Mais vendidos

veja mais...

O que é o PIX e o que sua vida muda com isso?

Você já deve ter visto algo sobre o PIX, mas já sabe o que é? Explicamos aqui de maneira fácil como o PIX irá mudar seu jeito de fazer pagamentos e transferências

Atualizado

Recentemente muito se viu na mídia (principalmente TV) sobre o PIX, mas você sabe o que é o PIX?

Tentarei trazer da forma mais simples para que você entenda como o PIX muda nosso sistema bancário e o jeito de fazer pagamentos.

O PIX é uma nova forma de você ser identificado pelo sistema bancário.

Com ele você terá uma (ou mais) chave(s) de identificação perante o Banco Central.

Importante dizer, antes de continuar, que isso é uma implementação em conjunto com o Banco Central do Brasil, portanto é uma coisa totalmente legalizada.

Como funcionam as chaves do PIX?

Você poderá associar até 5 chaves PIX em cada conta (pelo menos assim foi para mim na conta Nubank).

Eu fiz o cadastro no banco Nubank, que associou meu Telefone, CPF e e-mail à minha conta Nubank.

Isso quer dizer que quem fizer um PIX (uma transferência) para um destes 3 itens, este valor cairá diretamente em minha conta Nubank.

Mas note que quando fiz esta associação, sempre que eu receber um PIX pelo meu número de telefone, e-mail ou CPF, este dinheiro entrará na minha conta Nubank.

Recebi um e-mail do pessoal da Nubank dizendo que eu tenho ainda mais 2 chaves “aleatórias” de PIX para registrar na minha conta, as quais não usarei agora.

  Conta Digital para Pessoa Jurídica

Estas chaves aleatórias poderão ser criadas no Nubank, mas também poderei criar mais chaves aleatórias em outros bancos como Itaú, Bradesco, etc…

Em regra são 5 chaves por banco (ou instituição financeira) por CPF, sempre sendo únicas, ou seja: Pode cadastrar e-mails diferentes, telefones diferentes, e claro as chaves aleatórias (sequência de dígitos com 32 caracteres)

Para as Pessoas Jurídicas da mesma forma, poderão criar uma para cada e-mail, telefone e o CNPJ, a única diferença é que são até 20 chaves PIX por instituição financeira.

PIX vs TED e DOC

O PIX veio para acabar com o TED e o DOC, aliás o DOC já deveria estar morto…

O TED é muito mais rápido (cai no mesmo dia) que o DOC (cai no dia seguinte na conta), enquanto o PIX é feito em alguns segundos e de forma gratuíta.

Enquanto alguns bancos ainda continuam cobrando por TEDs ou DOCs, agora o PIX acabará com essa farra, pelo menos é o que se espera.

Como sabemos que os bancos são instituições muito fortes no Brasil, pode ser que futuramente eles arrumem outras formas de rentabilizar isso.

A qualquer hora de qualquer dia

Outra coisa importante é que o PIX poderá ser feito por você a qualquer hora ou dia, acabando com a burocracia do TED que só é confirmado em horário comercial.

A integração entre bancos é online e você poderá conferir se o valor realmente entrou (ou saiu) de sua conta em alguns segundos.

Custo zero para Pessoa Física

As Pessoas Físicas terão isenção de tarifas quando enviarem um PIX, porém as pessoas Jurídicas terão uma taxa a ser paga.

Na prática aquele pagamento que você faz a uma pessoa, um profissional liberal, uma transferência para um amigo ou mesmo um pagamento de “boleto” será isento de tarifa.

Mas as instituições financeiras (bancos) poderão cobrar por este serviço em contas de Pessoas Jurídicas – Cada banco define suas tarifas – E muito provavelmente a grande maioria irá cobrar.

Pagar via QR Code

Agora, além do Mercado Pago e outros apps, os estabelecimentos ou profissionais liberais poderão gerar um QR Code para pagamento, o que facilitará muito para quem paga – Será o fim das maquininhas de cartão??? Acho que ainda não.

Este procedimento será mais simplesmente implementado por causa das “chaves aleatórias” que poderão ser convertidas em QR Codes para serem colocadas no caixa do estabelecimento (por exemplo).

Apps próprios para PIX

A princípio não terá um aplicativo para isso, o próprio aplicativo do seu banco será responsável por enviar ou receber estes pagamentos PIX.

Lembrando que o PIX é apenas um “atalho” para sua conta, então você acessa o App do seu banco e procurar pelo local que você cadastra suas chaves PIX que você estará habilitado para receber transferências.

E para faz um PIX, ou seja, transferir para outra pessoa, basta você informar a chave PIX que deseja transferir (ou conta a pagar) na parte de transferências e pagamentos do seu banco. Simples assim.

Quando for concretizar a transferência, os dados da pessoa que irá receber esse PIX aparecerão na sua tela.

Pagamento à vista

Não sei se isso foi pensado pelo Banco Central, mas a tendência é que os pagamentos parcelados diminuam, o que é bom para muita gente que parcela todos os pagamentos até que chegue em um ponto que não é possível pagar.

Os pagamentos parcelados e crediários estão intrínsecos em nosso DNA brasileiro, tendo em vista que o salário base que a grande maioria da população recebe é muito baixo, sendo assim somente financiando uma compra é possível fazê-la.

  Guia Black Friday 2018

Mas em países mais desenvolvidos, a cultura é diferente. Muita coisa (quase tudo) se paga à vista. Dessa forma você compra o que pode e não cria parcelas impagáveis para o futuro, que geram juros e mais juros – que só beneficiam as instituições bancárias.

De certa forma o PIX incentivará as pessoas a fazerem o pagamento no ato, em uma única parcela, porque ele nada mais é que uma transferência.

Descentralização dos bancos

É bem conhecido que o sistema bancário no Brasil é completamente fechado. Poucos bancos são proprietários de muitos clientes.

As fintechs vem ganhando força, como a Nubank, C6 Bank, Banco Inter, MercadoPago, entre outras.

Essa é a hora de uma abertura de mercado para os menores que estejam bem estabilizados e estruturados, com isso quem ganha é o consumidor, e assim esperamos.

É hora de começar

E você, já cadastrou suas chaves no PIX? Entre agora em seu banco e procure por PIX no menu.

dinheiro, pagamentos

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

3 comentários em “O que é o PIX e o que sua vida muda com isso?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.