Mais vendidos

veja mais...

Backup manual do Emissor de NFe

O software gratuito de emissor de Nota Fiscal Eletrônica tem muitas coisas que poderiam ser melhoradas, uma delas é o backup das informações. Se o emissor NFe não estiver funcionando ou mesmo o seu computador não estiver 100%, não é possível entrar no sistema do emissor. Esta dica é para você efetuar o backup manual completo do Emissor NFe.

Atualizado

Olá,

Venho compartilhar uma dica muito valiosa com você. Como fazer um Backup completo do Software Emissor de Nota Fiscal Eletrônica fornecido gratuitamente pelo Estado.

Existe a forma usual de efetuar este backup, que provavelmente você já viu em outros sites e blogs, mas o que falarei aqui não é isto. Aqui ensinarei a tirar uma cópia manual de todo o sistema de forma simples.

A forma usual é você acessar o programa emissor de nota fiscal eletrônica, acessar o MENU SISTEMA, depois a opção BACKUP e iniciar o processo.

Mas muitas vezes, como o programa emissor NFe é baseado em JAVA, o programa não abre, quando o computador ou o Java deu algum problema e não inicia. Neste caso precisamos acessar os arquivos diretamente.

O software emissor utiliza um sistema de banco de dados por padrão e armazena todos os dados da NFe (emitente, produtos, notas, etc) em uma pasta. Esta pasta está situada em C:\DATABASE.

Então a dica é esta, quando você for trocar de computador, ou seu computador estiver com problema e nem ao menos inicia, ou simplesmente você quer ter um backup atualizado do emissor de nota fiscal eletrônica do sefaz, você copia diretamente para um pendrive, compacta e envia por email, ou qualquer outra forma.

O importante é copiar a pasta DATABASE inteira, que está no C:\

Após isto, você pode pegar um computador completamente novo, colocar a pasta DATABASE no C:\ deste novo computador, instalar o Java (http://www.java.com/), acessar o portal do emissor de NFe (http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/) e acessar o emissor que você terá todas as suas notas, produtos, emitente e tudo mais que estava configurado em seu computador antigo.

  Consertar erro do Windows Update 80070422

Espero que gostem da dica.

Um abraço e até a próxima.

Backup, nfe, notafiscal, Software, Windows

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

113 comentários em “Backup manual do Emissor de NFe”

  1. Marcos Carvalho toda vez que vou preencher uma nota tenho que inserir as informações sobre cada produto apesar que poucas informações ficam salvas.Qual a solução você indicaria para que eu possa agilizar esse processo pois as vezes tenho que preencher uma nota com 50 produtos e perco muito

    Responder
    • Olá Jazan,

      É muito chato este progarama da NFe. Infelizmente este é o único gratuito que conheço.

      Ele salva algumas informações, mas somente algumas. Não sei qual o tipo de empresa que você tem, mas tenho clientes que usam um programa que se chama conta azul. Se souber de algo bom te aviso.

      Abraço
      Marcos

      Responder
  2. Boa tarde Marcos, acabei de instalar o emissor v 3.1 tive um problema e outro HD mas consegui recuperar a pasta database intacta, dentro dela existem duas pastas chamadas NFE2 e NFE310 das duas versões do emissor que eu tinha e uns arquivos DSNE2 e DSNE310.properties, no entanto, quano eu inicio o novo emissor, verifiquei que além das pastas q já haviam ele cria uma nova pasta NFE e um arquivo DSNE.properties, e me informa que não existem emissores cadastrados, ou seja, ele ignora os arquivos existentes e gera um novo banco de dados.

    Alguma dica? Fiz algo errado?

    Grato,
    Carlos

    Responder
    • Idiotice miha, baixei a primeira versão do emissor, obviamente ele não ia acessar a pasta da versão 3.1, mas muito obrigado pela dica já que eu nãi ia ter como abrir o programa novamente para fazer os backups.

      Responder
      • Olá Carlos,

        Ia dizer isto mesmo, para baixar a versão correta que você utilizava para ver se funcionava.

        Outra opção seria o programa não conseguir ler a pasta database, então falaria para você primeiro instalar o programa e depois substituir a pasta database pela criada anteriormente (pelo programa).

        Mas já resolveu né ? rs

        Abraço e boa sorte.

        Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.