Antivírus para Mac. Mas afinal, o Mac pega vírus ?

Mac pega vírus ?

Introdução

Existem alguns mitos na informática, entre eles o “Mac não pega vírus”. Isto é uma grande mentira.

Todos os sistemas operacionais conhecidos (Mac OS, Windows, Linux, Android, etc) pegam vírus.

A diferença é que quando um vírus é desenvolvido, ele tem um propósito. Se este propósito é atingir o maior número de pessoas, este vírus é desenvolvido para as plataformas que tem maior número de usuários, claro.

Neste ponto, o Mac OS, Linux e outros que não são tão difundidos tem uma vantagem, mas as políticas de segurança, arquitetura melhor projetada e outros fatores influenciam nisto.

Na vida real

O Mac pega vírus sim ! Existem diversos antivírus online e até grátis para Mac (assim como no PC) e é sempre útil para remover uma infecção de vírus. Mas neste artigo não tratamos exatamente disto. Estamos falando de proteção real.

O melhor antivírus para Mac é muito difícil afirmar de maneira absoluta, pois os antivírus funcionam com suas características individuais e com equipes de desenvolvedores completamente diferentes. Analisaremos alguns antivírus abaixo.

A Infecção

No Mac, diferente do Windows (até o Windows 8) a grande maioria dos programas são baixados pela sua “Loja”, e o critério para a inclusão dos programas pelos desenvolvedores é muito minucioso. Se todos trabalharem desta forma, os problemas serão menores.

Mas no dia a dia muitas pessoas não fazem desta forma, baixam de sites “duvidosos”, onde certamente correm um risco maior destes programas estarem infectados.

Além dos programas, a Internet (navegação e emails) é cheia de vírus. Troca de arquivos, pendrives, enfim… tudo é perigoso.

Os Antivírus

Igual ao PC, existem diversos antivírus para Mac muito bons e gratuitos. Na lista testamos três gratuitos e dois pagos.

Abaixo listarei com base na experiência que temos aqui na empresa e também com base em fonte muito boa. Inclusive nossas opiniões são bem parecidas. (http://www.macworld.co.uk/feature/mac-software/mac-antivirus-internet-security-software-malware-review-3523842/)

Gratuitos

Avira for Mac

Antivírus Avira for Mac

Antivírus Avira for Mac

O Avira é um antivírus muito bom para seu Mac, protege em tempo real os aplicativos, emails e internet. Um ponto interessante é que ele não deixa o sistema muito lento. Nossa escolha entre os gratuitos.

Download em http://www.avira.com/pt-br/free-antivirus-mac

 

Avast for Mac

Antivirus Avast for Mac

Antivirus Avast for Mac

O Avast é um software que está oferecendo uma ótima proteção contra malwares, elimina muitas pragas. Os contras são que o usuário tem que registrar após 1 ano e também que o Avast deixa o sistema relativamente lento. Muitos usuários reclamam disto.

Download em http://www.avast.com/pt-br/free-antivirus-mac

ClamXav2 Antivírus

Antivirus ClamXav2

Antivirus ClamXav2

Este é um software gratuito que funciona muito bem e é mantido por voluntários. Os contras são : É um antivírus extremamente lento para procurar por malwares e não possui um módulo de proteção real time.

Download em http://www.clamxav.com/download.php

Pagos

Eset Cyber Security Pro for Mac

Antivírus Eset for Mac

Antivírus Eset for Mac

R$ 99,00 / ano. Este é um software ideal para quem busca um meio termo. Ele não é lento e funciona muito bem.

Download em http://www.eset.com.br/home/smart-security

Intego Mac Security X8

Antivírus Intego for Mac

Antivírus Intego for Mac

US$ 39.99 / ano. Este foi a escolha do site MacWorld.co.uk e tambem a nossa entre os pagos . Ele é muito simples para usar e não causa lentidão  no sistema. Além disto, foi o antivírus que mais localizou pragas virtuais nos testes que realizamos.

Download em http://www.intego.com/antivirus-internet-security-x8

Conclusão

É importantíssimo você possuir um bom antivírus em seu Mac ou PC. Suas informações são muito valiosas.

Hoje se não estivermos bem protegidos, estas infecções ocorrem todo tempo, e lembre-se de estar com o seu antivírus sempre atualizado.

Obs : Importante afirmar aqui que nenhum antivírus protege 100% um computador. O uso com cuidado, principalmente na Internet, não abrir links de desconhecidos, troca de senha regularmente, entre outras, são muito importantes para ajudar o funcionamento do seu antivírus.

E, se ainda assim não estiverem com uma decisão final sobre qual instalar, deixamos nossa opinião final :

Se não quiser gastar nada e seu Mac for muito rápido, coloque o Avast, se já estiver um pouco lento para seu gosto, coloque o Avira.

Se quiser gastar um pouquinho, entender bem de inglês (o Intego é somente em inglês) e tiver um cartão de crédito internacional compre o Intego. Se não souber inglês ou não possuir um cartão internacional, pode ir de Eset que é uma excelente escolha.

O Clamxav é indicado somente para instalar, limpar o Mac e depois, remover.

Abraços e até a próxima.

Outros artigos relacionados

Meu computador está lento, quais as causas e como aumen... Seu computador ou Notebook está lento ? Aqui falaremos sobre os principais vilões da velocidade na informática. É importante saber o que está acontece...
Combinações de teclas de inicialização para MAC Algumas combinações de teclas para a inicialização em diferentes modos do MAC. Modo de segurança, Modo monousuário, Modo de recuperação e outras...
Meu computador está lento, quais as causas e como aumen... Esta é a continuação do artigo sobre o que causa a lentidão em computadores. Nesta segunda parte explico os problemas referentes ao Sistema Operaciona...

5 comentários em “Antivírus para Mac. Mas afinal, o Mac pega vírus ?

  1. Qual a diferença de um vírus para as demais formas de infecções? até porque para ser vírus tem que atender alguns quesitos, o problema e que para quem não conhece, acha que tudo é vírus o que não é correto, por isso devem ser separados os termos em relação ao que quer explicar.

  2. Até o Android começou aparecer virus,
    geralmente é spyware. Eles instalam aplicativos automatico.
    Dificil remover. Tentei com Amc security, Malware bytes. Eles até
    encontram o app, mas não conseguem remover, talvez com root eles
    desinstalam.

  3. Por muito tempo o Mac foi sim à prova de vírus, mas com o andamento e desenvolvimento das ferramentas malware o sistema operacional da apple se tornou apenas mais uma vítima desses invasores. Belo artigo, bem útil sobre o tema: Mito ou verdade a cerca da Apple.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *