Como configurar o teclado no Windows 10

Configurar teclado no Windows 10

Você está com seu computador ou notebook com o Windows 10, e seu teclado está desconfigurado. Pois bem, no Windows 7 era muito fácil esta tarefa (ou estávamos acostumados).

Mas o que realmente mudou no Windows 10 é a forma de acessar determinadas configurações. Algumas agora estão no aplicativo Configurações ao invés de estarem no Painel de Controle, como no Windows anterior.

Então colocarei aqui uma forma fácil de você configurar seu teclado corretamente.

Descobrindo seu teclado

Primeiro de tudo precisamos separar as coisas: Teclado e Idioma. Você pode ter um teclado Americano (US-Internacional) e utilizar o idioma Português Brasileiro sem problema algum.

Então começamos pelo teclado.

Para matar a xarada de cara é a seguinte pergunta: Seu teclado tem a tecla Ç ? Se tem e ela está exatamente a direita da tecla L, seu teclado é do padrão Português ABNT2.

Teclado ABNT2

Teclado ABNT2

Se seu teclado possui a tecla Ñ no local do Ç, então é um teclado padrão Espanhol (Espanha, Internacional)Español.

Teclado Espanhol

Teclado Espanhol

Agora, se seu teclado possui o ; no lugar do Ç ou Ñ, é um teclado de padrão Estados Unidos – Internacional

Teclado EUA Internacional USA

Teclado EUA Internacional USA

O idioma

Como dito acima, com qualquer teclado é possível você configurar seu idioma de preferência. Vale lembrar que no idioma Inglês, os caracteres não possuem acento. Então é importante definir o idioma correto para você poder utilizar a acentuação.

Configurando o teclado e idioma

Feito isso, você já identificou o seu padrão do tecladodefiniu seu idioma de preferência, agora iremos configurar.

Clique no botão da barra de idiomas, que fica a esquerda do relógio (na parte inferior da tela) e selecione Preferências de idioma. Se preferir, pode ir pelo Painel de ControleHora e Idioma.

Acessar barra de idiomas no Windows 10

Acessar barra de idiomas no Windows 10

Com as configurações de Hora e Idioma abertas, você pode neste ponto adicionar um idioma (caso o que você queira não esteja listado), ou como no caso abaixo, apenas acessar as Opções do idioma exibido.

Configuração de hora e idioma

Configuração de hora e idioma

Aparecerá a lista de teclados para este idioma, você pode adicionar um novo.

Adicionar teclado

Adicionar teclado

Ou remover, clicando em cima depois no botão Remover

Remover teclado

Remover teclado

Caso você deixe mais de um teclado ou mais de um idioma, a barra para alternar os teclados ficará ativa e você poderá mudar o teclado/idioma a qualquer momento acessando ela diretamente.

Alternar entre teclados

Alternar entre teclados

Eu normalmente deixo somente instalado o idioma que utilizo (no caso Português) e com o teclado correspondente ao meu computador (ABNT, Estados Unidos ou Espanha), caso contrário em algumas situações o Windows altera sozinho (ou alguma tecla de atalho) e você começa a digitar sem os acentos.

Qual tipo de teclado você utiliza? Ele é produtivo para você ?

 

11 comentários em “Como configurar o teclado no Windows 10

  1. Tem como definir um como padrão? Eu deixo o português e inglês instalado, pq meu teclado externo é brasileiro o do notebook é US, mas queria que o brasileiro ficasse como padrão.

  2. Bom dia Marcos!

    Meu teclado está com as configurações corretas, porem não consigo digitar os acentos, como vc pode ver ao longo do meu texto. Poe vezes os acentos não aparecem, por outras saem antes das palavras. Ex. est´´a, n~~ao, ser´´a…
    N~~ao sei o que fazer.

  3. bom dia! o meu teclado TT Challenger ,está com o sintoma de alterar maiúsculo e minúsculo,principalmente na entrada do W10 ao colocar a senha e números digitam caracteres sendo que da calculadora não trabalham.Pensei que pudesse ser vírus ,então formatei e agora voltou;não achei nenhuma solução procurando na web.Utilizei anti-virus e anti Malware e nada.
    Alguma solução? Ah JÀ TROQUEI O TECLADO E NÂO alterou nada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *