Mais vendidos

veja mais...

Programas essenciais para seu PC em 2020

Aqui vai uma lista de programas para você instalar em seu novo PC. Tudo para deixar ele pronto para trabalhar

Atualizado

Está com um computador novo ? Muitos programas desnecessários, propagandas, versões que funcionam por somente 30 dias, enfim…

Sabemos que quando compramos ou formatamos um PC, ele tem somente com os programas básicos, aqueles que não tem a nossa cara ainda.

Eis uma lista com muitos programas totalmente GRATUITOS (caso tenha algum pago, tem também a opção gratuita) para você desfrutar e começar a utilizar seu computador de verdade ! Todos eles funcionam com todas as versões do Windows, seja 7/8/10. Caso algum não seja compatível, informaremos logo abaixo.

A lista está dividida por categorias e você tem um pequeno índice.

Antivírus

A primeira e mais importante escolha é um antivírus, grátis é melhor ainda. Na lista coloco de acordo com minha preferência, mas todos são muito bons, basta você escolher um deles, instalar e usar.

panda free antivírus
panda free antivírus

Panda Antivírus Free

O Panda vem com cara nova e funcionamento muito bom. Ele é muito eficiente na proteção e limpeza de vírus em seu computador, além de deixar seu PC com a velocidade original.

Download do Panda Antivírus (grátis)

avg-logo

AVG Antivírus Free

Com uma interface bem limpa e de fácil utilização, destaco o AVG pela sua eficiência e simplicidade. Ele também é bem leve, e não interfere muito na performance do seu PC.

Download do AVG Antivírus (grátis)

Avast

Avast Antivírus Free

Outro bom antivírus, que te protege contra as principais ameaças do mercado. Acho ele um pouco mais lento que o AVG, mas em alguns computadores ele funciona muito bem.

Download do Avast (grátis)

Avira antivírus free

Avira Antivírus Free

Este antivírus era o melhor há um tempo atrás, hoje em dia encontro muitos PCs com Avira instalados e com sua performance prejudicada, mas não são todos. Em relação a detecção de vírus, funciona muito bem.

Download do Avira (grátis)

Drivers

Os drivers são programas de instalação dos dispositivos periféricos de um computador em geral. Quando você instala, obtém o funcionamento pleno dos dispositivos.

Dois exemplos disso são a Placa de vídeo e a Placa de rede, que com seus programas (drivers) atualizados tem um rendimento maior, melhorando seu FPS em jogos e velocidade na Internet.

Claro que isto serve para todos os dispositivos, pois além de performance, existem brechas de segurança que são encontradas e corrigidas nas futuras atualizações.

Quem já possui o Windows 10 não tem a necessidade de usar estes programas, a não ser que um dispositivo não tenha sido instalado pelo Windows Update, pois via de regra o Windows Update já instala os últimos drivers homologados pela Microsoft para funcionar corretamente no Windows.

  Windows Live Mail no Windows 10

Como exceção ainda as placas de vídeo, para gammers talvez seja interessante sempre ter a última versão instalada.

Driver-Booster-logo

Driver Booster 7

Eu gosto muito deste software. Ele basicamente faz a instalação dos drivers atualizados com o sistema de “um click”.

Ele procura por novos drivers para todos seus dispositivos e indica os que necessita de atualização. Clicando no atualizar, ele baixa e instala um a um.

Por ser a versão grátis, ele tem que ser clicado em cada um individualmente para instalar, que eu acho muito simples e rápido. Porém se você tiver pressa, pode adquirir a versão paga que atualiza todos os drivers de uma só vez.

Download Driver Booster 7 (grátis)

Driver Easy

Driver Easy

Este é outro programa que atualiza os drivers do seu computador, porém ele possui três diferenças básicas (principalmente na versão grátis).

  • O repositório de drivers muitas vezes completa o Driver Booster, ou seja, algum que lá não encontre, aqui você encontrará.
  • O Download é (BEM) mais lento (por ser a versão grátis)
  • A instalação automática dos drivers muitas vezes não funciona (por se a versão grátis)

Quanto à velocidade, não tem jeito, ou você espera ou compra a versão full. Já na instalação automática, para usuários mais experientes, é possível usar os arquivos baixados para instalar manualmente.

Download do Driver Easy (Grátis)

Navegadores WEB

Cansado do Internet Explorer ou do Edge no Windows 10, então veja esta lista e desfrute dos melhores (e gratuitos) navegadores de Internet do mercado.

Google-Chrome-Logo

Google Chrome

Não precisa dizer muito dele. É o mais usado do momento. Rápido e simples de utilizar (como o próprio Google), tem diversas extensões e aplicativos nativos. Indispensável para qualquer PC.

Alguns reclamam que é um estrangulador de memória RAM, mas utilizando sem manter muitas abas abertas ao mesmo tempo, não é nenhum problema

Download do Google Chrome (grátis)

Firefox

Mozilla Firefox

Navegador da empresa Mozilla, que é uma empresa muito séria e competente no que faz. O Firefox vem crescendo a cada dia com seu navegador, que é muito moderno e possui ExtensõesApps da mesma forma que o Chrome.

Alguns preferem ele ao Chrome, e acho que é questão de gosto e costume, pois hoje não deixa nada a desejar em relação ao navegador da Google.

Download do Mozilla Firefox (grátis)

opera-logo-browser

Opera

Um dos mais antigos e talvez o mais “leve”. Igualmente poderoso aos dois anteriores, o Opera é uma excelente escolha para quem quer performance, muitas janelas abertas, e pouco consumo de memória.

Download do Opera (grátis)

Programas essenciais para seu PC em 2020 1

Vivaldi

Browser alternativo, muito bonito e moderno. Baseado no Chromium (projeto opensource do Chrome) ele tem alguns recursos bem interessantes, e é totalmente voltado para a linguagem HTML5.

Se gostar de uma boa novidade, teste pois é grátis.

Download do Vivaldi (grátis)

Pacotes Office

Na verdade o Office da Microsoft é um rei absoluto neste quesito, porém ele não é tão barato. Coloquei na lista por se tratar de uma referência.

  Acionar propriedades da placa de rede no Windows 11

Um pacote Office contém ao menos um Editor de TextosPlanilhas de cálculoApresentação de Slides. Alguns possuem coisas a mais.

Office-365-logo

Office 365

Pacote da Microsoft completo que você paga anualmente. Se está disposto a investir, nem busque outra coisa, pois ele é o melhor.

Download do Office 365 (teste grátis por 30 dias)

LibreOffice-logo

LibreOffice

Talvez seu maior concorrente. Com programas BONS ele substitui o pacote da Microsoft com algumas diferenças. Não é nada muito gritante, porém é nítido que fica um pouco atrás do concorrente.

Mas se você não quer gastar nada com o pacote Office, pode dar uma olhada – Ele lê e grava formatos do concorrente.

Download do LibreOffice (grátis)

Programas essenciais para seu PC em 2020 2

OpenOffice

Outro concorrente que vem crescendo. Alguns recursos bons e outros ainda bem atrás da Microsoft. Sua vantagem ao LibreOffice é que é mais leve.

Download do OpenOffice (grátis)

Arquivos PDF

Arquivos em formato PDF é um padrão para a transferência de textos, documentos, manuais, etc.

Se você quer trabalhar com eles, terá que primeiramente ter um leitor, depois em alguns casos talvez você precise de uma “impressora PDF” ou até um editor de arquivos PDF

Programas essenciais para seu PC em 2020 3

Adobe Acrobat Reader DC

Este é o programa do criador do formato PDF, ele tem diversas funções, e é o principal leitor de arquivos formato PDF existente.

Eu recomendo seu uso. Só em caso de problemas com ele que recomendaria você testar outro.

Download do Adobe Acrobat Reader (grátis)

foxit-pdf-reader-logo

Foxit PDF Reader

Leitor de PDF alternativo ao Abobe, muito pequeno, leve e eficaz. Como disse no parágrafo anterior, caso tenha algum problema com o leitor da Adobe, esta é uma solução muito boa.

Download do Foxit PDF Reader (grátis)

CutePDF Writer

Cute PDF Writer

Alguns programas quando instalados já colocam sua impressora PDF no sistema (como o caso do Office), e outros programas também já tem sua impressora PDF embutido (como o Google Chrome), porém estas impressoras nem sempre funcionam em outros softwares.

A Impressora PDF é uma impressora virtual, que ao invés de imprimir em papel, ela “imprime” em um arquivo no formato PDF para ser lido com seu leitor de preferência.

É Ecologicamente correta pois evita o desperdício do papel, além de gerar um arquivo não modificável (é possível modificar com editores)

Para esta categoria, indicamos o Cute PDF Writer, que é bem simples: Ele instala uma “Impressora” em seu sistema e sempre que você quiser gerar um PDF, basta “imprimir” nela.

Download do Cute PDF Writer (grátis)

Editores gráficos

Quem gosta de editar fotos, criar, desenhar, ou mesmo brincar com imagens, alguns alternativos aos famosos Photo Shop, Corel Draw e Illustrator

gimp-logo

GIMP

Editor gráfico com muitos recursos, não fica muito atrás do Photo Shop, e é totalmente grátis. Ideal para você editar suas fotos com total liberdade.

  Erro Windows Update 80070570 Windows 7

Download do Gimp (grátis)

Programas essenciais para seu PC em 2020 4

Inkscape

Voltado para a edição vetorial de imagens. Concorrente do Illustrator e do Corel Draw totalmente grátis.

Sua versão é bem leve e totalmente grátis

Download do Inkscape (grátis)

photoscape-logo

Photoscape

Editor de imagens mais simples, com funções pré-definidas como: Setas, realce de áreas, marcações, misturar fundos, etc.

Ideal para quem quer fazer imagens para esconder uma informação confidencial, ou mesmo para fazer um tutorial, pois tem funções práticas e fáceis para isto.

Download do PhotoScape (grátis)

Vídeos

Quem tem aquela coleção de vídeos e quer assistir em um player com diversas funções deve ir além do Windows Media Player que vem como padrão no Windows.

Programas essenciais para seu PC em 2020 5

Media Player Classic – Home Cinema

Muitas pessoas confundem com o Windows Media Player, porém não são os mesmos programas.

O Media Player Classic – Home Cinema é um programa desenvolvido pela empresa MPC-HC Team e possui um dos maiores suportes de players do mercado.

Com ele você pode assistir DVDs ou arquivos de mídia com diversos formatos.

Além disso, existe uma API que pode baixar automaticamente as legendas de alguns serviços da Web.

Download do Media Player Classic Home Cinema (grátis)

kdenlive-logo

Kdenlive

Editor de vídeo muito bom e totalmente gratuito. Ele substitui facilmente editores de vídeos pagos e pode ser rodado em múltiplas plataformas.

Download do Kdenlive (grátis)

Música

Para quem gosta de música, temos alguns programas legais para você.

itunes-logo

iTunes

Quem tem algum dispositivo Apple, necessariamente precisa ter o iTunes instalado. Com ele você importa suas músicas do celular para o computador (ou vice e versa), e ainda faz backup do seu celular.

Download do iTunes (grátis)

Programas essenciais para seu PC em 2020 6

Spotfy

Cliente para acessar o maior acervo digital (oficial) de músicas. Instale e comece a usar sem precisar pagar nada (conta grátis)

Download do Spotify (grátis)

FormatFactory

Format Factory

Editor de áudios completamente gratuito. Com ele você pode juntar ou dividir áudios, aumentar volume, tirar ruídos e diversas coisas a mais.

Download do Format Factory (grátis)

Acesso Remoto

Se você precisa fornecer um acesso remoto a uma pessoa, para que ela controle seu computador, irá precisar de um programa destes.

Ele serve para resolver problemas, instalar programas ou qualquer outra ajuda que uma pessoa possa te fornecer através da Internet.

logo-anydesk-4.0

Anydesk

Programa grátis para acesso remoto que funciona muito bem.

Ele possui algumas funções premium como transmissão de áudio, impressão remota e acesso não supervisionado, além de suportar todas as plataformas (Windows, Mac, Linux, iOS e Android)

Download do Anydesk (grátis)

Programas essenciais para seu PC em 2020 7

TeamViewer

Programa que te deixa usar por um tempo determinado sua versão grátis, depois ele limita sua conexão.

Download do TeamViewer (grátis)

Outros programas de acesso remoto

Caso tenha interesse neste assunto, tem um artigo aqui com mais opções que escrevi um tempo atrás.

Codecs de vídeos : Para você poder assistir filmes em AVI, RMVB, DIVX e todos os mais populares vídeos da Internet

Ferramentas de terceiros

Algumas das ferramentas de terceiros para você executar alguns programas específicos.

java-logo

Java

Máquina virtual que é base para funcionamento de diversos programas da Receita Federal, Estado ou Prefeitura.

Download da versão mais recente do Java (grátis)

Caso esteja procurando uma versão específica do Java, poderá encontrar em uma lista aqui do blog

Conclusão

Esta é uma lista minha (pessoal) que vou procurar atualizar sempre com novidades e mudando para colocar os melhores programas.

Se você tem alguma sugestão, deixe aqui nos comentários

Um abraço para todos.

Programas Básicos, Programas Essenciais

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

6 comentários em “Programas essenciais para seu PC em 2020”

  1. Muito obrigada pelo seu tempo me ajudou muito, se vc poder adicionar programas para celular vai ser show

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.