Emissor NFe no MAC – Erro Inesperado

Emissor NFe MAC - Erro inesperado

O software Emissor de NFe gratuito tem suas limitações, porém é muito útil para quem não tem um sistema que faça a emissão das Notas Fiscais com o Certificado Digital.

Algumas pessoas tem uma certa dificuldade em executar o software Emissor NFe em outros sistemas operacionais como o MAC OsX e linux, mas saibam que o processo é bem simples, só existe um passo a mais para ser feito e tudo funcionar normalmente.

Muitas vezes as pessoas se deparam com o “Erro desconhecido” e desistem, mas aqui tratarei deste erro para que o Emissor NFe funcione normalmente.

Os requisitos básicos para o funcionamento do Emissor NFe em QUALQUER Sistema Operacional é ter o JVM (Máquina Virtual Java) funcionando perfeitamente em sua versão mais recente e claro, uma conexão com a Internet.

As telas que colocarei aqui são bem do início da instalação, verificando o JAVA primeiramente, para depois instalar o Emissor NFe e atribuir as permissões necessárias.

Vale ressaltar que utilizarei dois navegadores, o Chrome e o Firefox, o Chrome utilizarei para baixar o Emissor NFe e o Firefox para utilizar o Java, uma vez que o Chrome não executa mais plugins NPAPI (como o Java)

Verificando o Java no MAC OsX

Utilizando o Firefox, abra o www.java.com e clique no “Eu tenho o Java?” para verificar se a última versão está instalada

Verificação do Java

Verificação do Java

Se você já tiver o Java instalado aparecerá esta tela abaixo, senão ele abrirá o Download.

No caso desta tela abaixo, clique em “Ativar o Java” e depois clique em “Permitir e memorizar”

Ativando o Java no Browser

Ativando o Java no Browser

Agora confirme a ativação do Java no navegador, marcando como “Não mostrar novamente para aplicações do editor e local acima”, depois clique em “Executar”

Confirmando ativação do Java

Confirmando ativação do Java

Quando você chegar nesta tela está tudo ok. O Java está ativado, atualizado e executando em seu navegador (neste caso o Firefox)

Java Instalado e Atualizado

Java Instalado e Atualizado

Instalando o Emissor NFe no MAC OsX

Agora utilizaremos o navegador Chrome. Abra o chrome e acesse a página http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br e selecione a última versão (hoje está acima do 3.10) e clique no link. Aparecerá a página abaixo.

LEIA  Descobrir senha do modem roteador da Vivo

Basta clicar no link “SOFTWARE EMISSOR NF-E”

Baixando o Emissor NFe no MAC

Baixando o Emissor NFe no MAC

Em alguns casos aparecerá esta tela que o “emissorNFe.jnlp” não pode ser aberto porque procede de um desenvolvedor não identificado.

Se no seu caso não acontecer isso, passe para as Atribuições das Permissões (logo abaixo).

Emissor NFe não pode ser aberto

Emissor NFe não pode ser aberto

Se você recebeu esta tela, vá no menu da Maça, Preferências do Sistema, Segurança e Privacidade, clique no cadeado abaixo para fazer alterações e mude para “Qualquer lugar”.

Isto permitirá que seu MAC execute programas de quaisquer desenvolvedores que não sejam a própria Apple

Segurança e Privacidade

Segurança e Privacidade

Clique no botão “Permitir de Qualquer lugar” e pode clicar no link de download do “SOFTWARE EMISSOR NF-E” novamente

Segurança - Permitir de qualquer lugar

Segurança – Permitir de qualquer lugar

Atribuindo permissões para o “Erro inesperado

Agora o programa abrirá e exibirá umas mensagens como na tela abaixo

Instalando Emissor NFe

Instalando Emissor NFe

Mais uma vez aparecerá a confirmação, marque o “Não mostrar novamente…” e depois clique em “Executar”

Confirmação da Execução do Emissor NFe no MAC

Confirmação da Execução do Emissor NFe no MAC

Agora temos a mensagem do “Ocorreu um erro inesperado”. Para se certificar do erro, clique em “Mostrar Detalhes”

Emissor NFe MAC - Erro inesperado

Emissor NFe MAC – Erro inesperado

No meu caso, este erro inesperado é o “Erro ao criar base de dados”, o que é comum em Sistemas Apple e Linux, pois o programa não possui permissões de superusuário.

Emissor NFe - Detalhes do erro inesperado

Emissor NFe – Detalhes do erro inesperado

Feche o programa Emissor NFe

Para resolver este problema, teremos que acessar o Terminal, mas não se assuste, são somente dois comandos para resolvermos tudo.

Para acessar o terminal, procure no Menu Ir, Utilitário, Terminal.

Abrirá uma tela aguardando um comando

LEIA  Firefox 52 não executa Java, Silverlight (NPAPI)

Nela colocaremos os dois comandos abaixo seguidos de [Enter], após os comanos explicarei  para não deixar nenhuma dúvida.

sudo mkdir /database
sudo chmod -R 777 /database

Na primeira linha, criaremos a paste database no diretório raiz do seu disco (com permissão de superusuário), então é importante não esquecer os espaços e a “barra” junto ao “database”

Na segunda linha damos permissão de gravação para todos os usuários nesta mesma pasta database

Como o comando sudo está presente antes dos comandos em si, na primeira vez que você colocar ele irá pedir uma senha, esta senha é a de administração do MAC, digite-a e tecle enter.

Após isto feito, abra o programa Emissor NFe que estará tudo funcionando normalmente.

Emissor NFe funcionando no MAC

Emissor NFe funcionando no MAC

Caso alguem tenha outro problema que não seja este coloque aqui nos comentários. E se conseguiu resolver coloque também ! 🙂

 

Talvez você goste...

iMac com o cooler fazendo barulho Algumas vezes o iMac fica com um barulho muito forte, principalmente após uma troca de HD. Veja como resolver este problema
El Capitain, o novo sistema da Apple para Desktops e No... O novo Sistema Operacional da Apple chega com tudo. Velocidade, estabilidade e beleza. Conheça mais sobre o El Capitain
Alterar o servidor de entrada de emails no MAC OS Yosem... Alterar o servidor de entrada de e-mails no MAC OS Yosemite, que fica desabilitado por padrão.
Combinações de teclas de inicialização para MAC Algumas combinações de teclas para a inicialização em diferentes modos do MAC. Modo de segurança, Modo monousuário, Modo de recuperação e outras...
Finalizar um programa no Mac (forçar encerrar) Algumas vezes é necessário Encerrar um Aplicativo no Mac de forma forçada, veja como fazê-lo

123 comentários em “Emissor NFe no MAC – Erro Inesperado

  1. Oi Marcos!
    Fiz o procedimento indicado no seu tutorial e o emissor funcionou. Porém meu computador, imediatamente, ficou MUITO lento e no dia seguinte fui tentar ligá-lo e não inicia mais.
    Como faço para reverter o comando inserido? Tem alguma sugestão de como proceder?

    Obrigada!

    • Olá Grasiele,
      Este procedimento de colocar permissões somente na pasta database para todos os usuários poderem gravar não afeta em nada o sistema. Só mexe na pasta “database” que é uma pasta exclusiva do NFe.
      Você deve estar com algum problema em seu computador. Nada relativo a isto.
      Abraço
      Marcos

  2. Olá Marcos,

    vi alguns tutoriais que você fala sobre como fazer o emissor de NFe reconhecer o Token A3 no sistema MAC OS. Tentei efetuar os passos relatados no tutorial mas não tive sucesso. Quando digito o caminho para o emissor procurar o Token /usr/local/lib/libeTPkcs11.dylib vem uma mensagem com 3 possibilidade de erro:

    1 – o dispositivo não esta conectado ( meu mac reconhece o Token)
    2- a biblioteca de implementação PKCS11 é invalida
    3- o PIN fornecido é invalido

    Se souber de outro caminho, ou se devo fazer dar algum comando no Terminal, me avise.

    seu tutorial é muito valido para quem emite NFe no MAC OS. Abraço.

    Giovanni Tacito

    • Olá Giovanni,

      Infelizmente o certificado digital A3 no MAC está um problema há algum tempo…

      Sugiro sempre antes de comprar o certificado, verificar com a empresa se ele é compatível com o Mac, pois depois da atualização do 10.10 (se não me engano) não funcionou mais.

      Para Mac e Linux, o mais garantido é comprar o A1, de arquivo mesmo. Claro que não tem a facilidade de durar mais de 1 ano, porém você instala em qualquer computador, “sobe” para algum aplicativo (emissor de NFe), e coloca em vários computadores ao mesmo tempo.

      Um abraço

  3. Obrigada Marcos !!!! Vou procurar saber direitinho
    Meu certificado é o A1 sim, válido por 1 ano.
    Utilizo o emissor gratuito que agora é fornecido pela sebrae, ele foi descontinuado no site oficial. Mas está funcionando perfeitamente ! Obrigada mais uma vez

  4. Ola a todos! Estou pensando em adquirir um macbook, para trabalho, porem todas as vezes que pensei em compra, verificava nos sites dos órgão competentes e nunca tinha informações suficientes , programas incompatíveis, ligava e ninguém sabia informar nada, por isso continuei adiando a compra do mac, mas depois que vi esse post, fiquei animada, parabéns por compartilhar. Alguém já finalizou o processo, emitiu e transmitiu os dados da nfe na sefaz e deu certo??

    • Olá Régia,

      Sim, você pode adquirir um Macbook para trabalhar e emitir suas notas fiscais. O grande vilão da história é o Certificado A3, que alguns modelos não funcionam com Mac, mas se você adquirir um certificado A1 – o arquivo, que é válido somente por 1 ano – funciona normalmente.
      Vale ressaltar que o Emissor Gratuito da Fazenda para SP não está funcionando. Não sei como está em outros estados, mas a tendência é que eles sejam descontinuados.
      Então, com um Macbook e certificado A1 você poderá usar algum programa (de preferência Nuvem) para emitir suas notas fiscais. Aqui no blog recomendamos o Market-up que é simples, porém grátis. Existem outros como o Conta Azul, por exemplo. Mas como é um software pago, não falarei sobre ele aqui pois não tenho informações.
      Ah, se na hora de comprar seu certificado digital te oferecerem um A3 e este for compatível com o Mac, tudo bem, funciona do mesmo jeito.
      Porémmmm… Pode futuramente haver uma atualização do osX que não funcione mais. Então 100% garantido é Arquivo (não token) A1, funciona em Mac, Linux, Windows, Nuvem, etc… Inclusive os certificados A1 poderão ser instalados em mais de 1 computador e no caso de softwares em nuvem (market-up ou Conta Azul) você pode “subir” o certificado e utilizar depois em qualquer computador, smartphone ou tablet.

      OBS FINAL: Sempre pergunte ao orgao emissor do certificado digital se o certificado a ser comprado, mesmo o A1, funciona no MAC, ok ? Não quero ser responsabilizado por qualquer problema disso, rssrsrsr.

  5. Estou pensando em adquirir um macbook, para trabalho, porem todas as vezes que pensei em compra, verificava nos sites dos órgão competentes e nunca tinha informações suficientes , programas incompatíveis, ligava e ninguém sabia informar nada, por isso continuei adiando a compra do mac, mas depois que vi esse post, fiquei animada, parabéns por compartilhar. Alguém já finalizou o processo, emitiu e transmitiu os dados da nfe na sefaz e deu certo??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.