HD x SSD. Diferenças de tecnologia e performance

O HD é o maior responsável pela lentidão de seu computador. Como trabalha um HD e qual a diferença para um SSD ? Tudo que você precisa saber para obter maior performance.
Autor: Marcos Carvalho 17 de novembro de 2014
30 de julho de 2017
SSD - Solid State Drive

Os drives HD (hard disk) ainda são os maiores responsáveis por armazenar dados em computadores e notebooks, porém esta tecnologia está muito ultrapassada e hoje, é o maior “gargalo” da informática.

Este gargalo é um termo usado, pois o computador é um sistema que funciona em conjunto. O processador, memória, dispositivos, etc… E o HD é o grande vilão, que deixa todos os outros componentes do computador esperando.

O HD (ou Hard Disk ,ou para os mais antigos a Winchester) é formado por discos e cabeças de leitura e gravação, basicamente. Para os processos de leitura e gravação, os discos ficam girando em altíssimas velocidades e as cabeças de leitura e gravação vão se movimentando para “chegar” nas partes do disco a serem trabalhadas.

HD Cabeças e Discos

HD Cabeças e Discos

Além deste processo ser muito lento, é muito suscetível a erros, que normalmente geram a perda de informações, mas este é um assunto para outro artigo.

O SSD (Solid State Drive ou Drive de Estado Sólido) é um conjunto de memórias flash de alta capacidade e velocidade. Algo parecido com os pendrives (não aqueles da china que dão erros em todo o momento).

Para ter uma noção da diferença, alguns notebooks com SSD ligam e após 20 segundos já estão com Windows, antivírus e demais programas prontos para serem usados.

Sendo assim, temos diversos pontos positivos que cito abaixo :

  • Alta velocidade de leitura e gravação das informações;
  • Maior confiabilidade nas informações gravadas;
  • Menor consumo de energia (e bateria no caso de portáteis)
  • Maior vida útil

É isto mesmo, só tem vantagens ! Mas e agora, a pergunta : Então porque eu não tenho este SSD no meu computador/notebook ?

Por causa do preço.

LEIA  Cuidados com o Notebook

Infelizmente, por ainda ser uma tecnologia relativamente nova, o preço é muito alto.

Para uma referência, hoje (novembro/2014) um HD de 500 GB custa em torno de R$ 270,00, enquanto um SSD de 120 GB custa mais ou menos R$ 370,00.

Os tablets, ultrabooks (a maioria) e notebooks (os “tops de linha”) já utilizam esta tecnologia, veja o vídeo abaixo de uma situação criada pela Intel, onde dois candidatos tem que realizar tarefas em um computador, mas um deles tem o SSD e o outro fica esperando até o HD ter a boa vontade de responder.

Deixo um vídeo comparativo para vocês.

Abraços,

 

Você pode gostar

SSD ‘virou’ SATAFIRM S11 Alguns SSDs vem acusando uma falha grave, não reconhecendo mais de maneira correta, aparecendo na BIOS como SATAFIRM S11. Saiba o que isso significa
Mitos e verdades sobre a vida útil de unidades SSD Sabia dos mitos, verdades e dúvidas frequentes sobre os SSD - Solid State Drives.
Como clonar HD com programa gratuito Utilizando um programa gratuito para clonar o HD de forma fiel, copiando todo seu conteúdo do Windows, arquivos e todas as configurações.
Identificando problemas no HD Problemas no HD causam travamentos, tela azul, reinício, sistema lento, entre outros. Saiba identificar se seu HD não está travando o funcionamento do...
Download driver de instalação HP Deskjet 2050 All in one Download do driver de instalação da impressora multifuncional HP Deskjet 2050 All in one - Todas as versões
WalmartBR

2 comentários em “HD x SSD. Diferenças de tecnologia e performance

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.