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E-mail retornando – O Que fazer?

Você está recebendo respostas do da sua hospedagem dizendo que não pode enviar seus e-mails? Saiba as principais causas e como resolver.

Atualizado

Você tenta enviar um e-mail para algum destinatário e ele sempre retorna. Algumas vezes você envia para mais de uma pessoa, e um ou outro retorna. O que fazer?

Para isto que fiz este artigo, para tentar ajudar você a resolver este problema que é muito chato, e pode atrapalhar diversos profissionais.

Antes de começar, devo dizer que se trata de um artigo bem técnico, mas vou tentar fazer uma coisa bem mastigada, pois não sei o grau de conhecimento técnico de cada um.

Uma coisa posso afirmar: Eu vou te ajudar! Você tendo conhecimento ou não. Talvez não resolva seu problema, pois algumas coisas dependemos de terceiros realizarem alguma ação, e isto não temos controle. Só que você vai ter um norte para seguir.

Mas para isso, você terá que ver seu e-mail de retorno do erro. É um e-mail que você receberá logo após enviar o e-mail, normalmente ele vem com um código de erro e sua descrição da causa que ele não foi entregue.

Ah, outra coisa importante: Estou partindo do princípio que seu e-mail esteja configurado corretamente, neste artigo nem tocarei em assuntos de configuração de e-mails como servidores pop ou smtp.

Começando pelo básico até o mais avançado. Importante você não pular nenhum passo, cheque tudo mesmo.

Muitos e-mails enviados

Você sabia que seu provedor de e-mails tem um limite de envio diário (ou mensal) de e-mails? Pois bem, se você dispara um mailing para muitos destinatários provavelmente você excedeu seu limite de envio.

Como ver se é isso?

Primeiro, nenhum e-mail deve estar chegando para seus dsetinatários. Nenhum mesmo. Se você consegue enviar para alguém ele na teoria teria que ir para todos. Se seu e-mail só não envia para alguns destinatários, pule este passo, pois não é este seu problema.

Agora, se ele não envia para NINGUÉM, a mais fácil é entrar em contato com seu provedor de e-mails. Ligue ou chame no chat a empresa que hospeda seus e-mails (normalmente a empresa que hospeda seu site)

Ao falar com o atendente, explique o problema e peça para ele verificar sua caixa de e-mails e ver se não tem nenhum problema aparente.

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Muitas vezes quanto este erro acontece, você envia o e-mail e ele retorna com uma mensagem parecida com esta.

Destination SMTP server rejected the sender

A boa notícia é que este problema normalmente se soluciona sozinho. No dia seguinte ou no final do mês (depende se seu limite for diário ou mensal) o limite volta ao zero, e você poderá enviar seus e-mails novamente.

Muitos destinatários

Sim, você não pode enviar um e-mail e colocar 500 pessoas em cópia. Alguns provedores até são mais liberais para isto, mas essa mamata vai acabar logo logo.

Com o aumento incrível de spams nas caixas de e-mail do mundo todo, este número limite de destinatário cada vez tende a ser menor. Os provedores estão de olho.

Se você recebe uma mensagem como esta abaixo:

452 Too many Recipients

Significa que você está enviando para muitas pessoas. Divida as pessoas em e-mails separados e conseguirá enviar

Destinatário não existente

Existe uma pequena possibilidade de você ter digitado o e-mail errado da pessoa. Mesmo você tenha certeza que este e-mail esteja certo, verifique novamente.

Você pode receber um e-mail com o seguinte retorno de erros:

Erro 510: Bad email address. (ou 511, 513)

Ou este

failed after I sent the message.Remote host said: 550 Message rejected

Isto significa que o e-mail está errado. Você pode ter digitado um ponto a mais, uma letra errada, ou algo assim.

Em algumas (raras) situações, e digo isto porque já aconteceu comigo: O responsável pelo domínio esqueceu de pagar o registro, o domínio expirou e não é possível entregar para ele (ou esqueceu de pagar a hospedagem). Na dúvida, acesse o site do destinatário para ver se está funcionando.

Mas neste caso, normalmente é o erro abaixo

512 Bad destination system: no such domain

Caixa cheia (lotada)

Aquela limitação de tamanho de caixa postal. Você pode ter 1GB, 10GB ou 100GB e sua sensação é que tudo cabe ali.

Não cabe!

Sua caixa ficará cheia um dia – ouça o que eu digo, rs – e quando ela exceder seu limite você poderá ver no seu painel ou webmail, mas o limite da caixa PARA QUEM você está enviando não é visível para você.

Se receber um retorno deste tipo:

522: Mail quota exceeded / Mailbox full

Significa que a caixa postal do destinatário está cheia e não recebeu sua mensagem.

Vai ter que fazer do jeito antigo: Ligue para a pessoa e avise, aguarde a pessoa excluir alguns daqueles e-mails que já não servem mais para nada e já tem 3 anos.

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Avise também, como você é uma pessoa legal, que ele (o destinatário) tem que esvaziar a lixeira após excluir os e-mails, pois a lixeira também conta como espaço ocupado.

Ah IMPORTANTE: Esta exclusão de e-mails deverá ser feito no provedor da pessoa que você está enviando, ou seja, via webmail. Na maioria das configurações os e-mails ficam retidos no seu provedor e enchendo sua caixa postal. Não é necessário apagar os e-mails do programa de e-mails (Outlook, Thunderbird, Windows Live Mail, etc).

Após a caixa estar com espaço, você deverá enviar novamente o e-mail para que a pessoa receba.

Anexo muito grande

Outra coisa comum é o arquivo que você está anexando ser muito grande. Normalmente arquivos de até 10MB são enviados sem maiores problemas pelos servidores de e-mail, maiores que isso podem não ser enviados.

Uma coisa boa é que normalmente seu servidor de envio pode já prontamente descartar seu e-mail por exceder o limite de envio, mas outras vezes ele envia e o servidor do destinatário recusa.

Isto é por causa de provedores e configurações distintas das empresas, então por exemplo você pode conseguir enviar um arquivo de 15MB pelo seu e-mail, e uma pessoa com gmail ou hotmail pode receber, mas uma pessoa com terra ou uol poderá não receber.

Mas a regra é essa: Não envie anexos muito grandes pelo seu e-mail. Existem alternativas para isso.

Aqui mesmo no blog temos um artigo que fala como enviar arquivos grandes diretamente para uma pessoa, e nele você envia o arquivo pelo aplicativo (que gera um link para a pessoa baixá-lo) e no e-mail vai somente este link para download. Muito mais simples, né?

Servidor identificado como spam

Este talvez seja o principal problema e mais difícil para solucionar.

Se seu provedor de e-mails for identificado como spam, você terá que identificar a causa e tentar solucionar o problema.

Causa 1: Listado na black list

Você não deve saber, mas seu domínio pode estar listado em uma “black list”, uma “lista negra” de servidores que foram previamente identificados como spam.

Só para lembrar: Spam é aquele e-mail repetitivo, chato, intrusivo.

Uma pausa rápida para um vídeo que diz bem o que é spam feito pelo Monty Phyton (um grupo de humoristas ingleses) na década de 1970.

  Usando o Gmail para enviar emails da VPS WordPress

Você pode checar se seu domínio está na black list através deste site, e preenchendo com seu domínio e checando. Se tiver algo em vermelho nos resultados significa que seu domínio está marcado em uma lista negra.

Do outro lado, para quem você enviou este e-mail (que voltou) o provedor dele deve ter uma configuração de “blacklist” que verifica se seu domínio está habilitado para enviar e-mails para ele.

Meio complicado né?

Mas não, é uma espécie de autorização. Se você envia um e-mail para o uol (por exemplo), o uol pode checar uma lista chamada “lista negra brasil” e se seu domínio estiver nela, o uol recusa seus e-mails.

E não tem muito o que fazer, a não ser esperar.

Em alguns dias seu domínio deverá ser retirado automaticamente desta lista, a não ser que você continue enviando diversos SPAMS, rs.

Causa 2: Falta de registro SPF

Isto é uma coisa bem técnica e talvez você tenha que contratar um profissional para isto.

É sério. Tome muito cuidado ao mexer em seu domínio.

Tanto que eu não vou entrar muito à fundo de “como fazer” isto, poque se você não tem experiência com isto, são grandes as chances de você fazer besteira e depois vir aqui nos comentários me xingar – E nenhum de nós gosta disso, né? Amigo.

Se você sabe onde configurar isto e quiser tentar por sua conta e risco, fique à vontade.

O Registro SPF é uma autenticação do seu domínio. Isto faz com que muitos spams parem de chegar, além de resolver alguns problemas de envios.

Você deve colocar a seguinte regra em seu domínio

TXT     spf     v=spf1 a mx include:websitewelcome.com ~all

Este acima é um exemplo que funciona na maioria das hospedagens, mas pode ser que não funcione na sua, então procure seu provedor antes de fazer a modificação.

Conclusão

São inúmeros os erros de retorno de e-mails, alguns mais fáceis de resolver, outros mais trabalhosos, mas o mais importante é identificar o problema e se não estiver em nenhum caso dos citados acima, envie para o responsável pela sua hospedagem.

Este responsável precisa de mais informações para resolver seu problema, não basta um simples: “Oi, não estou conseguindo enviar e-mails”. Lembre-se disso.

Outra coisa também que é bom enfatizar é: Se você recebeu um e-mail dizendo que seu e-mail não foi enviado, você precisa resolver o problema e ENVIAR NOVAMENTE este mesmo e-mail, pois ele NÃO FOI ENVIADO, ok? Rs.

Espero ter ajudado você, e se tiver algum outro erro de e-mail retornando pode deixar aqui nos comentários que tentarei ajudar.

Um abraço para todos!

, Problemas no E-mail, Spam

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