O programa Mail é o programa padrão de e-mail para sistemas Mac Os X, da Apple. É basicamente um cliente de e-mails, com um ótimo funcionamento por ser desenvolvido especificamente para este Sistema Operacional e consecutivamente para os hardwares da Apple.
Mas nem tudo no Sistema Apple são flores… Em muitos casos, o programa começa a causar lentidão, travamentos, não recebe e-mails e outros problemas…
Os principais problemas relatados são:
- Número de mensagens não lidas errado
- Mensagens não são visíveis mas podem ser localizadas pela busca
- Busca Inteligente de e-mails não funciona
- Você clica na caixa de correio e ela não mostra nenhuma mensagem
- Não é possível excluir ou enviar e-mails
Mas para isto, neste artigo iremos te ajudar a resolver problemas comuns do Mail para Mac Os X reconstruindo e reindexando o aplicativo.
Sumário
Reconstruindo
Reconstruir a estrutura de uma caixa de correio parece soar estranho, mas algumas vezes é necessário. Com esta reconstrução ele apaga arquivos temporários e corrige problemas comuns.
Bom, para isto, Abra seu Aplicativo Mail
Selecione uma caixa para ser recriada (sim, é necessário fazer uma a uma), depois abra o menu Caixa Correio, então clique na última opção Reconstruir.
Nos casos de e-mails POP, ele simplesmente recriará a caixa selecionada, e isto pode demorar um bom tempo caso sua caixa seja muito grande.
Se for uma conta IMAP, ele recriará o conteúdo e baixará as mensagens (e anexos) novamente.
Como dito acima, você deverá executar este processo para TODAS AS CAIXAS que você tenha.
Ao final deste processo, poderá ocorrer um erro (pouquíssimos casos), e se o erro ocorrer ou se você quer reindexar as suas contas, siga para o próximo passo.
Reindexando todas as contas do Aplicativo Mail
Nesta reindexação, ele praticamente irá criar novamente todas as caixas, mas copiará todo seu conteúdo antigo, fique tranquilo.
Ele também é util quando o Aplicativo Mail não abre.
Você tem duas formas para fazer.
Pela interface gráfica
Primeiro, se você estiver com o aplicativo Mail aberto, feche-o.
Vá para seu Finder, depois vá para sua pasta de usuário.
No menu acesse o Ir ou Go (em inglês)
Mantenha pressionada a tecla Option, que aparecerá no menu a opção Biblioteca. Clique nela.
Esta é a Biblioteca do usuário, não a do sistema, ok ?
Dentro desta pasta, navegue para a pasta Mail > V4 > MailData
No MAC OS X 10.12 é esta pasta, no 10.11 a pasta é /Mail/V3/MailData, e no 10.7 ao 10.10 é /Mail/V2/MailData, na versão 10.6 é /Mail
Procure e selecione os arquivos começados com “Envelope Index” ou “Envelope Index-shm”, e mova-os para uma pasta qualquer para ter uma cópia.
Falei em mover o arquivo, ou se não quiser a cópia, simplesmente apague o arquivo (eu recomendo copiar para outro local, depois apagar estes arquivos)
Após a exclusão destes, abra novamente o Aplicativo Mail.
Abaixo colocarei a imagem.
Pelo modo terminal
No Finder > Utilitários > Terminal.
Com seu terminal aberto, crie uma pasta para backup dos arquivos que apagaremos.
mkdir ~/backup-mail
Agora, acessaremos a pasta do índice
cd ~/Library/Mail/V4/MailData
No MAC OS X 10.12 é esta pasta, no 10.11 a pasta é ~/Library/Mail/V3/MailData, e no 10.7 ao 10.10 é ~/Library/Mail/V2/MailData, na versão 10.6 é ~/Library/Mail
E movemos os arquivos
mv "Envelope Index*" ~/backup-mail exit
Pronto, abra novamente o Aplicativo Mail
Meu mail fecha quando clico em apagar msgs e aparece uma tela gigante de report.
Hum… difícil ajudar. Tente ver outras coisas, atualizar sistema, reparar sistema ou até reinstalar
Bom dia!
uso macOS High Sierra versão 10.13.6 e o aplicativo mail está fechando inesperadamente …
Não localizei nenhuma das pastas. Estou usando o MacOS Mojave 10.14.5
Olá Carlos, este post é antigo, com uma versão bem anterior ao Mojave. Qual seu problema com o mail?
Eu estou tendo um problema com o meu Mail. Ele parou de funcionar e quando eu tento abrí-lo vem uma mensagem “Há um problema com as suas caixas de correio”… Depois de duas instruções, aparecem duas caixas (Encerrar) e (Encerrar e Reconstruir o índice).
Já fiz todas as tentativas e não logrei êxito. Inclusive o suporte técnico da Apple não conseguiu solucionar o problema via compartilhamento de tela.
Alguém pode me ajudar, por favor?
Legal, uso o mail.app como padrão e não tive problemas até agora mas, se precisar vou usar essa dica.