o DTE, diz para aguardar a tela de confirmação e volta com o seguinte erro: Não foi possível carregar o keystore. Alguém sabe o que pode ser?
Olá Mariéli,
Este erro é referente ao armazenamento das chaves de criptografia. Você usa leitora ou token ?
Teria como me passar um print desta tela e das exceções do Java ? [email protected]
Atenciosamente,
Marcos
Macos, não estou conseguindo acessar o DTE (opção pelo domicílio tributrário eletronico). Quando clico no link a nova tela nao abre. Parece ser um problema relacionado aos certificados da Receita. O erro gerado pelo Firefox é: receita ‘sec_error_unknown_issuer. Já testei em 3 navegadores, e em 4 máquinas diferentes (W8 e W7). Minhas cadeias de certificado estão todas instaladas/atualizadas. Não sei se esse problema tem relação com o Java. Você sabe o que pode ser?
Olá Wellington, este erro é problema no certificado. Pode ser no token, ou no comunicação entre os certificados (cadeia e token).
Tem um link com um vídeo para resolver este problema, mas não sei se funciona.
Tente lá para ver. https://www.youtube.com/watch?v=Ao8uI3GOOlM
Boa sorte.
Marcos
Marcos, obrigado pela ajuda. A solução do vídeo não funciona no meu caso, pois o navegador não deixa eu adicionar uma exceção de segurança. Ele alega que o certificado da URL (o site da receita) é válido e por isso não é necessário adicioná-lo como exceção.
Olá Wellington,
Que pena que não funcionou. Mas não sendo isso, recomendo que você ligue para a empresa que lhe vendeu o certificado digital para se certificar que ele não está com problema.
Já tive uma leitora aqui que relatou um erro parecido com este (infelizmente não estou achando este comentário) e ela disse que depois de ligar para a Certisign (que era a empresa do certificado dela) eles informaram que o problema estava na mídia.
Depois dê um retorno para saber se era isso mesmo.
Ah, só para confirmar, você não consegue abrir nenhum site com o certificado né ? Acessa o site da receita e quando clica para o “acesso com o certificado digital” dá este erro ?
Abraço
Marcos
Marcos, o meu certificado está OK. Eu consigo logar no e-CAC normalmente (e também em outros sites). O problema é que DEPOIS de logado, eu não consigo abrir a opção do DTE. Inicialmente pensei que fosse um problema do Java, mas parece que não é. Já tentei 3 navegadores e 4 PCs diferentes, todos com o mesmo problema. Parece ser algo relacionado ao site da RFB.
Não funciona no Mac OS X 10.10.2.
Olá Tarcisio,
Está recebendo qual mensagem ?
Obrigado muito bom… tudo deu certinho…
De nada Ricardo.
Abraço
Ajudou muito!
Muito obrigado!!
Olá Fernando. Ótimo !
Abraço
Oi Marcos. Desculpe a demora em te retornar. Consegui finalizar aquele procedimento. era um problema no certificado da unidade certificadora, que nao estava como confiavel, e sim como intermediario. Custou mas consegui. Mas agradeço toda a sua atençao. Abraço!!
Nossa Caroline, foi uma luta heim ?
Aqui vou sempre tentando ajudar, mas muitas vezes quando fazemos tudo certo e não funciona, o problema é o certificado ou a leitora mesmo.
Que bom que conseguiu afinal !
Abraço