Problemas com o Certificado Digital e Java no site da Receita Federal

Você que está com problemas no Certificado Digital e Java no Site da Receita Federal

Atualizado

Mensagem “Aplicação bloqueada por Definições de Segurança” ao acessar o site da Receita Federal com o Certificado Digital

Após a atualização do Java 7.5, seguindo a mesma linha do post anterior https://www.blogdainformatica.com.br/problemas-com-o-emissor-nfe-e-java/ o acesso ao site da Receita Federal também resulta em erro ao acessar com o Certificado Digital.

Aplicação Bloqueada por Definições de Segurança
Site da Receita Federal acusa erro com acesso do Certificado Digital

Ou mesmo essa

Erro no acesso com Certificado Digital no Site da Receita
Erro no acesso com Certificado Digital no Site da Receita

Da mesma forma, a solução é simples :

1 – Atualize o Java, instale a versão mais recente em http://www.java.com
2 – Acesse o [Menu Iniciar], [Programas] ou [Todos os programas], [Java], [Configure Java]
3 – Clique na aba de [Segurança], [Editar lista de sites] e cadastre dois sites :


http://cav.receita.fazenda.gov.br
https://cav.receita.fazenda.gov.br
http://www.receita.fazenda.gov.br
https://www.receita.fazenda.gov.br
https://receita.fazenda.gov.br
https://www3.cav.receita.fazenda.gov.br

(sites atualizados em 30/04/2015)

Adicionando estes dois sites nas exceções seu acesso ao site irá funcionar perfeitamente.

Este é um problema muito comum e está deixando os usuários em pânico, principalmente com o prazo de entrega do IRPF chegando ao fim.

Boa sorte a todos !

Avast

Para quem utiliza o Avast, fica uma dica do leitor Artur.

Abra a interface do Avast, clique em Configurações, Proteção Ativa, no Módulo de Internet clique em Personalizar e DESABILITE a opção “Habilitar o escaneamento do tráfego HTTPS”.

Existem outros sites que causam um problema parecido, consulte o assunto java para mais informações sobre outros erros. Caso tenha outro problema em Java, comente aqui embaixo.

Atualização 01/06/2016

Quem está com problema com a versão do Java, ou mesmo com a senha, desinstale a versão 8.91 e instale a 8.66. Segue o link para o Dwonload da Versão 8.66.

Problemas com a Assinatura da Procuração Eletrônica 27/07/2016

Conforme prometido, segue vídeo com passo a passo para fazer o Java funcionar corretamente, junto com o Certificado Digital e o Internet Explorer 11

  Lista de comandos para Windows 7 e 8

Certificado Digital, Java, receita, Software, Windows

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

440 comentários em “Problemas com o Certificado Digital e Java no site da Receita Federal”

  1. Ae Artur. Pimba!

    Obrigado pela disposição de todos. O Avast tava travando.

    Obrigado a todos e Marcos, parabéns pela iniciativa. Sucesso a todos?

  2. Caro amigo Marcos, primeiramente quero agradecer mais uma vez.
    Respondendo suas perguntas.
    1 esse procedimento do site do java fiz, inclusive com a última versão do Java e tmb testei com outras versões para testes apenas.
    2 esse procedimento de testar o certificado em outras aplicações tmb já fiz o teste é um sucesso, pois aki é um escritório contábil então site caixa, sefaz entre outros o certificado funciona tranquilo.
    3 nesse extato momento está com Win 8.1 32bits e estou com 3 navegadores IE11, Mozila e Chrome. Antes nesse pc era win7 64bit, instalei o Win8.1 hoje achando q ia resolver. Não foi 🙁
    4 o modelo do certificado como eu lhe disse tem vários aki, np site da receita não vai nenhum, em outros eu consigo.

    • Olá Artur, obrigado pelo retorno.

      O certificado Digital você acessa normalmente em outros sites / aplicativos ?

      Se sim, faça duas coisas :
      1) no Chrome, clique no botão lateral do lado direito (o que abre um menu) e depois clique em configurações.
      Vá até o final de baixo e clique em Mostrar Configurações Avançadas. Depois vá até mais embaixo e clique no botão Alterar Configurações de Proxy.
      Vai abrir as Propriedades de Internet. Clique na aba avançadas, depois Restaurar Configurações Avançadas e depois o botão Redefinir.
      Dê o Ok em tudo.
      2) Abra as configurações do Java (Menu iniciar, java, Configurar Java), aba de segurança, depois Editar lista de Sites e verifique se os sites de excessão estão corretos. Se for o caso, copie e cole estes daqui :

      https://cav.receita.fazenda.gov.br
      http://www.receita.fazenda.gov.br

      E depois me dê um retorno.

      Me fale tambem se você está recebendo alguma mensagem de erro ou ele simplesmente fica girando o ícone do Java.

      Abraços

      • Caro Marcos, ainda estou no escritório. A notícia boa é que achei o problema. A mer… do Avast!
        Sinceramente já estava sem esperança, mas por pura coincidência esse antivírus deu erro e fechou o serviço, neste meio tempo eu fui em mais uma tentativa testar o site da receita e para meu espanto funcionou. Após reiniciar o pc parou de novo, então fui clicar com botão direito no avast e desativar ele, fui testar e nada. Então fui nos serviços do Windows e desativei esse tal de avast na marra e para minha alegria funcionou. Após isso fui caçar dentro das configurações do avast oq travava o plugin do site da Receita, descobri q nas opções dele em PROTECÃO ATIVA/MODULO DE INTERNET/PERSONALIZAR
        Desabilitei a opção HABILITAR O ESCANEAMENTO DO TRAFEGO DE HTTPS.
        Ou outra opção é acrescentar o site da Receita em Exclusões na mesma guia.
        Quero deixar a dica e agradecer ao Marcos.

        • Poxa, que bom que resolveu… Ja peguei muitos casos do avast bloquear o trafego de internet.
          Vou editar o artigo e colocar isto como referencia.
          Abracos

  3. Boa noite a todos, Marcos primeiramente quero agredecer ao seu trabalho, parabéns.
    Estou com esse problemas já tem um mês e não é em um pc apenas, mesmo problema da Rosimeire, fica carregando a bolinha do navegador não aplicaçao do Java, essa configuraçao de liberar os sites já fiz no Java. Desde já agradeço.

    • Olá Artur, obrigado pelo elogio.

      Primeiro, eu vou até colocar no próprio artigo, quando não funciona, os passos são :
      1) Entrar no site http://www.java.com, ir no link “Eu tenho o java?” e clicar no botão para executar a verificação.
      Isto tudo no navegador que esteja utilizando para o acesso ao site da receita.
      2) Este é mais difícil, mas se conseguir, testar o certificado digital em outra aplicação. Caso não consiga testar, me informe o modelo do certificado (leitora ou token) e de onde é (serasa, certsign)
      3) Qual o windows e navegador está utilizando.
      Pois, para funcionar o acesso ao site da receita pelo ECAC, tudo tem que estar ok : Java, Certificado, Exceções do java relativas ao site.

      Abraços.

  4. Boa tarde! Estou com esse problema há mais de um mês. Fiz isso que falaram mas não funcionou também.. Poderia me ajudar? Obrigada!

    • Olá Fernanda, a mensagem que você recebe é esta do artigo : “Aplicação bloqueada por definições de segurança” ???

      Me fale o que está acontecendo, verifique no site http://www.java.com no botão “verificar versão do java”. Este é o primeiro passo.

      Depois mes responda aqui.

  5. Marcos, no meu Note (Windows 8.1, usando o Chrome) as tuas instruções não funcionaram. Será que só funciona no IE “X”, ou Firefox “Y”? Já limpei cache, já limpei no painel do Java, e nada!! Grato antecipadamente,

    • Olá J. C.

      É para funcionar no Chrome sim !
      Vamos tentar resolver. Primeiro, acesse http://www.java.com/pt_BR/download/installed8.jsp e clique no botão do meio escrito “Verificar versão do Java”.
      Preste atenção no canto superior direito do Chrome, perto da “estrela” se não vai aparecer um “x” dizendo que foi bloqueado, se aparecer, clique em cima e autorize.
      Pode também aparecer uma tela cinza sobre o Chrome, perguntando se você “deseja executar esta aplicação”, confirme esta execução, marque “não exibir novamente” e veja se o java executa no meio da tela.

      E, se não der, me fale os passos que você fez e os resultados que aconteceram.

      Abraços,
      Marcos

    • Ola amigo, desculpe, editei seu comentario pq nao posso deixar links deste site, pois pode conter vírus. Se quiser escrever o site da receita fique a vontade.
      Abraços e obrigado pela visita

    • Olá Rosemeire,

      Se fica carregando com aquela “telinha” do java, rodando uma barra de progresso circular azul, deve ser a permisão do Java para funcionar.

      Me fale qual o navegador que você utiliza que lhe digo como fazer para autorizar.

      Abraços

Os comentários estão encerrado.