HD x SSD. Diferenças de tecnologia e performance

Autor: Marcos Carvalho seg, 17 nov 2014
SSD - Solid State Drive
O HD é o maior responsável pela lentidão de seu computador. Como trabalha um HD e qual a diferença para um SSD ? Tudo que você precisa saber para obter maior performance.

Os drives HD (hard disk) ainda são os maiores responsáveis por armazenar dados em computadores e notebooks, porém esta tecnologia está muito ultrapassada e hoje, é o maior “gargalo” da informática.

Este gargalo é um termo usado, pois o computador é um sistema que funciona em conjunto. O processador, memória, dispositivos, etc… E o HD é o grande vilão, que deixa todos os outros componentes do computador esperando.

O HD (ou Hard Disk ,ou para os mais antigos a Winchester) é formado por discos e cabeças de leitura e gravação, basicamente. Para os processos de leitura e gravação, os discos ficam girando em altíssimas velocidades e as cabeças de leitura e gravação vão se movimentando para “chegar” nas partes do disco a serem trabalhadas.

HD Cabeças e Discos

HD Cabeças e Discos

Além deste processo ser muito lento, é muito suscetível a erros, que normalmente geram a perda de informações, mas este é um assunto para outro artigo.

O SSD (Solid State Drive ou Drive de Estado Sólido) é um conjunto de memórias flash de alta capacidade e velocidade. Algo parecido com os pendrives (não aqueles da china que dão erros em todo o momento).

Para ter uma noção da diferença, alguns notebooks com SSD ligam e após 20 segundos já estão com Windows, antivírus e demais programas prontos para serem usados.

Sendo assim, temos diversos pontos positivos que cito abaixo :

  • Alta velocidade de leitura e gravação das informações;
  • Maior confiabilidade nas informações gravadas;
  • Menor consumo de energia (e bateria no caso de portáteis)
  • Maior vida útil

É isto mesmo, só tem vantagens ! Mas e agora, a pergunta : Então porque eu não tenho este SSD no meu computador/notebook ?

Por causa do preço.

LEIA  Impressora HP não reconhece cartuchos recarregados

Infelizmente, por ainda ser uma tecnologia relativamente nova, o preço é muito alto.

Para uma referência, hoje (novembro/2014) um HD de 500 GB custa em torno de R$ 270,00, enquanto um SSD de 120 GB custa mais ou menos R$ 370,00.

Os tablets, ultrabooks (a maioria) e notebooks (os “tops de linha”) já utilizam esta tecnologia, veja o vídeo abaixo de uma situação criada pela Intel, onde dois candidatos tem que realizar tarefas em um computador, mas um deles tem o SSD e o outro fica esperando até o HD ter a boa vontade de responder.

Deixo um vídeo comparativo para vocês.

Abraços,

 

WalmartBR

Talvez você goste...

Mitos e verdades sobre a vida útil de unidades SSD Sabia dos mitos, verdades e dúvidas frequentes sobre os SSD - Solid State Drives.
Como clonar HD com programa gratuito Utilizando um programa gratuito para clonar o HD de forma fiel, copiando todo seu conteúdo do Windows, arquivos e todas as configurações.
Identificando problemas no HD Problemas no HD causam travamentos, tela azul, reinício, sistema lento, entre outros. Saiba identificar se seu HD não está travando o funcionamento do...
Download driver de instalação HP Deskjet 2050 All in on... Download do driver de instalação da impressora multifuncional HP Deskjet 2050 All in one - Todas as versões
Notebook HP não liga e fica com luzes piscando Os notebooks da HP quando estão com problemas, emitem um conjunto de luzes para identificar seu defeito. Aqui explico como identificar o problema e al...

2 comentários em “HD x SSD. Diferenças de tecnologia e performance

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.