Como enviar um arquivo grande por email

Como enviar um arquivo grande por email 1
Não consegue enviar um arquivo grande anexado em seu e-mail ? Veja estes truques para facilitar sua tarefa
Autor: Marcos Carvalho 13 de março de 2017
13 de outubro de 2020

Os arquivos anexados aos e-mail são cada vez maiores. Isto devido a resolução das imagens e do conteúdo que é transmitido através da Internet. Mas o que acontece quando enviamos um e-mail muito grande é o servidor não conseguir entregar este e-mail ao destinatário.

Normalmente recebemos uma mensagem de “Attachment size exceeds the allowable limit” ou algo parecido com “A mensagem excede o máximo tamanho permitido”. Isto porque a grande maioria das caixas de correio eletrônicas são relativamente pequenas.

Serviços como o o Hotmail, Yahoo e Gmail são restritos a 25 MB por email. Recentemente o Gmail aumentou seu limite para 50 MB, mas mesmo assim nem sempre é o suficiente.

Vamos listar algumas opções para você enviar este e-mail maior.

Compactação dos arquivos

Softwares que compactam arquivos, utilizam uma codificação para armazenar tudo de um modo um pouco diferente.

Eles utilizam uma técnica que os permite diminuir consideravelmente o tamanho dos arquivos. Isto funciona muito bem para documentos de texto, planilhas e outros tipos, mas não funcionam muito bem com imagens e vídeos. As imagens e vídeos já estão em formatos “compactados”, a extensão JPG e AVI são bons exemplos de tipos de arquivos que já estão com seus tamanhos reduzidos.

Mesmo assim, se você estiver enviando mais de um arquivo sempre vale a pena “encapsular” todos em um arquivo só e de forma compactada. Os softwares mais comuns para isto são:

Winzip

Um dos precursores dos softwares de compactação já está incluso por padrão desde o Windows 7 e você não precisa instalar nada para isso. Basta clicar com o botão direito na pasta que deseja compactar e selecionar Enviar para arquivo compactado.

Ele já criará um arquivo com o mesmo nome da pasta com todo o conteúdo dentro (compactado).

LEIA  O fim da gratuidade do IG mail

Winrar

Seu grande concorrente possui um software muito bom com muitas opções de compactação. Ele lê e grava arquivos como: RAR, ZIP, 007, e também os formatos ISO (imagem de CD/DVD) e CAB (arquivos de instalação formato Windows). O que o torna muito útil por ter mais opções que o Winzip.

Serviços online de envio de arquivos grandes

Uma opção mais simples para envios de arquivos grandes direto por e-mail é através de sites que fazem este tipo de serviço

Vou listar somente os gratuitos ok ?

Wetransfer

Wetransfer
Wetransfer

Processo bem simples. Você coloca o e-mail do destinatário, o seu e-mail e clica em Adicionar ficheiros. Pronto, wetransfer “armazena” estes arquivos, e envia um link por email para seu destinatário. Ele deixa este link ativo por 7 dias.

O wetransfer pode ser utilizado gratuitamente até o limite de 2 GB de arquivos. Para arquivos maiores é necessário ter a assinatura Plus.

Send AnyWhere

Send Anywhere
Send Anywhere

Com o Send Anywhere não é necessário colocar seu e-mail nem o do destinatário. Você simplesmente adiciona arquivos (Até 1 GB) e clica no botão Send.

Após isto ele gera um código com 6 dígitos que fica disponível por 10 min. Neste tempo você passa o código para seu destinatário, que entra no site e coloca o código para receber este(s) arquivo(s).

Possui extensão para o Chrome  que pode ser instalada caso você utilize muito este serviço.

SendGb

Send GB
Send GB

Este, entre os 3, é o que permite a maior quantidade de arquivos (4 GB). Da mesma forma que o wetransfer, o SendGB, não é necessário registro nem nada, somente coloque o email to send to (o destinatário) e your email (seu e-mail) e Select file(s) para selecionar os arquivos que você quer enviar.

LEIA  Enviar arquivos grandes pelo Firefox Send

Armazenamento em nuvem

A última listada aqui é o armazenamento em nuvem. Existem diversas opções grátis no mercado e podemos usufruir delas.

Google Drive

Google Drive - Ativar compartilhamento
Google Drive – Ativar compartilhamento

Quem tem uma conta no Google ou Gmail, basta acessar o endereço https://drive.google.com e colocar um arquivo em sua pasta. Após isto você clica com o botão direito do mouse e clica em Ativar compartilhamento de link.

Google Drive - Link Compartilhado
Google Drive – Link Compartilhado

Agora você compartilha este link por e-mail, por exemplo.

Uma coisa bem interessante é compartilhar um Catálogo de Produtos ou outro catálogo, tabela de preços. Você pode criar este link depois compartilha com seus clientes, ou mesmo coloca em seu website. Ótima idéia, não ?

Mega

Mega.nz - Cloud gratuito até 500 GB
Mega.nz – Cloud gratuito até 500 GB

Após muitas polêmicas, o Mega.nz está de volta ! Para compartilhar um link será necessário criar uma conta.

Ao se registrar no https://mega.nz/ você tem uma conta gratuita com até 500 GB (o maior dos citados neste artigo), poderá subir seus arquivos e compartilhar o link com a pessoa que deseja.

O único problema é que quem não possui um conta precisará criar para compartilhar o link, clicando com o botão direito no arquivo

Mega - Compartilhando um link
Mega – Compartilhando um link

Dropbox

Um serviço de nuvem já bem consolidado, mas possui apenas 2 GB de armazenamento gratuito. Basta acessar e fazer o registro.

O Dropbox, assim como o Google Drive e o Mega, possuem aplicativos para serem instalados em seu computador, o que deixa mais simples seu uso diário, mas não são requisitos para o funcionamento. Eles funcionam muito bem diretamente dos navegadores Web.

Dropbox - Compartilhando arquivos
Dropbox – Compartilhando arquivos

Só passando o mouse sobre o arquivo, ele abre um botão de Compartilhar, e quando clicamos temos a tela acima. Assim você pode enviar por e-mail ou criar o link, como feito nos outros.

Utilizando seu próprio Gmail

Bom, tudo isto é válido, são várias formas de você enviar arquivos grandes por email, mas se você vai enviar através do seu e-mail gmail, pode fazer diretamente do browser, através de um link do Google Drive.

LEIA  Dicas de Informática para o Imposto de Renda

Acesse sua conta do gmail.

Emails grandes com Gmail
Emails grandes com Gmail

Ao clicar no link, ele abrirá as opções de anexar, e depois o próprio Google se encarregará do resto.

Conclusão

Como mostramos, são muitas as opções para envio de arquivos grandes passando por cima da limitação de envio dos serviços de e-mail.

Você pode compactarenviar diretamente por um serviço on-line ou armazenar em um serviço de nuvem. Na minha opinião, se você não tiver muito conhecimento técnico em informática, os serviços on-line são mais simples. Suas interfaces são bem intuitivas e você pode escolher o de sua preferência.

 

Agora, para quem tem uma conta google, utilizar o gmail em parceria com o google drive me parece uma ótima opção.

Gostaram ? Um abraço a todos.

Você vai gostar

WalmartBR

2 comentários em “Como enviar um arquivo grande por email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.