Usando “Restauração do sistema” para recuperar arquivos

Utilizando a restauração do sistema

O Microsoft Windows, desde o sua versão XP, possui um recurso que é chamado de cópia de sombras de arquivos. Estas cópias são feitas pelos softwares Microsoft Backup ou por Pontos de Restauração.

Normalmente estas versões anteriores são salvas pelo ponto de restauração, então para começar: Vamos ativar ou verificar se o restauração do sistema está ativo.

Vá no Painel de Controle, clique em Sistema, depois Proteção do sistema.

Utilizando a restauração do sistema - Proteção do sistema

Utilizando a restauração do sistema – Proteção do sistema

Como funciona a restauração do sistema?

Um ponto de restauração é criado sempre que o Windows achar necessário, ou mesmo uma vez por dia.

Você já deve ter visto uma mensagem dizendo: Criando um ponto de restauração. Pois bem, é isso.

Mesmo sem aparecer esta mensagem, isto é gravado de vez em quando em seu computador.

Note abaixo, na tela de Configuração, a quantidade de espaço destinado a estas cópias.

Configurações da Proteção do Sistema

Configurações da Proteção do Sistema

Isto significa o quanto a restauração do sistema poderá ocupar, quando ultrapassar este tamanho as cópias vão se sobrescrevendo e as mais recentes são mantidas.

Para que servem as versões anteriores ?

Quando você modifica um arquivo, ou mesmo exclui acidentalmente, muitas vezes é possível reverter isto através das versões anteriores.

Podemos, com o botão direito do mouse, clicar no arquivo ou na pasta toda em questão e abrirá uma opção chamada “Restaurar versões anteriores”

Restaurar com versões anteriores

Restaurar com versões anteriores

A tela abaixo mostra as opções que você tem para restaurar a pasta ou arquivo

Opções de restauração de pastas

Opções de restauração de pastas

Importante dizer que, se você utiliza muitas vezes o mesmo arquivo em um dia, somente uma versão será gravada por dia no sistema de recuperação, as demais serão dispensadas.

Ao restaurar a pasta ou arquivo, ele estará da forma que foi gravado no ponto de restauração do sistema e você poderá acessar normalmente.

Os vírus cryptowall, fileencoder e outros

Estes vírus (CryptoWall, FileEncoder), além de infectarem seu computador, criptografam os arquivos (normalmente JPG, DOCX, XLXS, TXT, PDF, e outros) e tornam estes arquivos ilegíveis.

Quando estes vírus infectam seu computador, eles abrem uma tela no navegador pedindo uma espécie de “resgate” para que seus arquivos voltem a funcionar normalmente.

Agora, se você tiver esta opção de restauração do sistema, normalmente conseguirá “reviver” todos seus arquivos desta forma, utilizando o sistema de restauração.

Mas para isso é preciso primeiramente limpar seu sistema de quaisquer vírus que possam existir. É importantíssimo que alguém com qualificação para esta tarefa o faça.

Após a remoção de todos os vírus de seu computador, restaure as versões anteriores das pastas Desktop, Imagens, Documentos, e todas as demais que estejam com os arquivos criptografados.

Conclusão

Este foi um artigo para alertá-lo da importância dos backups, pois seus arquivos podem sumir de um dia para o outro. Falhas mecânicas, roubos, acidentes ou mesmo um vírus pode acabar com seus arquivos.

Com o uso da Restauração do sistema do Windows podemos evitar maiores prejuízos. Recentemente peguei dois computadores com o vírus cryptowall e o fileencoder. Um estava com o ponto de restauração ativo e o outro inativo.

Adivinhem o que aconteceu ? O primeiro teve todos seus arquivos recuperados, já o segundo… infelizmente sem êxito.

Abraços e até a próxima.

 

Outros artigos relacionados

Guia defitinivo para desativar a mensagem Baixe o Windo... Aqui o guia definitivo para você remover aquela mensagem de "Baixe o Windows 10" e impedir que o Windows se atualize sozinho.
Windows não inicia após CLASSPNP.SYS O Windows não inicia após carregar o módulo CLASSPNP.SYS. 4 soluções para este problema muito comum em computadores com Windows 7 e 8.
Meu computador está lento, quais as causas e como aumen... Esta é a continuação do artigo sobre o que causa a lentidão em computadores. Nesta segunda parte explico os problemas referentes ao Sistema Operaciona...

2 comentários em “Usando “Restauração do sistema” para recuperar arquivos

  1. Olá,
    Estou sem saber o que fazer…apertei F9 ao iniciar o meu Asus X52J mais não efetuei o restaurar….apertei no cancelar. A tela do restaurar saiu, só que quando vou reiniciar, retorna no mesmo ponto e não para a minha área de trabalho. Desde já obrigado,

    • Olá André,

      Realmente não vivenciei nenhuma situação assim. Sei que você tem que arrumar um jeito de sair desta restauração. Alguma forma de finalizar isto para que ele dê boot novamente pela partição principal (Windows).

      Se eu achar algo, coloco aqui, mas estou sem nenhuma máquina com isto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *