Em alguns notebooks é comum a bateria não carregar totalmente, e nem sempre isto é sinal que ela está danificada.
Claro que é necessário avaliar qual a capacidade da bateria, qual sua atual autonomia e principalmente a quantidade de cliclos para diagnosticar melhor.
De uma forma bem geral, as bateria de notebooks são de li-ion e são projetadas para funcionar em seu perfeito estado em até 1.000 ciclos de carga, ou seja, 1.000 cargas completas.
Após estes ciclos, ou o período de 1 ano, a bateria começa a apresentar desgastes e não funciona mais em sua plena carga, ou mesmo não “segura” carga igual uma nova.
Sumário
Bateria nova carrega até 80% e não atinge 100%
É muito comum, principalmente em alguns tipos de notebooks. Em especial os da marca Sony, Samsung, LG e Lenovo possuem programas para impedir que suas cargas sejam feitas até 100%.
Isto é feito justamente para “aumentar sua vida útil”. O processo de carga pode superaquecer a bateria, se mantido por muito tempo em 100%, e muitas pessoas utilizam seus notebooks ligados à tomada o tempo todo, mantendo 100% e continuando a carregar.
Claro, isto não serve para todos os tipos de bateria, mas estes notebooks já vem com programas para impedir isto. E partindo do próprio fabricante, devemos levar a sério, não ?
Como ativar o carregamento completo de bateria
Nestes casos, os programas responsáveis pela recarga não ser completada são os programas de cada marca.
Vaio Control Center, para notebooks Sony Vaio e o Battery Life Extender ou Easy Life Extender para os da marca Samsung, nos da marca LG temos o programa LG Control Center.
Basta você procurar em Todos os Programas por qualquer um destes programas e abrir este controle.
Abaixo as telas dos programas:
Notebooks Samsung
O programa Battery Life Extender ou Easy Life Extender
Neste da Samsung está simples, basta mudar para Normal Battery Mode que ele passará a carregar até 100%.
Sony Vaio
O programa Vaio Control Center, para notebooks Sony Vaio
No pograma da Sony, basta localizar o ícone da Bateria, habilitar o “Enable Battery Care Functio” e Clicar no Advanced settings.
Nesta segunda tela, você muda para Custom setting e coloca em 100%.
LG
O LG tem um programa que se chama LG Control Center, dentro dele o Battery Life Manager.
Lenovo
Em alguns casos, a bateria do Lenovo só carrega após atualizar o programa da BIOS baixando a última atualização no site da Lenovo. Só recomendo fazer isto se tiver conhecimento técnico suficiente para isso.
Porém…
Mas lembrando, que os programas são desenvolvidos pelos fabricantes dos Notebooks, portanto acho uma ótima ideia permanecerem em suas configurações padrão, 80%, pois isto evita o superaquecimento da bateria e aumenta sua vida útil.
Dicas para ter uma Bateria boa por mais tempo
Algumas dicas são essenciais para você manter sua bateria com ótimo funcionamento por alguns bons anos.
- Sempre carregue a bateria antes de guardá-lo por muito tempo
- Não exponha a bateria a temperaturas muito altas ou muito baixas
- Não compre baterias recondicionadas (Você não sabe a procedência)
- Sempre utilize fontes (carregadores) originais para a garantia da voltagem e amperagem.
- A fonte alimenta seu notebook, e ele carrega a bateria. Portanto se sua placa não estiver boa, ela poderá não carregar sua bateria.
Porque este cuidado todo com as baterias ? Sabia que elas podem explodir ? Portanto, todo cuidado é pouco.
Boa noite, creio que haja um equívoco. Não há problema de aquecimento/ desgaste direto da bateria em utilizar o notebook ligado à tomada em 100% de carga, pois a energia é fornecida diretamente ao dispositivo. O que acontece é que o desgaste (em ciclos) da bateria é imensamente maior nas faixas entre 100 e 80 % e entre 0% e 20%. Desta forma, os fabricantes limitam o carregamento até 80% para que o usuário use o laptop idealmente entre 20% e 80% de carga, reduzindo o desgaste de ciclos. Apesar disso, há o fator do superaquecimento do sistema. Se a sua bateria estiver cheia e a temperatura média de seu CPU e/ou GPU está muito elevada, sem dúvida ela será afetada pelo calor. Mas temperaturas elevadas não são um problema causado diretamente pelo uso da fonte ou pela bateria cheia, e sim por uma solução térmica ineficiente por parte do fabricante, coolers sujos, pasta térmica ressecada, etc. Quando o notebook está fora da tomada, o desempenho é reduzido para economizar bateria, e é apenas por isso (em termos práticos) que o sistema fica mais quente quando conectado à tomada.
Valeu Antonio