Mais vendidos

veja mais...

Como enviar um arquivo grande por email

Não consegue enviar um arquivo grande anexado em seu e-mail ? Veja estes truques para facilitar sua tarefa

Atualizado

Os arquivos anexados aos e-mail são cada vez maiores. Isto devido a resolução das imagens e do conteúdo que é transmitido através da Internet. Mas o que acontece quando enviamos um e-mail muito grande é o servidor não conseguir entregar este e-mail ao destinatário.

Normalmente recebemos uma mensagem de “Attachment size exceeds the allowable limit” ou algo parecido com “A mensagem excede o máximo tamanho permitido”. Isto porque a grande maioria das caixas de correio eletrônicas são relativamente pequenas.

Serviços como o o Hotmail, Yahoo e Gmail são restritos a 25 MB por email. Recentemente o Gmail aumentou seu limite para 50 MB, mas mesmo assim nem sempre é o suficiente.

Vamos listar algumas opções para você enviar este e-mail maior.

Compactação dos arquivos

Softwares que compactam arquivos, utilizam uma codificação para armazenar tudo de um modo um pouco diferente.

Eles utilizam uma técnica que os permite diminuir consideravelmente o tamanho dos arquivos. Isto funciona muito bem para documentos de texto, planilhas e outros tipos, mas não funcionam muito bem com imagens e vídeos. As imagens e vídeos já estão em formatos “compactados”, a extensão JPG e AVI são bons exemplos de tipos de arquivos que já estão com seus tamanhos reduzidos.

Mesmo assim, se você estiver enviando mais de um arquivo sempre vale a pena “encapsular” todos em um arquivo só e de forma compactada. Os softwares mais comuns para isto são:

  Curso online de HTML5 e CSS3 grátis

Winzip

Um dos precursores dos softwares de compactação já está incluso por padrão desde o Windows 7 e você não precisa instalar nada para isso. Basta clicar com o botão direito na pasta que deseja compactar e selecionar Enviar para arquivo compactado.

Ele já criará um arquivo com o mesmo nome da pasta com todo o conteúdo dentro (compactado).

Winrar

Seu grande concorrente possui um software muito bom com muitas opções de compactação. Ele lê e grava arquivos como: RAR, ZIP, 007, e também os formatos ISO (imagem de CD/DVD) e CAB (arquivos de instalação formato Windows). O que o torna muito útil por ter mais opções que o Winzip.

Serviços online de envio de arquivos grandes

Uma opção mais simples para envios de arquivos grandes direto por e-mail é através de sites que fazem este tipo de serviço

Vou listar somente os gratuitos ok ?

Wetransfer

Wetransfer
Wetransfer

Processo bem simples. Você coloca o e-mail do destinatário, o seu e-mail e clica em Adicionar ficheiros. Pronto, wetransfer “armazena” estes arquivos, e envia um link por email para seu destinatário. Ele deixa este link ativo por 7 dias.

O wetransfer pode ser utilizado gratuitamente até o limite de 2 GB de arquivos. Para arquivos maiores é necessário ter a assinatura Plus.

Send AnyWhere

Send Anywhere
Send Anywhere

Com o Send Anywhere não é necessário colocar seu e-mail nem o do destinatário. Você simplesmente adiciona arquivos (Até 1 GB) e clica no botão Send.

Após isto ele gera um código com 6 dígitos que fica disponível por 10 min. Neste tempo você passa o código para seu destinatário, que entra no site e coloca o código para receber este(s) arquivo(s).

Possui extensão para o Chrome  que pode ser instalada caso você utilize muito este serviço.

  Controle Remoto de computadores - Instalando o TeamViewer

SendGb

Send GB
Send GB

Este, entre os 3, é o que permite a maior quantidade de arquivos (4 GB). Da mesma forma que o wetransfer, o SendGB, não é necessário registro nem nada, somente coloque o email to send to (o destinatário) e your email (seu e-mail) e Select file(s) para selecionar os arquivos que você quer enviar.

Armazenamento em nuvem

A última listada aqui é o armazenamento em nuvem. Existem diversas opções grátis no mercado e podemos usufruir delas.

Google Drive

Google Drive - Ativar compartilhamento
Google Drive – Ativar compartilhamento

Quem tem uma conta no Google ou Gmail, basta acessar o endereço https://drive.google.com e colocar um arquivo em sua pasta. Após isto você clica com o botão direito do mouse e clica em Ativar compartilhamento de link.

Google Drive - Link Compartilhado
Google Drive – Link Compartilhado

Agora você compartilha este link por e-mail, por exemplo.

Uma coisa bem interessante é compartilhar um Catálogo de Produtos ou outro catálogo, tabela de preços. Você pode criar este link depois compartilha com seus clientes, ou mesmo coloca em seu website. Ótima idéia, não ?

Mega

Mega.nz - Cloud gratuito até 500 GB
Mega.nz – Cloud gratuito até 500 GB

Após muitas polêmicas, o Mega.nz está de volta ! Para compartilhar um link será necessário criar uma conta.

Ao se registrar no https://mega.nz/ você tem uma conta gratuita com até 500 GB (o maior dos citados neste artigo), poderá subir seus arquivos e compartilhar o link com a pessoa que deseja.

O único problema é que quem não possui um conta precisará criar para compartilhar o link, clicando com o botão direito no arquivo

Mega - Compartilhando um link
Mega – Compartilhando um link

Dropbox

Um serviço de nuvem já bem consolidado, mas possui apenas 2 GB de armazenamento gratuito. Basta acessar e fazer o registro.

O Dropbox, assim como o Google Drive e o Mega, possuem aplicativos para serem instalados em seu computador, o que deixa mais simples seu uso diário, mas não são requisitos para o funcionamento. Eles funcionam muito bem diretamente dos navegadores Web.

Dropbox - Compartilhando arquivos
Dropbox – Compartilhando arquivos

Só passando o mouse sobre o arquivo, ele abre um botão de Compartilhar, e quando clicamos temos a tela acima. Assim você pode enviar por e-mail ou criar o link, como feito nos outros.

  Cadastro Sincronizado - Aplicação bloqueada

Utilizando seu próprio Gmail

Bom, tudo isto é válido, são várias formas de você enviar arquivos grandes por email, mas se você vai enviar através do seu e-mail gmail, pode fazer diretamente do browser, através de um link do Google Drive.

Acesse sua conta do gmail.

Emails grandes com Gmail
Emails grandes com Gmail

Ao clicar no link, ele abrirá as opções de anexar, e depois o próprio Google se encarregará do resto.

Conclusão

Como mostramos, são muitas as opções para envio de arquivos grandes passando por cima da limitação de envio dos serviços de e-mail.

Você pode compactarenviar diretamente por um serviço on-line ou armazenar em um serviço de nuvem. Na minha opinião, se você não tiver muito conhecimento técnico em informática, os serviços on-line são mais simples. Suas interfaces são bem intuitivas e você pode escolher o de sua preferência.

 

Agora, para quem tem uma conta google, utilizar o gmail em parceria com o google drive me parece uma ótima opção.

Gostaram ? Um abraço a todos.

Arquivos Grandes, , Envio de Arquivos, Nuvem

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

2 comentários em “Como enviar um arquivo grande por email”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.