iMac com o cooler fazendo barulho

O iMac é o principal computador (desktop) da Apple, ele é muito sofisticado em termos de hardware e todo muito bem projetado. Também possui diversos sensores de temperatura para evitar travamentos e danos ao sistema.

E como todos sabem, o hardware da Apple é extremamente proprietário, o que causa algumas incompatibilidades com outros periféricos.

Estou falando aqui principalmente do HD, e com a baixa de preços do SSD também, muitas pessoas estão trocando seus discos por um novo (ou maior) HD ou colocando um SSD para aumentar a velocidade (e isto é realmente muito bom)

Porém, em sua versão original o iMac possui um sensor que identifica o HD, faz o teste e verifica sua temperatura.

Por algum motivo, quando trocamos este HD por um novo (ou um SSD) este sensor fica com um mau funcionamento, identifica como se estivesse com uma temperatura muito elevada, acionando o cooler em sua velocidade máxima (sem necessidade) e deixando o iMac muito barulhento.

Isto  é bem simples de resolver, mas é importante identificar se é este mesmo o problema ou se seu iMac está realmente com uma temperatura elevada.

Deixo aqui o link para Download do programa (gratuito) para controle dos coolers do iMac.

Este programa pode ser usado em iMac ou MacBook com o sistema superior ao 10.7.

O programa está hospedado no adfly, ao clicar você verá uma propaganda que basta aguardar 5 segundos e clicar no fechar propaganda para fazer o download.

Feito a instalação, que quem usa Mac OSx fará sem problemas, pois é igual a qualquer outra e abrirá o programa.

MacsFanControl

MacsFanControl

Nesta tela de cima, os coolers (Ventoínhas) estão com velocidades compatíveis, porque este printscreen foi tirado quando estava sem barulho, mas os valores podem estar bem diferentes quando o barulho estiver forte !

Note do lado direito as medições de temperatura, o SSD Samsung está com temperatura de 39 graus celsius, o CPU está com 54, próximo ao CPU com 50, entre outros…

Estas temperaturas estão completamente normais e compatíveis com o sistema, e neste caso, o cooler que estava disparando era justamente o do HDD, porém o SSD (que está no lugar do HD) estava com 39 graus. Repito, completamente normal.

Já vi vários HDs ou SSDs com mais de 50 graus e tudo funcionando normalmente.

Pois bem, se é este seu caso, ajustamos o cooler do HDD para um valor manual que não incomode muito. Clique no Personalizado do HDD e ajuste para o RPM com valor constante.

Qual o valor ? Não sei, vai depender de você. Recomendo que deixe no maior valor possível que não faça barulho para te incomodar.

No meu caso, ajustei para 3.100, pois ele ficará rodando bem forte, o que deixará a temperatura sempre baixa, e não fazia barulho perceptível a mim.

Ajustando a velocidade do cooler do iMac

Ajustando a velocidade do cooler do iMac

Mas como já disse este valor é muito relativo. Seu cooler pode estar fazendo mais barulho que o normal, o que deixaria este valor de 3.100 muito alto, então neste caso, trabalhe com um valor mais baixo e após algumas horas, verifique a temperatura do seu sistema total para ver se não ficou muito quente.

Você pode sempre abrir o programa para verificar a temperatura clicando em seu ícone do lado superior direito.

MacsFanControl - Barra de tarefas

MacsFanControl – Barra de tarefas

Outras situações podem acontecer para este barulho, como algum fio com mau contato batendo no cooler, mau funcionamento do cooler, poeira entupindo a saída de ar. Então se este programa que passei identificar algum excesso de temperatura você deve levar seu iMac para uma assistência, pois ele poderá queimar com temperaturas superiores a 70, 80 graus.

Lembre-se de clicar na parte de baixo no botão de configurações

MacsFanControl - Configurações

MacsFanControl – Configurações

E ative o iniciar junto com o sistema

MacsFanControl - Iniciar minimizado

MacsFanControl – Iniciar minimizado

Sempre nestes pontos de temperatura, costumo dizer que o que mais vale é o bom senso. Tente colocar a mão na parte traseira do seu iMac e veja se está muito quente, aí você tem uma idéia da temperatura.

Lembrando que sempre é importante manter seu computador, qualquer que seja, em locais arejados (sem estar dentro de móveis) e longe da luz solar, pois o excesso de temperatura pode causar muitos danos com o passar do tempo.

Daqui alguns dias colocarei um vídeo aqui para mostrar o barulho para vocês.

E você, isto resolveu seu problema ? Comente !

17 comentários em “iMac com o cooler fazendo barulho

  1. Muito boa a dica. Eu havia trocado o hd por um ssd e começou o barulho. Estranhei, achei que podia ter deixado algum fio desconectado ou algo assim. Agora está rodando liso.

    Uma dúvida. A temperatura do meu CPU está em 70 graus em média, porém a ventoinha estava usando uns 35% da sua capacidade, cerca de 1000 RPM. Como no post você disse que a temperatura de 70 a 80 pode danificar o sistema, eu aumentei para um valor constante de 2000, o que baixou uns 10 graus. Será que tem problema manter assim ou deixo automático?

    Eu tenho o meu imac há uns 5 anos e ele sempre fica muito quente atrás. Mas nunca apresentou problemas. Qual sua opinião quanto a isso?

    Obrigado e valeu mesmo pela dica!

    • Olá Fabrício,

      É o seguinte: Cada processador tem sua temperatura limite, porém eu prefiro sempre em baixas temperaturas. Quando a temperatura se eleva muito, corre o risco de problemas futuros de solda BGA. Se a velocidade 2000 não te incomoda no barulho, eu deixaria 2000 mesmo.

      Um abraço

  2. Resolveu meu problema, mas apenas baixei o software pelo site do fabricante em vez de usar o seu link. Muito obrigado, O cooler do meu HD estava com 46 graus e rodando a mais de 5500 rpm, abaixei pra 3000 e esta tranquilo agora!

  3. Meu HD original deu pau e comprei um SSHD de 1TB. Também deu esse problema do cooler, instalei o macs fan control e setei a velocidade da fan do hd para 3200.

    Mas é seguro deixar nessa velocidade sempre? Pois conforme o uso, a temperatura sobe. Não existe uma forma de fazer esse controle automaticamente?

  4. legal muito bem explicado meu hd deu pau e quando eu troquei
    ficou esse barulho horrível ate achei que era mais problema,
    antes de abril novamente resolvi procurar algo na internet e ainda bem
    que funcionou bichei o app e resolvi o problema na hora deixei o meu
    RPM em 2100 pra zerar de vez o barulho. valeu pela dica e parabéns

    • Obrigado Diego.

      Realmente passei por uma situação exatamente como a sua, e isso que me motivou a escrevê-lo.

      A Apple cerca de todas as maneiras para tentar fazer você gastar 1.000 – 2.000 reais em um HD de 1 ou 2 TB, rsrsrs

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *