Emissor NFe no MAC – Erro Inesperado

Emissor NFe MAC - Erro inesperado
Instalando o software Emissor NFe no MAC, corrigindo o 'Ocorreu um erro inesperado'. Todos os passos da instalação.
Autor: Marcos Carvalho 12 de dezembro de 2015
21 de novembro de 2019

Este artigo abaixo destina-se a usuários mac até a versão 10.14, se sua versão já é a mais recente (Catalina), verifique nosso novo artigo que fala sobre o Emissor NFe no Catalina

O software Emissor de NFe gratuito tem suas limitações, porém é muito útil para quem não tem um sistema que faça a emissão das Notas Fiscais com o Certificado Digital.

Algumas pessoas tem uma certa dificuldade em executar o software Emissor NFe em outros sistemas operacionais como o MAC OsX e linux, mas saibam que o processo é bem simples, só existe um passo a mais para ser feito e tudo funcionar normalmente.

Muitas vezes as pessoas se deparam com o “Erro desconhecido” e desistem, mas aqui tratarei deste erro para que o Emissor NFe funcione normalmente.

Os requisitos básicos para o funcionamento do Emissor NFe em QUALQUER Sistema Operacional é ter o JVM (Máquina Virtual Java) funcionando perfeitamente em sua versão mais recente e claro, uma conexão com a Internet.

As telas que colocarei aqui são bem do início da instalação, verificando o JAVA primeiramente, para depois instalar o Emissor NFe e atribuir as permissões necessárias.

Vale ressaltar que utilizarei dois navegadores, o Chrome e o Firefox, o Chrome utilizarei para baixar o Emissor NFe e o Firefox para utilizar o Java, uma vez que o Chrome não executa mais plugins NPAPI (como o Java)

Verificando o Java no MAC OsX

Utilizando o Firefox, abra o www.java.com e clique no “Eu tenho o Java?” para verificar se a última versão está instalada

Verificação do Java
Verificação do Java

Se você já tiver o Java instalado aparecerá esta tela abaixo, senão ele abrirá o Download.

No caso desta tela abaixo, clique em “Ativar o Java” e depois clique em “Permitir e memorizar”

Ativando o Java no Browser
Ativando o Java no Browser

Agora confirme a ativação do Java no navegador, marcando como “Não mostrar novamente para aplicações do editor e local acima”, depois clique em “Executar”

Confirmando ativação do Java
Confirmando ativação do Java

Quando você chegar nesta tela está tudo ok. O Java está ativado, atualizado e executando em seu navegador (neste caso o Firefox)

Java Instalado e Atualizado
Java Instalado e Atualizado

Instalando o Emissor NFe no MAC OsX

Agora utilizaremos o navegador Chrome. Abra o chrome e acesse a página http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br e selecione a última versão (hoje está acima do 3.10) e clique no link. Aparecerá a página abaixo.

LEIA  Identificando problemas no HD

Basta clicar no link “SOFTWARE EMISSOR NF-E”

Baixando o Emissor NFe no MAC
Baixando o Emissor NFe no MAC

Em alguns casos aparecerá esta tela que o “emissorNFe.jnlp” não pode ser aberto porque procede de um desenvolvedor não identificado.

Se no seu caso não acontecer isso, passe para as Atribuições das Permissões (logo abaixo).

Emissor NFe não pode ser aberto
Emissor NFe não pode ser aberto

Se você recebeu esta tela, vá no menu da Maça, Preferências do Sistema, Segurança e Privacidade, clique no cadeado abaixo para fazer alterações e mude para “Qualquer lugar”.

Isto permitirá que seu MAC execute programas de quaisquer desenvolvedores que não sejam a própria Apple

Segurança e Privacidade
Segurança e Privacidade

Clique no botão “Permitir de Qualquer lugar” e pode clicar no link de download do “SOFTWARE EMISSOR NF-E” novamente

Segurança - Permitir de qualquer lugar
Segurança – Permitir de qualquer lugar

Atribuindo permissões para o “Erro inesperado

Agora o programa abrirá e exibirá umas mensagens como na tela abaixo

Instalando Emissor NFe
Instalando Emissor NFe

Mais uma vez aparecerá a confirmação, marque o “Não mostrar novamente…” e depois clique em “Executar”

Confirmação da Execução do Emissor NFe no MAC
Confirmação da Execução do Emissor NFe no MAC

Agora temos a mensagem do “Ocorreu um erro inesperado”. Para se certificar do erro, clique em “Mostrar Detalhes”

Emissor NFe MAC - Erro inesperado
Emissor NFe MAC – Erro inesperado

No meu caso, este erro inesperado é o “Erro ao criar base de dados”, o que é comum em Sistemas Apple e Linux, pois o programa não possui permissões de superusuário.

Emissor NFe - Detalhes do erro inesperado
Emissor NFe – Detalhes do erro inesperado

Feche o programa Emissor NFe

Para resolver este problema, teremos que acessar o Terminal, mas não se assuste, são somente dois comandos para resolvermos tudo.

Para acessar o terminal, procure no Menu Ir, Utilitário, Terminal.

Abrirá uma tela aguardando um comando

Nela colocaremos os dois comandos abaixo seguidos de [Enter], após os comanos explicarei  para não deixar nenhuma dúvida.

sudo mkdir /database
sudo chmod -R 777 /database

Na primeira linha, criaremos a paste database no diretório raiz do seu disco (com permissão de superusuário), então é importante não esquecer os espaços e a “barra” junto ao “database”

LEIA  Iniciando o Debian Jessie em modo texto

Na segunda linha damos permissão de gravação para todos os usuários nesta mesma pasta database

Como o comando sudo está presente antes dos comandos em si, na primeira vez que você colocar ele irá pedir uma senha, esta senha é a de administração do MAC, digite-a e tecle enter.

Após isto feito, abra o programa Emissor NFe que estará tudo funcionando normalmente.

Emissor NFe funcionando no MAC
Emissor NFe funcionando no MAC

Caso alguem tenha outro problema que não seja este coloque aqui nos comentários. E se conseguiu resolver coloque também ! 🙂

Você pode gostar

iMac com o cooler fazendo barulho Algumas vezes o iMac fica com um barulho muito forte, principalmente após uma troca de HD. Veja como resolver este problema
El Capitain, o novo sistema da Apple para Desktops e Notebooks O novo Sistema Operacional da Apple chega com tudo. Velocidade, estabilidade e beleza. Conheça mais sobre o El Capitain
Alterar o servidor de entrada de emails no MAC OS Yosemite Alterar o servidor de entrada de e-mails no MAC OS Yosemite, que fica desabilitado por padrão.
Combinações de teclas de inicialização para MAC Algumas combinações de teclas para a inicialização em diferentes modos do MAC. Modo de segurança, Modo monousuário, Modo de recuperação e outras...
Emissor NFe no macOS Catalina Como resolver o erro do emissor NFe do Sebrae no mac OS Catalina
WalmartBR

162 comentários em “Emissor NFe no MAC – Erro Inesperado

  1. OLÁ.

    Fiz todo o procedimento e ocorreu tudo bem, porém quando vou restaurar o arquivo de backup vindo do meu antigo PC onde estavam todos os cadastros e notas ja emitidas da erro.

    É possível fazer esse backup sem apresentar erro?

    • No Mac OS somente o A1. tenho o certificado A3 , mas uso o BOOTCAMP somente para emitir NFe. Ainda não vi ninguém comentando que conseguiu emitir NFe com o Cerficado A3. Espero ter ajudado.

  2. Olá fiz tudo passo a passo. Abriu certinho. O problema é que agora não consigo puxar a tal extensão .dll ou .dylib ou .so. O meu certificado é um TOKEN da DigitalSgin mas eles não conseguem me ajudar. Disseram que vou ter que colocar o Windows para funcionar o emissor gratuito pq meu MaCBook não reconhece a extensão da biblioteca… é isso mesmo?

    • Oi, por acaso você conseguiu resolver?
      Também tenho o mesmo problema. Meu certificado é da Valid, está funcionando Ok no meu Mac e é reconhecido quando testo no site da Fazenda. Mas quando no Emissor vou em Sistemas -> Certificados o emissor não consegue “encontrar” o certificado. Por último gostaria de saber se é possível alguém passar recomendações de outros emissores para Mac, mesmo que sejam pagos. Obrigado pela atenção!

  3. Bom Dia!
    Artigo interessante e muito útil.

    Só que no meu MAC eu não tenho o Terminal??!!!!

    Alguém pode me ajudar para instalar o terminal?

    Obrigado,

    Sergio

  4. ola, instalei tudo certinho mas quando eu tento restaurar os arquivos que salvei em outro computador, aparece uma mensagem de erro parecida com a que estava quando inicializava o emissor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.