Olá queridos leitores, quem chegou aqui deve ter vivido esse problema
O Servidor Samba é uma ferramenta muito útil quando falamos do compartilhamento e organização de uma empresa, seja qual for seu tamanho
Com ele, colocamos “Compartimentos” à disposição de determinados grupos e/ou usuários.
Porém, quando fazemos alguma modificação em seu arquivo smb.conf – seu arquivo de configuração – necessitamos recarregar o servidor com suas novas configurações.
Dependendo do caso, você pode simplesmente recarregar o serviço, utilizando:
service samba restart
ou
service samba reload
A diferença dos comandos acima é que o restart pára o serviço e inicia novamente, enquanto o reload mantém o serviço em execução e recarrega com as novas configurações.
Isso na teoria, pois alguns serviços podem ser meio problemáticos ao se fazer um reload neles.
Então para praticidade e segurança eu recomendo utilizar o comando:
smbcontrol all reload-config
O smbcontrol em meus testes, funciona muito bem. Tenho dois clientes que se eu dou um restart, o servidor fica sem funcionar por alguns minutos e algumas vezes é necessário reiniciar a máquina.
Então em casos de modificações de permissões de usuários, pastas, ou outras modificações no arquivo de configuração, o smbcontrol é um boa pedida.
Ahh vale lembrar que seus clientes que já estiverem “logados” no sistema, poderão não usufruir dessas alterações no exato momento, sendo necessário fazer o logoff/login novamente – ou simplesmente reiniciar o computador cliente.
Abraços a todos