Mais vendidos

veja mais...

Antivírus para Mac. Mas afinal, o Mac pega vírus ?

Muitos dizem que o Mac não pega vírus, e isto é uma grande mentira. Leia esta matéria completa explicando o funcionamento dos vírus, como agem de formas diferentes e os sistemas operacionais afetados. Além disto, diversas ferramentas para você utilizar e ficar tranquilo com sua segurança no Mac.

Atualizado

Introdução

Existem alguns mitos na informática, entre eles o “Mac não pega vírus”. Isto é uma grande mentira.

Todos os sistemas operacionais conhecidos (Mac OS, Windows, Linux, Android, etc) pegam vírus.

A diferença é que quando um vírus é desenvolvido, ele tem um propósito. Se este propósito é atingir o maior número de pessoas, este vírus é desenvolvido para as plataformas que tem maior número de usuários, claro.

Neste ponto, o Mac OS, Linux e outros que não são tão difundidos tem uma vantagem, mas as políticas de segurança, arquitetura melhor projetada e outros fatores influenciam nisto.

Na vida real

O Mac pega vírus sim ! Existem diversos antivírus online e até grátis para Mac (assim como no PC) e é sempre útil para remover uma infecção de vírus. Mas neste artigo não tratamos exatamente disto. Estamos falando de proteção real.

O melhor antivírus para Mac é muito difícil afirmar de maneira absoluta, pois os antivírus funcionam com suas características individuais e com equipes de desenvolvedores completamente diferentes. Analisaremos alguns antivírus abaixo.

A Infecção

No Mac, diferente do Windows (até o Windows 8) a grande maioria dos programas são baixados pela sua “Loja”, e o critério para a inclusão dos programas pelos desenvolvedores é muito minucioso. Se todos trabalharem desta forma, os problemas serão menores.

Mas no dia a dia muitas pessoas não fazem desta forma, baixam de sites “duvidosos”, onde certamente correm um risco maior destes programas estarem infectados.

  Antivírus Free - Instalar o Avira para proteger o computador

Além dos programas, a Internet (navegação e emails) é cheia de vírus. Troca de arquivos, pendrives, enfim… tudo é perigoso.

Os Antivírus

Igual ao PC, existem diversos antivírus para Mac muito bons e gratuitos. Na lista testamos três gratuitos e dois pagos.

Abaixo listarei com base na experiência que temos aqui na empresa e também com base em fonte muito boa. Inclusive nossas opiniões são bem parecidas. (http://www.macworld.co.uk/feature/mac-software/mac-antivirus-internet-security-software-malware-review-3523842/)

Gratuitos

Avira for Mac

Antivírus Avira for Mac
Antivírus Avira for Mac

O Avira é um antivírus muito bom para seu Mac, protege em tempo real os aplicativos, emails e internet. Um ponto interessante é que ele não deixa o sistema muito lento. Nossa escolha entre os gratuitos.

Download em http://www.avira.com/pt-br/free-antivirus-mac

Avast for Mac

Antivirus Avast for Mac
Antivirus Avast for Mac

O Avast é um software que está oferecendo uma ótima proteção contra malwares, elimina muitas pragas. Os contras são que o usuário tem que registrar após 1 ano e também que o Avast deixa o sistema relativamente lento. Muitos usuários reclamam disto.

Download em http://www.avast.com/pt-br/free-antivirus-mac

ClamXav2 Antivírus

Antivirus ClamXav2
Antivirus ClamXav2

Este é um software gratuito que funciona muito bem e é mantido por voluntários. Os contras são : É um antivírus extremamente lento para procurar por malwares e não possui um módulo de proteção real time.

Download em http://www.clamxav.com/download.php

Pagos

Eset Cyber Security Pro for Mac

Antivírus Eset for Mac
Antivírus Eset for Mac

R$ 99,00 / ano. Este é um software ideal para quem busca um meio termo. Ele não é lento e funciona muito bem.

Download em http://www.eset.com.br/home/smart-security

Intego Mac Security X8

Antivírus Intego for Mac
Antivírus Intego for Mac

US$ 39.99 / ano. Este foi a escolha do site MacWorld.co.uk e tambem a nossa entre os pagos . Ele é muito simples para usar e não causa lentidão  no sistema. Além disto, foi o antivírus que mais localizou pragas virtuais nos testes que realizamos.

  Como remover Norton Security

Download em http://www.intego.com/antivirus-internet-security-x8

Conclusão

É importantíssimo você possuir um bom antivírus em seu Mac ou PC. Suas informações são muito valiosas.

Hoje se não estivermos bem protegidos, estas infecções ocorrem todo tempo, e lembre-se de estar com o seu antivírus sempre atualizado.

Obs : Importante afirmar aqui que nenhum antivírus protege 100% um computador. O uso com cuidado, principalmente na Internet, não abrir links de desconhecidos, troca de senha regularmente, entre outras, são muito importantes para ajudar o funcionamento do seu antivírus.

E, se ainda assim não estiverem com uma decisão final sobre qual instalar, deixamos nossa opinião final :

Se não quiser gastar nada e seu Mac for muito rápido, coloque o Avast, se já estiver um pouco lento para seu gosto, coloque o Avira.

Se quiser gastar um pouquinho, entender bem de inglês (o Intego é somente em inglês) e tiver um cartão de crédito internacional compre o Intego. Se não souber inglês ou não possuir um cartão internacional, pode ir de Eset que é uma excelente escolha.

O Clamxav é indicado somente para instalar, limpar o Mac e depois, remover.

Update: Este artigo não trata sobre uma relação entre as infecções de vírus em plataformas Windows ou Linux. O objetivo deste é dizer que se você tem um Mac você precisa de um antivírus, como em qualquer outro sistema operacional. 

Aqui tem uma tabela sobre os Sistemas Operacionais mais infectados de 2014 e aqui um ótimo texto no Blog da MalwareBytes sobre 2015.

Abraços e até a próxima.

Antivirus, Download, Mac, OSX, segurança, Software

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

7 comentários em “Antivírus para Mac. Mas afinal, o Mac pega vírus ?”

  1. Boa tarde!

    O Vírus que já estiver no Mac e não se manifestar por ser Mac, infecta pendrive e hd externo usado no mesmo? tipo eu usei Hd externo no Mac, quando coloquei no meu pc de casa infectou …. então!! existe a possibilidade e ter vírus no Mac mas não tem ação nele, mas em pc sim?

    Responder
    • Olá Aloísio,

      Existe essa possibilidade sim. Por exemplo, se for um arquivo .exe ele só terá ação no PC, e não no Mac. Mas ele continuará lá no Mac, mesmo sem ação alguma.

      Abraço

      Responder
  2. Qual a diferença de um vírus para as demais formas de infecções? até porque para ser vírus tem que atender alguns quesitos, o problema e que para quem não conhece, acha que tudo é vírus o que não é correto, por isso devem ser separados os termos em relação ao que quer explicar.

    Responder
    • Olá Josafá, vírus, por definição são pequenos programas que infectam os sistemas computacionais e tem a capacidade de se multiplicar, passando para outros arquivos e computadores. Dentre os tipos de virus, tem os malwares, trojans, worms, etc etc… Mas, por simplificar de um modo geral toda forma de praga virtual pode ser chamada de vírus. Só uma questão de definição.

      Se quiser se aprofundar mais no assunto: https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_de_computador

      Responder
  3. Até o Android começou aparecer virus,
    geralmente é spyware. Eles instalam aplicativos automatico.
    Dificil remover. Tentei com Amc security, Malware bytes. Eles até
    encontram o app, mas não conseguem remover, talvez com root eles
    desinstalam.

    Responder
  4. Por muito tempo o Mac foi sim à prova de vírus, mas com o andamento e desenvolvimento das ferramentas malware o sistema operacional da apple se tornou apenas mais uma vítima desses invasores. Belo artigo, bem útil sobre o tema: Mito ou verdade a cerca da Apple.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.