Mensagem ‘Sua conexão não é particular’

Muitos vem se deparando com a mensagem “Sua Conexão não é particular“, principalmente no Google Chrome ou no Firefox acima da versão 52.

Existem duas situações que podem ocorrer esta mensagem em condições, digamos normais…

Erro de privacidade que causa esta mensagem tem a ver com o aumento do nível de segurança da Internet como um todo. Os desenvolvedores, principalmente GoogleMozilla (Firefox) vem implementando regras de segurança que já existiam há algum tempo. Com isso, sua Internet deverá ficar mais segura.

Porque aparece o erro de Conexão não é particular ?

Como dito acima, existem duas situações.

Data e Hora

Se sua data e hora do computador estão errados, ele exibirá esta mensagem pois o navegador (Google Chrome ou Mozilla Firefox) não conseguem obter o certificado de segurança com data válida.

Então, para resolver isto, é rápido: Ajuste a data e hora do seu computador

Certificado de segurança do site

Em outros casos, o site não possui um certificado de segurança válido. É o que hoje conhecemos como SSL.

Este certificado confirma que a comunicação entre você e o site que está acessando seja real, válida e criptografada.

Isto impede por exemplo, algum vírus que modifique suas configurações de internet e redirecionem você para um site “falso” na intenção de capturar suas informações como senha, e-mail ou dados em geral.

Se você suspeita de algo assim, temos um artigo sobre isso que você pode ler aqui.

Mas, esta mensagem, como disse, é em relação à segurança do site que você está acessando. Ele provavelmente não tem o https na frente de seu endereço.

Site com https – Blogdainformática

Neste site, por exemplo, você pode ver em verde o https, informando que o certificado é válido, e abaixo é quando clicamos cadeado, mostra os detalhes da conexão. Desta forma você sabe que esta conexão entre você e o site é particular e segura.

Mas acontece que alguns sites, principalmente alguns governamentais ainda não implementaram seus respectivos certificados de segurança, o que faz com que a conexão NÃO fique particular.

E isto não é algo que você pode resolver. Isto depende dos desenvolvedores implementarem em seus sites.

Por exemplo, abri agora o Google e digitei “Consultar cnpj”

Consulta no Google – Consulta cnpj

Note que o primeiro resultado está com o https, mas ao clicar…

Resultado – Pesquisa de CNPJ – Receita Federal

Isto mesmo, o próprio site da Receita Federal Brasileira está com seu certificado com problemas. Mas o link está correto, não há nada que você possa fazer, se quiser consultar um CNPJ o link é esse mesmo https://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao2.asp

Como corrigir ou “driblar” este problema ?

Bom, conforme explicamos, na situação de sua data e hora estarem erradas, basta acessar seu Relógio no canto direito inferior da tela e arrumar a Data/Hora.

No caso dos sites sem certificados, tem uma solução para você conseguir passar por esta mensagem e acessar o site, mas antes existem fatores a considerar ?

  • Verifique se o site é realmente este, se não é um site “falso”
  • Não confie em sites sem o certificado de segurança
  • Nunca coloque senhas e cartões de crédito nestes sites*

* A única ressalva são os sites governamentais, pois como explicado eles não tem ainda o recurso de segurança, portanto se você não colocar a senha, não irá acessar de maneira alguma mesmo. Neste caso, tem que colocar a senha

Nos sites mais comuns que encontramos este erro são:

  • receita.fazenda.gov.br
  • prefeituras (em geral)
  • e-social
  • inss (ou previdência social)

Mas, partindo do ponto que você conhece o site, confia no conteúdo e tem (ou quer) que acessar assim mesmo, faça o seguinte:

Passando pela “sua conexão não é particular”

Clique no link Avançado na parte de baixo. Note que o Google está te avisando sobre a segurança, mas em nenhum momento ele bloqueará seu acesso.

 

Corrigindo “sua conexão não é particular”

Ao clicar no botão avançado, imediatamente uma tela abre-se embaixo e possibilita você clicar em Ir para www.receita.fazenda.gov.br (não seguro).

Site da Receita – Acesso liberado

Pronto, você entrará no site sem problemas algum. No endereço continuará constando que o site não é seguro, mas mesmo assim você poderá acessar do mesmo jeito.

Abraços e até a próxima.

 

Um comentário em “Mensagem ‘Sua conexão não é particular’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *