Os arquivos anexados aos e-mail são cada vez maiores. Isto devido a resolução das imagens e do conteúdo que é transmitido através da Internet. Mas o que acontece quando enviamos um e-mail muito grande é o servidor não conseguir entregar este e-mail ao destinatário.
Normalmente recebemos uma mensagem de “Attachment size exceeds the allowable limit” ou algo parecido com “A mensagem excede o máximo tamanho permitido”. Isto porque a grande maioria das caixas de correio eletrônicas são relativamente pequenas.
Serviços como o o Hotmail, Yahoo e Gmail são restritos a 25 MB por email. Recentemente o Gmail aumentou seu limite para 50 MB, mas mesmo assim nem sempre é o suficiente.
Vamos listar algumas opções para você enviar este e-mail maior.
Compactação dos arquivos
Softwares que compactam arquivos, utilizam uma codificação para armazenar tudo de um modo um pouco diferente.
Eles utilizam uma técnica que os permite diminuir consideravelmente o tamanho dos arquivos. Isto funciona muito bem para documentos de texto, planilhas e outros tipos, mas não funcionam muito bem com imagens e vídeos. As imagens e vídeos já estão em formatos “compactados”, a extensão JPG e AVI são bons exemplos de tipos de arquivos que já estão com seus tamanhos reduzidos.
Mesmo assim, se você estiver enviando mais de um arquivo sempre vale a pena “encapsular” todos em um arquivo só e de forma compactada. Os softwares mais comuns para isto são:
Winzip
Um dos precursores dos softwares de compactação já está incluso por padrão desde o Windows 7 e você não precisa instalar nada para isso. Basta clicar com o botão direito na pasta que deseja compactar e selecionar Enviar para arquivo compactado.
Ele já criará um arquivo com o mesmo nome da pasta com todo o conteúdo dentro (compactado).
Winrar
Seu grande concorrente possui um software muito bom com muitas opções de compactação. Ele lê e grava arquivos como: RAR, ZIP, 007, e também os formatos ISO (imagem de CD/DVD) e CAB (arquivos de instalação formato Windows). O que o torna muito útil por ter mais opções que o Winzip.
Serviços online de envio de arquivos grandes
Uma opção mais simples para envios de arquivos grandes direto por e-mail é através de sites que fazem este tipo de serviço
Vou listar somente os gratuitos ok ?
Wetransfer
Processo bem simples. Você coloca o e-mail do destinatário, o seu e-mail e clica em Adicionar ficheiros. Pronto, wetransfer “armazena” estes arquivos, e envia um link por email para seu destinatário. Ele deixa este link ativo por 7 dias.
O wetransfer pode ser utilizado gratuitamente até o limite de 2 GB de arquivos. Para arquivos maiores é necessário ter a assinatura Plus.
Send AnyWhere
Com o Send Anywhere não é necessário colocar seu e-mail nem o do destinatário. Você simplesmente adiciona arquivos (Até 1 GB) e clica no botão Send.
Após isto ele gera um código com 6 dígitos que fica disponível por 10 min. Neste tempo você passa o código para seu destinatário, que entra no site e coloca o código para receber este(s) arquivo(s).
Possui extensão para o Chrome que pode ser instalada caso você utilize muito este serviço.
SendGb
Este, entre os 3, é o que permite a maior quantidade de arquivos (4 GB). Da mesma forma que o wetransfer, o SendGB, não é necessário registro nem nada, somente coloque o email to send to (o destinatário) e your email (seu e-mail) e Select file(s) para selecionar os arquivos que você quer enviar.
Armazenamento em nuvem
A última listada aqui é o armazenamento em nuvem. Existem diversas opções grátis no mercado e podemos usufruir delas.
Google Drive
Quem tem uma conta no Google ou Gmail, basta acessar o endereço https://drive.google.com e colocar um arquivo em sua pasta. Após isto você clica com o botão direito do mouse e clica em Ativar compartilhamento de link.
Agora você compartilha este link por e-mail, por exemplo.
Uma coisa bem interessante é compartilhar um Catálogo de Produtos ou outro catálogo, tabela de preços. Você pode criar este link depois compartilha com seus clientes, ou mesmo coloca em seu website. Ótima idéia, não ?
Mega
Após muitas polêmicas, o Mega.nz está de volta ! Para compartilhar um link será necessário criar uma conta.
Ao se registrar no https://mega.nz/ você tem uma conta gratuita com até 500 GB (o maior dos citados neste artigo), poderá subir seus arquivos e compartilhar o link com a pessoa que deseja.
O único problema é que quem não possui um conta precisará criar para compartilhar o link, clicando com o botão direito no arquivo
Dropbox
Um serviço de nuvem já bem consolidado, mas possui apenas 2 GB de armazenamento gratuito. Basta acessar e fazer o registro.
O Dropbox, assim como o Google Drive e o Mega, possuem aplicativos para serem instalados em seu computador, o que deixa mais simples seu uso diário, mas não são requisitos para o funcionamento. Eles funcionam muito bem diretamente dos navegadores Web.
Só passando o mouse sobre o arquivo, ele abre um botão de Compartilhar, e quando clicamos temos a tela acima. Assim você pode enviar por e-mail ou criar o link, como feito nos outros.
Utilizando seu próprio Gmail
Bom, tudo isto é válido, são várias formas de você enviar arquivos grandes por email, mas se você vai enviar através do seu e-mail gmail, pode fazer diretamente do browser, através de um link do Google Drive.
Acesse sua conta do gmail.
Ao clicar no link, ele abrirá as opções de anexar, e depois o próprio Google se encarregará do resto.
Conclusão
Como mostramos, são muitas as opções para envio de arquivos grandes passando por cima da limitação de envio dos serviços de e-mail.
Você pode compactar, enviar diretamente por um serviço on-line ou armazenar em um serviço de nuvem. Na minha opinião, se você não tiver muito conhecimento técnico em informática, os serviços on-line são mais simples. Suas interfaces são bem intuitivas e você pode escolher o de sua preferência.
Agora, para quem tem uma conta google, utilizar o gmail em parceria com o google drive me parece uma ótima opção.
Gostaram ? Um abraço a todos.
Obrigada, foi muito útil!