Consertar o Erro 9C48 do Windows Update

Erro Windows Update 9c48 - Internet Explorer

Olá a todos,

O Windows 10 já está bem firmado quanto a atualização do Windows 7. Digo, a grande maioria das máquinas já atualizaram do Windows 7 para o 10. Mas tenho muitos clientes que ainda possuem o Windows 7.

Este problema em específico eu peguei no Windows 7, mas tenho um amigo que disse resolver o mesmo problema deste jeito no Windows 10.

Esta mensagem do Windows Update : Erro 9C48 – Não pode instalar o Internet Explorer 11, ou a atualização do Internet Explorer 11.

Bom, está bem claro para todos que o problema com isto é o Internet Explorer. É que acontece um problema (mais um) com o Windows.

Durante o tempo que você utilizava seu computador com o Windows 7, ele vem previamente com o Internet Explorer 8. Depois, lá pelo 2010, 2011, o Windows atualizou para o Internet Explorer 9, depois para o 10 e mais recentemente para o 11.

Foi assim, normal e naturalmente. Atualizando de um ao outro, passando por todas as versões.

Acontece que agora, quando instalamos em uma máquina nova o Windows 7 e começamos a atualizar, a esperteza do Windows Update (programa responsável pela atualização do Windows) vai atualizar aquelas 200 e poucas atualizações, mas sem ordem alguma.

Este problema é comum acontecer também em atualizações do .NET Framework, mas isto é outro caso.

Bom, gosto de explicar o porquê para que ajude as pessoas a encontrarem outras soluções, caso a minha não resolva 100% seu problema.

Mas, vamos a resolução.

Primeiro, identifique qual a versão do Internet Explorer você está utilizando. É simples, abra o Internet Explorer e Vá no Menu, Ajuda e Sobre ou Na engrenagem (lado direito) e Sobre.

Opções do Internet Explorer

Opções do Internet Explorer

E você verá algo mais ou menos assim

Versão do Internet Explorer

Versão do Internet Explorer

Tendo isso em mente, precisamos desinstalar este Internet Explorer, pois ele está com problemas, correto ?

Para a desinstalação temos duas situações. Na primeira é só acessar o Painel de Controle, Programas e Recursos e procurar o Internet Explorer 11 (ou a vestão que você utiliza), ou mesmo nas Atualizações do Windows.

Mas calma lá, muitas vezes não é tão simples assim… Muitas vezes não existe nenhum Internet Explorer nas listagens. Então, ensinarei a vocês a fazer o processo manualmente (mas não é complicado).

Primeiro Ponto e Crucial !!!

Instale outro navegador antes de continuar. Eu daria a preferência para o Chrome. Se já tiver outro navegador instalado, teste-o agora. Seja Opera, Chrome ou Firefox. Tenha ele funcionando corretamente, pois após desinstalar o IE você poderá ficar sem nenhuma versão anterior.

ATENÇÃO: O Internet Explorer é parte da engrenagem básica do Windows, portanto antes de iniciar o procedimento faça um ponto de restauração do Windows, pois pode causar algum problema e e sua máquina não iniciar novamente.

Agora, os passos para remoção manual

Lembrando que você deverá executar o relativo ao seu navegador atual.

Inicie o prompt de comando como administrador. Na busca, digite cmd e clique com o botão direito do mouse para selecionar Executar como administrador.

Windows 7 - Prompt de comando como administrador

Windows 7 – Prompt de comando como administrador

E copie e cole este comando abaixo.

Internet Explorer 11

FORFILES /P %WINDIR%\servicing\Packages /M Microsoft-Windows-InternetExplorer-*11.*.mum /c “cmd /c echo Uninstalling package @fname && start /w pkgmgr /up:@fname /norestart”

Internet Explorer 10

FORFILES /P %WINDIR%\servicing\Packages /M Microsoft-Windows-InternetExplorer-*10.*.mum /c “cmd /c echo Uninstalling package @fname && start /w pkgmgr /up:@fname /norestart”

Internet Explorer 9

FORFILES /P %WINDIR%\servicing\Packages /M Microsoft-Windows-InternetExplorer-*9.*.mum /c “cmd /c echo Uninstalling package @fname && start /w pkgmgr /up:@fname /norestart”

O resultado deles é algo parecido com este, no meu caso foi do Internet Exploer 11.

Resultado da desinstalação manual do Internet Explorer 11

Resultado da desinstalação manual do Internet Explorer 11

Preparando a atualização

Após a desinstalação do Internet Explorer com problemas, volte as atualizações do Windows Update e instale todas elas, reiniciando o computador se necessário.

Windows Update - Erro 9c48

Windows Update – Erro 9c48

Caso tenha algum problema, verifique na lista se existe o Internet Explorer e o desmarque neste momento.

É importante atualizar até as Atualizações opcionais.

Atualizações opcionais - Erro 9c48

Atualizações opcionais – Erro 9c48

Neste ponto, seu computador pode solicitar a reinicialização diversas vezes… Vá reiniciando e atualizando, até acabar.

Abra seu Internet Explorer e verifique a versão. Se o Internet Explorer 11 já foi instalado neste momento, está terminado.

Caso contrário, existe a instalação manual que citarei aqui abaixo.

Lembrando que a atualização deverá ser feita do menor para o maior, até acabar. Ex: Se você tem o 8, instale o 9, se está com o 9, instale o 10, e assim por diante.

Instalando Manualmente o Internet Explorer

Deixo os links para a Instalação do Internet Explorer abaixo, mas antes de você tentar por aqui, lembro que você primeiro deve entrar no Windows Update e mandar procurar por atualizações novamente, instalando até as Atualizações Opcionais, pois elas podem conter algo que é pré-requisito para a instalação do Internet Explorer.

Se ainda está com algum problema na instalação do Internet Explorer, segue os links para os downloads manuais. Siga de acordo com sua versão do Windows.

 

Internet Explorer 9

Windows 7 – 32 bits

Windows 7 – 64 bits

Internet Explorer 10

Windows 7 – 32 bits

Windows 7 – 64 bits

Internet Explorer 11

Windows – Todas as versões

As telas de instalação de todos eles são simples, basta Instalar…

Instalação manual do Internet Explorer 11

Instalação manual do Internet Explorer 11

E se der certo, ele pedirá para você reiniciar o computador

Internet Explorer 11 instalado manualmente

Internet Explorer 11 instalado manualmente

Executando a ferramenta de Diagnóstico do Windows Update

Esta é uma ferramenta para diagnóstico e correção de alguns problemas do Windows Update. São raras as vezes que ela resolve tudo, mas ela limpa alguns históricos e corrige alguns problemas de registro de Dlls, o que é importante.

Então, a qualquer momento você pode executar esta ferramenta e tentar os passos novamente.

Windows 7 – 32 bits

Windows 7 – 64 bits

O procedimento é simples, é só avançar que a ferramenta faz tudo sozinha.

Ferramenta do Windows Update

Ferramenta do Windows Update

Agora, com estes passos você conseguirá resolver o problema da Atualização do Internet Explorer 11 Erro 9c48

Um abraço e até a próxima.

Outros artigos relacionados

Erro Windows Update 80092004 KB3038314 Erro Windows Update 80092004, problemas para instalar a atualização KB3038314.
Meu computador está lento, quais as causas e como aumen... Esta é a continuação do artigo sobre o que causa a lentidão em computadores. Nesta segunda parte explico os problemas referentes ao Sistema Operaciona...
Erro 8024200D no Windows Update ao instalar o KB 311032... Como corrigir o erro 8024200D na instalação do KB3110329 do Windows Update e instalando manualmente a correção
Consertar erro do Windows Update 80070422 Erro no Windows Update 80070422, não é possível instalar as atualizações. Artigo explicando como resolver este erro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *