Computador travando com temperatura elevada

Computador esquentando

Muitas vezes o computador ou notebook trava, desliga sozinho ou reinicia devido a um aumento de temperatura.

Este problema é muito comum. Na montagem é colocado uma pasta térmica que tem a função de aumentar o contato e facilitar a troca de calor do componente (neste caso o processador ou chipset) com o dissipador. Esta pasta fica velha perdendo a função com o tempo

Aquecimento

Aquecimento no processador e chipset da placa-mãe

O Dissipador é um componente de cobre que normalmente é colocado sobre o componente e, muitas vezes, é colocado ainda um cooler (ventilador) sobre o dissipador. Bom, com ou sem cooler, a função do dissipador é diminuir a temperatura do componente, auxiliado pela pasta térmica.

Nesta imagem acima vemos um computador Dell, que possui um dissipador sobre o chipset e um sobre o processador, além de somente um cooler central que faz todo o papel da refrigeração.

Vale lembrar que a circulação de ar é importantíssima neste caso, principalmente por o cooler não ficar exatamente sobre o dissipador, e sim ao lado.

Dissipador do chipset e processador

Dissipador do chipset e processador

Nesta imagem, mais aproximada, fica claro a diferença dos tamanhos dos dissipadores do chipset para o processador. Neste caso é um processador Intel 775 que tem uma temperatura de trabalho bem alta, e o cooler é colocado na lateral direita (da foto).

Este computador tem o cooler ventilando no sentido dos dissipadores e acaba refrigerando os dois ao mesmo tempo. Neste projeto da Dell, somente ele foi suficiente para refrigerar tudo.

Foi tirado o dissipador do processador

Foi tirado o dissipador do processador

Percebemos que neste caso, além de já ter adiantado o problema da pasta térmica termia, havia muita sujeira que prejudicava a circulação de ar e o funcionamento do cooler / dissipador.

É necessário fazer a limpeza completa, tirando todos os resíduos de poeira.

Dissipador limpo, sem pasta térmica

Dissipador limpo, sem pasta térmica

Agora, com o dissipador completamente livre da pasta térmica antiga e da sujeira, podemos começar a solucionar o problema.

Aplicação da pasta térmica no dissipador

Aplicação da pasta térmica no dissipador

A pasta térmica é colocada somente para fazer o contato das peças, em quantidade pequena, para fazer a troca de calor do dissipador, que está com o cooler o refrigerando, com o processador (neste caso). Não é necessário nem recomendado colocar muita pasta.

Dissipador montado sobre o processador

Dissipador montado sobre o processador

Agora, montando o dissipador com o sistema limpo e a pasta térmica trocada.

Alguém deve se perguntar nesta hora : Tá, mas e o resultado ? O resultado foi exatamente 12ºC a menos. Antes estava em 70 graus e agora com 58.

Algumas coisas importantes para completar o artigo :

– Processadores diferentes trabalham com temperaturas diferentes. Cada um tem sua especificação.

– Muitas vezes vale o bom senso. Um processador que está MUITO quente não precisa nem verificar a especificação, tem que diminuir esta temperatura de qualquer forma.

– Sempre que abrir a máquina para fazer uma manutenção aproveite e faça uma limpeza da sujeira e pó internos. Não custa nada e é muito importante.

– Verifique se o cooler está girando com força, normalmente ele gira entre 1.500 e 4.000 rpm (não exatos), mas um “ventinho” sempre é gerado. Se não tem o “ventinho”, troque o cooler.

 

Futuramente irei postar outras maneiras e problemas relacionados a temperatura. Este é somente um dos diversos.

E você, como faz para reduzir a temperatura do computador ? Comente aqui embaixo e compartilhe sua experiência comigo e com os demais leitores.

Abraços

 

Outros artigos relacionados

iMac com o cooler fazendo barulho Algumas vezes o iMac fica com um barulho muito forte, principalmente após uma troca de HD. Veja como resolver este problema
Notebook HP não liga e fica com luzes piscando Os notebooks da HP quando estão com problemas, emitem um conjunto de luzes para identificar seu defeito. Aqui explico como identificar o problema e al...
Meu computador está lento, quais as causas e como aumen... Seu computador ou Notebook está lento ? Aqui falaremos sobre os principais vilões da velocidade na informática. É importante saber o que está acontece...
Cuidados com o Notebook Um notebook requer cuidados especiais na utilização, seus componentes são diferenciados e você pode estar utilizando de forma errada. Saiba algumas di...

2 comentários em “Computador travando com temperatura elevada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *