Computador travando com temperatura elevada

Computador esquentando

Muitas vezes o computador ou notebook trava, desliga sozinho ou reinicia devido a um aumento de temperatura.

Este problema é muito comum. Na montagem é colocado uma pasta térmica que tem a função de aumentar o contato e facilitar a troca de calor do componente (neste caso o processador ou chipset) com o dissipador. Esta pasta fica velha perdendo a função com o tempo

Aquecimento

Aquecimento no processador e chipset da placa-mãe

O Dissipador é um componente de cobre que normalmente é colocado sobre o componente e, muitas vezes, é colocado ainda um cooler (ventilador) sobre o dissipador. Bom, com ou sem cooler, a função do dissipador é diminuir a temperatura do componente, auxiliado pela pasta térmica.

Nesta imagem acima vemos um computador Dell, que possui um dissipador sobre o chipset e um sobre o processador, além de somente um cooler central que faz todo o papel da refrigeração.

Vale lembrar que a circulação de ar é importantíssima neste caso, principalmente por o cooler não ficar exatamente sobre o dissipador, e sim ao lado.

Dissipador do chipset e processador

Dissipador do chipset e processador

Nesta imagem, mais aproximada, fica claro a diferença dos tamanhos dos dissipadores do chipset para o processador. Neste caso é um processador Intel 775 que tem uma temperatura de trabalho bem alta, e o cooler é colocado na lateral direita (da foto).

Este computador tem o cooler ventilando no sentido dos dissipadores e acaba refrigerando os dois ao mesmo tempo. Neste projeto da Dell, somente ele foi suficiente para refrigerar tudo.

Foi tirado o dissipador do processador

Foi tirado o dissipador do processador

Percebemos que neste caso, além de já ter adiantado o problema da pasta térmica termia, havia muita sujeira que prejudicava a circulação de ar e o funcionamento do cooler / dissipador.

É necessário fazer a limpeza completa, tirando todos os resíduos de poeira.

Dissipador limpo, sem pasta térmica

Dissipador limpo, sem pasta térmica

Agora, com o dissipador completamente livre da pasta térmica antiga e da sujeira, podemos começar a solucionar o problema.

Aplicação da pasta térmica no dissipador

Aplicação da pasta térmica no dissipador

A pasta térmica é colocada somente para fazer o contato das peças, em quantidade pequena, para fazer a troca de calor do dissipador, que está com o cooler o refrigerando, com o processador (neste caso). Não é necessário nem recomendado colocar muita pasta.

Dissipador montado sobre o processador

Dissipador montado sobre o processador

Agora, montando o dissipador com o sistema limpo e a pasta térmica trocada.

Alguém deve se perguntar nesta hora : Tá, mas e o resultado ? O resultado foi exatamente 12ºC a menos. Antes estava em 70 graus e agora com 58.

Algumas coisas importantes para completar o artigo :

– Processadores diferentes trabalham com temperaturas diferentes. Cada um tem sua especificação.

– Muitas vezes vale o bom senso. Um processador que está MUITO quente não precisa nem verificar a especificação, tem que diminuir esta temperatura de qualquer forma.

– Sempre que abrir a máquina para fazer uma manutenção aproveite e faça uma limpeza da sujeira e pó internos. Não custa nada e é muito importante.

– Verifique se o cooler está girando com força, normalmente ele gira entre 1.500 e 4.000 rpm (não exatos), mas um “ventinho” sempre é gerado. Se não tem o “ventinho”, troque o cooler.

 

Futuramente irei postar outras maneiras e problemas relacionados a temperatura. Este é somente um dos diversos.

E você, como faz para reduzir a temperatura do computador ? Comente aqui embaixo e compartilhe sua experiência comigo e com os demais leitores.

Abraços

 

Outros artigos relacionados

Download driver de instalação HP Deskjet 2050 All in on... Download do driver de instalação da impressora multifuncional HP Deskjet 2050 All in one - Todas as versões
Meu computador está lento, quais as causas e como aumen... Esta é a continuação do artigo sobre o que causa a lentidão em computadores. Nesta segunda parte explico os problemas referentes ao Sistema Operaciona...
Notebook HP não liga e fica com luzes piscando Os notebooks da HP quando estão com problemas, emitem um conjunto de luzes para identificar seu defeito. Aqui explico como identificar o problema e al...

2 comentários em “Computador travando com temperatura elevada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *