Corrigir problemas no Mail do Mac Os X

Como reindexar e reconstruir as Caixas de Correio do Aplicativo Mail do Mac OS X para resolver problemas
Autor: Marcos Carvalho 19 de junho de 2017
20 de junho de 2017

O programa Mail é o programa padrão de e-mail para sistemas Mac Os X, da Apple. É basicamente um cliente de e-mails, com um ótimo funcionamento por ser desenvolvido especificamente para este Sistema Operacional e consecutivamente para os hardwares da Apple.

Mas nem tudo no Sistema Apple são flores… Em muitos casos, o programa começa a causar lentidão, travamentos, não recebe e-mails e outros problemas…

Os principais problemas relatados são:

  • Número de mensagens não lidas errado
  • Mensagens não são visíveis mas podem ser localizadas pela busca
  • Busca Inteligente de e-mails não funciona
  • Você clica na caixa de correio e ela não mostra nenhuma mensagem
  • Não é possível excluir ou enviar e-mails

Mas para isto, neste artigo iremos te ajudar a resolver problemas comuns do Mail para Mac Os X reconstruindo e reindexando o aplicativo.

Reconstruindo

Reconstruir a estrutura de uma caixa de correio parece soar estranho, mas algumas vezes é necessário. Com esta reconstrução ele apaga arquivos temporárioscorrige problemas comuns.

Bom, para isto, Abra seu Aplicativo Mail

Selecione uma caixa para ser recriada (sim, é necessário fazer uma a uma), depois abra o menu Caixa Correio, então clique na última opção Reconstruir.

Mail do Mac Os X - Reconstruir caixa de correio

Mail do Mac Os X – Reconstruir caixa de correio

Nos casos de e-mails POP, ele simplesmente recriará a caixa selecionada, e isto pode demorar um bom tempo caso sua caixa seja muito grande.

Se for uma conta IMAP, ele recriará o conteúdo e baixará as mensagens (e anexos) novamente.

Como dito acima, você deverá executar este processo para TODAS AS CAIXAS que você tenha.

LEIA  iMac com o cooler fazendo barulho

Ao final deste processo, poderá ocorrer um erro (pouquíssimos casos), e se o erro ocorrer ou se você quer reindexar as suas contas, siga para o próximo passo.

Reindexando todas as contas do Aplicativo Mail

Nesta reindexação, ele praticamente irá criar novamente todas as caixas, mas copiará todo seu conteúdo antigo, fique tranquilo.

Ele também é util quando o Aplicativo Mail não abre.

Você tem duas formas para fazer.

Pela interface gráfica

Primeiro, se você estiver com o aplicativo Mail aberto, feche-o.

Vá para seu Finder, depois vá para sua pasta de usuário.

No menu acesse o Ir ou Go (em inglês)

Mantenha pressionada a tecla Option, que aparecerá no menu a opção Biblioteca. Clique nela.

Esta é a Biblioteca do usuário, não a do sistema, ok ?

Dentro desta pasta, navegue para a pasta Mail > V4 > MailData

No MAC OS X 10.12 é esta pasta, no 10.11 a pasta é /Mail/V3/MailData, e no 10.7 ao 10.10 é /Mail/V2/MailData, na versão 10.6 é /Mail

Procure e selecione os arquivos começados com “Envelope Index” ou “Envelope Index-shm”, e mova-os para uma pasta qualquer para ter uma cópia.

Falei em mover o arquivo, ou se não quiser a cópia, simplesmente apague o arquivo (eu recomendo copiar para outro local, depois apagar estes arquivos)

Após a exclusão destes, abra novamente o Aplicativo Mail.

Abaixo colocarei a imagem.

Pelo modo terminal

No Finder > Utilitários > Terminal.

Com seu terminal aberto, crie uma pasta para backup dos arquivos que apagaremos.

mkdir ~/backup-mail

Agora, acessaremos a pasta do índice

cd ~/Library/Mail/V4/MailData

No MAC OS X 10.12 é esta pasta, no 10.11 a pasta é ~/Library/Mail/V3/MailData, e no 10.7 ao 10.10 é ~/Library/Mail/V2/MailData, na versão 10.6 é ~/Library/Mail

E movemos os arquivos

mv "Envelope Index*" ~/backup-mail
exit

Pronto, abra novamente o Aplicativo Mail

Reconstruindo a base de dados do Aplicativo Mail do Mac OS X

Reconstruindo a base de dados do Aplicativo Mail do Mac OS X

Você vai gostar

WalmartBR

5 comentários em “Corrigir problemas no Mail do Mac Os X

  1. Eu estou tendo um problema com o meu Mail. Ele parou de funcionar e quando eu tento abrí-lo vem uma mensagem “Há um problema com as suas caixas de correio”… Depois de duas instruções, aparecem duas caixas (Encerrar) e (Encerrar e Reconstruir o índice).
    Já fiz todas as tentativas e não logrei êxito. Inclusive o suporte técnico da Apple não conseguiu solucionar o problema via compartilhamento de tela.
    Alguém pode me ajudar, por favor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.