Mais vendidos

veja mais...

Problema com conexão a Internet e Rede

Introdução Hoje vamos tratar de problemas com conexão a redes e a Internet. Não vamos tratar de problemas comuns. Falaremos de um problema um pouco mais avançado… Partimos aqui do princípio em que estes passos já estão corretos: – A Internet está conectada a um modem (ou diretamente)– Caso tenha um roteador (Wifi ou não), … Leia mais

Atualizado

Introdução

Hoje vamos tratar de problemas com conexão a redes e a Internet.

Não vamos tratar de problemas comuns. Falaremos de um problema um pouco mais avançado…

Partimos aqui do princípio em que estes passos já estão corretos:

– A Internet está conectada a um modem (ou diretamente)
– Caso tenha um roteador (Wifi ou não), ele já está configurado
– A placa de rede está “ATIVA”
– O cabo de rede ou o adaptador sem fio já está previamente conectado/configurado em seu computador/notebook

Mas mesmo assim o ícone (ao lado do relógio do Windows) está dizendo que você não tem acesso a nenhuma conexão (Nenhuma conexão disponível)

Principais Causas

– Firewall de terceiros e/ou antivírus (o Avast dá muito este problema)

– Problema no Winsock (porta de comunicação + endereço de rede)

Mãos à obra

Primeiramente desabilitamos e se for possível até desinstalamos os programas de terceiros que possuam Firewall. Avira, Avast, Norton, AVG, etc…

Antes de reiniciar o Windows, não custa nada já fazer o procedimento para limpar o Winsock.

Clique no botão Iniciar, Todos os Programas (falo de Windows 7, mas pode ser o equivalente para outro), Acessórios e clique com o botão direito sobre o “Prompt de Comando”.

Isto abrirá uma janela de opções, clique (agora com o esquerdo) na “Executar como Administrador”. Confirme a solicitação de segurança a seguir.

Após isto abrirá uma tela preta, em qual aguarda um comando. Digite :

netsh winsock reset catalog

e dê um ENTER

Agora sim, reinicie o computador

  Erro Windows Update 80070570 Windows 7

Conclusão

Este artigo foi para um caso específico e avançado de solução de problemas de conexão a Internet e Rede. A grande maioria dos casos não precisa de tudo isto, aliás se você estiver com um problema de instalação de placa de rede, sem sinal de Internet, entre outros, esta não é a solução.

É sim para este caso, onde abrimos a conexão de rede e ele não obtem endereço IP, não lista as redes sem fio disponíveis, mostra o X vermelho ao lado do relógio.

Bom, com estes procedimentos, restauramos o Firewall para seu estado original (para o próprio Windows controlar) e também restauramos as configurações originais do Winsock.

Após tudo isto, caso tudo esteja ok, reinstale o antivírus desejado. Dê preferência para os melhores no mercado como : Avira, Avast, AVG (grátis) ou os pagos Notron e Mcafee.

Caso tenha alguma outra dúvida em relação a redes e Internet, deixe seu comentário.

Se conseguiu resolver este problema ou tem outra solução, compartilhe conosco.

Abraços.

redes, Wi-Fi, Windows

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

20 comentários em “Problema com conexão a Internet e Rede”

  1. Estou com um computador, que não está funcionando a rede, o switch está ok, até porque está conectado a outros computadores que estão ok, o cabo também está ok, pois já testei em outro e deu certo. O que pode ser? Quando coloco o cabo na placa de rede, acende as luzes. Mas o ícone de rede na barra de tarefas continuo com o computador com x vermelho. Pode me ajudar?

    Responder
    • Olá Igor, o problema deve ser o Driver da Rede. Você tem algum adaptador WiFi disponível (com o programa de instalação)? Se sim, instale-o e conecte a rede sem fio, depois disso instale o programa Driver Booster e execute-o.
      Ele precisa de conexão com a Internet para baixar o driver da sua placa de rede.
      Um abraço,
      Marcos

      Responder
  2. estou tendo um problema com meu note , consigo acesso wifi normal mas via cabo não dar nenhum sinal na entrada ethernet e nos adaptadores só aparece o do tipo wifi mas de ethernet não , o que seria e como resolver esta questão ?

    Responder
  3. Meu problema é o seguinte: tenho um cabo vindo do modem até o meu computador, no entanto, a placa de rede sequer o reconhece, principio acreditei que fosse um problema relacionado ao cabo, porém, ao conecta-lo ao meu notebook o mesmo funciona perfeitamente. Pensando nisso, acreditei então se tratar de um problema na ethernet on-board, porém, quando conecto um outro cabo menor entre o meu notebook e o computador, ambos reconhecem a conexão. Fiz o procedimento e o mesmo continua sem dar sinal (se quer as luzes da rede piscam).

    Responder
    • Matheus, já passei algumas vezes por isso.

      Se não acende a luz do switch, só tem 3 opções: Pl de rede, cabo ou porta do switch.

      Placa de rede: Verifique os drivers (mais raro acontecer)
      Cabo: Par 7 e 8, ou 4 e 5 com defeito, ou seja: só funciona em 10mbps.
      Cabo: Está em cross-over (trocado o 4 e 5 com o 7 e 8)
      Cabo: Conector mau crimpado
      Switch: Porta com defeito
      Switch: “Travado” – Desligue e espere uns 30s e ligue denovo.

      Boa sorte.

      Responder
  4. Olá, fiz isso mas no prompt de comando deu que não foi possível encontrar o comando e digitei tudo corretamente. O que eu faço?

    Responder
    • Olá Filipe,

      Você já deveria estar com mais problemas em seu PC né ? Reinicie em modo seguro, passe um antivírus, tente novamente, enfim… muitas possibilidades.

      O que o artigo tratou é exclusivamente ao adaptador de rede e não pararia seu PC.

      Boa sorte
      Abraço

      Responder
  5. Boa tarde Marcos, sua dica foi muito importante e soluciona realmente o problema, basta o usuário fazer exatamente o que você diz, assim, se resolve.

    Parabéns!

    Responder
  6. Executei este procedimento porém em nada adiantou o x continua lá, quando peço pra diagnosticar o problema, me dá uma mensagem de que: Um erro impede a solução de problemas de ser iniciada. Drivers estão instalados. tentei o procedimento através de uma ponte de meu notebook para o desktop já que os dois possuem w7 e o erro é o mesmo, detalhe estou tentando efetuar a conexão via cabo e não wifi. minha internet é através da NET, o próprio aparelho já tem o sinal wifi, mas tb possue a saída de cabo, porém como tentei a alternativa de ponte entre windows’s concluo que o problema pode ser outro.

    Responder
  7. Nossa!!! Muito Obrigada pela ajuda. Demorei o dia todo pra conseguir descobrir o que era, mas quando achei o blog e fiz o procedimento, não demorou mais de 2 minutos. Show de bola. Valeu!!!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.