Como desligar Touch Screen da Tela

Problemas com o touch screen

Olá, talvez pareça meio estranho isto de desligar o Touch Screen da Tela, mas saiba que não é não…

As telas sensíveis ao toque ou touch screen tornaram-se populares com a chegada dos smartphones, mas em um curto período de tempo eles foram para os notebooks e computadores.

Nos smartphones e tablets as telas touch foram essenciais para o crescimento do mercado de Internet Móvel e realmente melhorou demais o acesso a Internet dos celulares ao invés de usar aquele tecladinho sem-vergonha dos celulares antigos, mas nos computadores e notebooks esta tecnologia ainda não é muito utilizada.

Talvez seja a facilidade do mouse o ponto principal disto, mas tenho notado ultimamente alguns problemas com relação a telas touch de tamanhos maiores (notebooks e desktops).

Então há alguns meses venho notado algumas telas de notebooks (principalmente) e de monitores de desktops apresentando defeitos. Aparecem “bolinhas” na tela em pontos diferentes, como se ele “clicasse” sozinho em algum ponto que você não clicou. Isto acontece por causa de alguma sujeira, tela torta (mau encaixada), mau contato ou um mau funcionamento do sensor de touch screen.

Para quem não sabe, o vidro que cobre as telas touch que é responsável pelo recebimento do click, e algumas telas que chegaram para manutenção (troca) e acabaram não sendo trocadas pelo preço altíssimo.

Em casos de problemas ou se de alguma maneira o touch da sua tela atrapalhar sua produtividade, você pode desligar esta funcionalidade via Windows.

Desligando o touch screen

Isto vale no Windows 7, Windows 8 ou Windows 10

Acesse o menu iniciar com a tecla do Windows 

Procure por Gerenciador de Dispositivos

Expanda a aba Dispositivos de Interface Humana

Desabilite a Tela sensível ao toque compativel com HID ou HID-compilant touch screen. Isto dependerá da sua versão do Windows e versão do Hardware de seu notebook

Tem duas telas com opções diferentes para você se localizar melhor.

Esta é a primeira

Desabilitar touch screen

Desabilitar touch screen

E esta a segunda:

Desligar o touch screen

Desligar o touch screen

Ao localizar o componente no Gerenciador de dispositivos, você clica com o botão direito do mouse e depois Desabilitar.

Não adianta desinstalar, pois ao reiniciar seu computador ele instalará denovo. Tem que desabilitar mesmo.

Agora, se você ainda quer tentar usar seu touch-screen…

Vamos supor que você queira deixar o touch ligado e utilizá-lo, aqui algumas considerações importantes:

  • Quando a tela (vidro touch) estiver trincada ou quebrada, o touch não funcionará
  • Se você atualizou seu Windows e o touch não funciona, pode ser que você necessite do driver novo. Visite o site do fabricante do notebook e procure pela versão atualizada.
  • Tente limpar sua tela com um pano seco (com o notebook desligdo) para tirar eventuais sujeiras que poderiam deixar seu touch completamente louco, achando que você está clicando em diversos lugares ao mesmo tempo
  • Tente “encaixar” a tela. Em alguns casos a tela está meio desencaixada, você pressiona as laterais (com ele desligado) suavemente para ver se por algum motivo ela está desencaixada.

 

Outros artigos relacionados

Como melhorar a vida útil da bateria do notebook Dicas simples para melhorar a vida útil da bateria do seu notebook. Entenda como a bateria funciona e qual a melhor forma de mantê-la em bom estado po...
Cuidados com o Notebook Um notebook requer cuidados especiais na utilização, seus componentes são diferenciados e você pode estar utilizando de forma errada. Saiba algumas di...
Notebook HP não liga e fica com luzes piscando Os notebooks da HP quando estão com problemas, emitem um conjunto de luzes para identificar seu defeito. Aqui explico como identificar o problema e al...

4 comentários em “Como desligar Touch Screen da Tela

    • Olá, está como desligar, pois ele vem ligado de fábrica. Com o Windows a partir do 7 ele teria que reconhecer automaticamente. O intuito deste artigo é para aqueles que estão com problemas e tem que desligar.

      Tente ver no gerenciador de dispositivos se o que mostrei para desabilitar está desabilitado. Senão é algum outro problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *