O que é Git e Github?

Comaçando com Git e Git hub

Este artigo é o início de uma série sobre Git e Github, aos poucos irei adicionando mais conteúdo a respeito do assunto.

Primeiro de tudo, este destina-se a desenvolvedores (programadores) de um modo geral.

Eu sou desenvolvedor há muitos anos, e acredito que a grande maioria dos programadores mais antigos (Cobol, C, Clipper, Pascal, etc…) já passaram muitas vezes pela situação de estar modificando um programa (ou parte dele) e testando para ver se funciona a alteração.

Então tinhamos (por exemplo) o cadaclie.prg lá no Clipper summer 87, ou qualquer outra coisa. Qual era o procedimento ? Criávamos o cadacli2.prg e mudávamos tudo, ou mesmo copiamos todos os arquivos para uma pasta de backup para testar o funcionamento do novo.

Após alguns testes em dias, semanas ou meses chegava-se a conclusão que estava tudo certo (ou não) e continuamos o projeto em frente.

Agora, após inúmeras modificações no sistema as pastas ficavam com arquivos obsoletos, duplicados, bagunçados… Enfim, tinha de tudo naquela(s) pasta(s)

Fazer uma alteração naquele projeto ???? Nem pensar ! Dava dor de cabeça só em pensar.

Cadê a documentação ? O arquivo teste1 fazia o quê mesmo ??? E porque tem cadaclie, cadacli1, cadacli2, cadacli3 ? Qual o atual ??

Bom, então apresento-lhes o Git.

O Git é um programa de controle de versões, onde você trabalha sempre em um mesmo diretório, fazendo alterações em seu projeto, gravando documentação e comentários.

Ele guarda tudo que você faz. Todas as vezes que você salvar e “aprovar” no Git, ele registra.

E para que ele registra ? Para que você possa voltar ao anterior quando acontecer algum problema, rs.

Alterou o cadclie. Executou, não era isso, volte para a versão anterior.

Tudo isso bem simples. Legal, não é ?

E o Github, onde entra nessa ?

É uma espécie de Dropbox, um armazenamento em Nuvel (Cloud) que você envia seus arquivos quando está com seu trabalho pronto (ou parte dele) via git

Como seu projeto está no Github, suponhamos que você esteja viajando, ou comprou um novo notebook ou mesmo o seu quebrou. Pronto, entre no Github e baixe todo seu projeto.

Outras coisas interessantes para se fazer com Git :

  • Criação de áreas completamente separadas para testes ou projetos diferentes

  • Desfazer alterações que estão com problemas, voltando para a versão que estava estável.

  • Possibilidade de trabalho em equipe de uma forma muito mais simples e segura

 

Importante lembrar que o repositório Github é gratuito, porém é de acesso público (qualquer um pode pegar seu conteúdo), mas existe a opção de pagar pelo repositório Github e ele torna-se privado.

Algumas curiosidades :

  • Quem primeiro utilizou muito bem o Github foi Linus Trovalds, onde ele estava desenvolvendo o kernel do Linux e precisava de um repositório confiável, rápido e cooperativo para que o kernel ficasse pronto mais rápido

  • Algumas empresas de tecnologia hoje procuram suas informações pelo seu Github ao invés de analisarem seu currículo.

 

Esta foi uma breve introdução ao tema, somente para mostrar “a grosso modo” o que o Git e Github podem fazer por você.

No próximo artigo sobre Git começarei a explicar os comandos básicos e como entrar neste excelente mundo do controle de versões.

Outros artigos relacionados

jQuery : Como obter html de sites externos com php + jQ... Um pouco de programação. Utilizando o jQuery para pegar o conteúdo de uma página externa com o auxílio da linguagem PHP. o jQuery nativamente não faz ...

4 comentários em “O que é Git e Github?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *