Quer transformar sua TV em uma SmartTV? Então você já deve ter pesquisado bastante sobre o Chromecast 2 (Google) e o Fire TV Stick (Amazon).
Apesar das grandes diferenças, ambos desempenham este papel com muita qualidade, se você comparar principalmente com os milhares (exagero) de TV Box chineses.
Não tenho nada contra estes TV Box “sem marca”, porém é difícil acertar um bom aparelho pois acabamos comprando sem saber realmente o que podemos esperar em questão de qualidade de hardware e software.
Neste ponto principal, temos uma qualidade muito maior no Chromecast 2, Fire TV Stick e também no Apple TV.
Mas este artigo não diz nada sobre Apple TV, uma vez que com a chegada da Geração 4 do gadget da Maçã, eles abusaram demais no preço!!!
Sumário
Funcionamento
Há uma diferença essencial entre o Chromecast 2 e o Fire TV Stick, que é:
O Chromecast 2 ‘espelha’ seu celular na sua tela da TV, então ele executa os aplicativos diretamente do celular e mostra na TV.
Enquanto isso, o Fire TV Stick é um dispositivo independente, com seus próprios aplicativos que deverão ser baixados e instalados para funcionarem (Você pode ver uma lista dos aplicativos disponíveis aqui)
Na prática, o Chromecast 2 é mais dinâmico em seu funcionamento, principalmente se você recebe visitas em casa, onde qualquer um pode por exemplo, colocar seu perfil de Netflix facilmente na TV para todos assistirem.
Mas para quem usa em um formato mais convencional, onde o dispositivo fica conectado com sua conta (no caso do exemplo da Netflix), seu acesso é mais simples e ainda não depende em nada do celular.
Velocidade
O Chromecast 2 é mais rápido ao iniciar, porém em algumas situações ele pode ficar mais lento ao reproduzir vídeos em geral, pois como já mencionamos, ele depende do seu smartphone para que seja exibido algo na sua tela da TV. Alguns usuários reclamam que algumas vezes a conexão entre o smartphone e o Chromecast simplesmente ‘se perde’, e você precisa reconectar para ter o controle novamente.
No caso do Fire TV Stick, ele demora um pouco mais para ligar, pois utiliza um Sistema Operacional próprio (Fire OS) que é uma modificação do Android feito pela Amazon. Após ser iniciado, ele é mais rápido e totamente independente do celular (possui também um controle remoto para controlar, diferente do Chromecast)
Na prática, qual o melhor?
Temos pontos fortes e fracos nos dois, você que precisa saber quais funções te agrada mais:
Chromecast 2
Pontos positivos:
- Mais rápido para iniciar
- Mais flexível para vários usuários conectarem seu conteúdo
- Funcionamento mais simples, pois somente ‘espelha’ seu celular na sua TV
Pontos negativos:
- Depende de um smartphone (ou tablet) para se controlado
- Os apps não são nativos. Utiliza os apps do próprio celular.
- Queda na conexão entre celular e Chromecast
- Não tem controle remoto físico (você controla pelo celular)
Fire TV Stick
Pontos positivos:
- Não necessita de celular para funcionar
- Sistema Operacional bom e embutido no dispositivo
- Controle Remoto
- Apps nativos para ele, com 100% de compatibilidade
Pontos negativos:
- Maior tempo para ligar
- Funciona bem como media center, porém mais complicado se você quiser compartilhar coisas de outros usuários na sua conta.
Onde comprar e qual o preço?
O preço dos dois dispositivos se equivalem, com poucas diferenças. Ambos são comercializados hoje na faixa de R$ 280,00 – R$ 290,00.
Você pode comprar tudo de casa, com todo conforto possível.
Agora você tem mais informações para definir como sua TV se tornará uma verdadeira Smart TV.
Abraços
O blog aborda de forma clara e informativa uma escolha comum entre consumidores que desejam transformar suas TVs em Smart TVs: a decisão entre o Chromecast e o Fire TV Stick. Ele começa destacando a importância de optar por dispositivos reconhecidos, como o Chromecast 2 e o Fire TV Stick, em vez de TV Boxes genéricos, garantindo assim qualidade tanto em hardware quanto em software.