Mais vendidos

veja mais...

Golpe de WhatsApp promete Cupons de 70 reais no McDonald’s

Cuidado com os links no WhatsApp ! Saiba identificar golpes, em especial o dos cupons do McDonalds.

Atualizado

Mais um Golpe de WhatsApp correndo por aí. Desta vez, os hackers utilizaram o McDonald’s como sua estratégia para enganar os usuários.

Está circulando na Internet, principalmente no WhatsApp um link para você acessar o site mcdonalds. club/promo com a promessa que você ganhará R$ 70,00 em cupons para gastar no McDonald’s.

Estes golpes de WhatsApp são cada vez mais frequentes. Empresas como o Star Bucks e o próprio McDonald’s já foram vítimas em outras ocasiões.

Normalmente estes links não são vírus em si, mas abrem uma janela de captura de informações do usuário, e algumas vezes até conseguem dados pessoais (Nome, e-mail, etc) e suas redes sociais como FacebookInstagram.

Uma vez com seus dados, eles podem fazer inúmeras coisas, como disparo de e-mails, ter uma relação de suas listas, entre outros…

Como identificar um golpe de WhatsApp ?

Estes golpes são realmente muito comuns e normalmente chegam de pessoas de seu convívio, então é algo normal clicar e abrir de imediato.

Mas, sempre tenha cautela antes de abrir qualquer link. Empresas grandes, como no caso do McDonald’s normalmente não fazem este tipo de promoção via WhatsApp.

Endereço de destino

Outra forma é você verificar o endereço (ou link) de destino da promoção. Estes links podem até serem customizados, mas normalmente o domínio você já irá perceber que tem algo errado

Golpe do McDonald's - Link errado
Golpe do McDonald’s – Link errado

mcdonalds. club??? Não existe !!! O Site correto é www.mcdonalds.com.br (site brasileiro) ou www.mcdonalds.com (site americano)

Neste caso eu ainda percebi, que ao clicar no link o endereço está como mcdonaids, só que eles colocaram o ‘i’ maiúsculo, fazendo parecer um ‘L’. Neste ponto você já perceberá que é algo grotesco.

Página oficial do Facebook

Ficou em dúvida ? Então, antes de clicar, visite o Facebook da empresa, e este facebook de empresas grandes tem uma verificação de autenticidade do lado, como na imagem abaixo

McDonald's - Página oficial do Facebook
McDonald’s – Página oficial do Facebook

Este selo na lateral diz que o Facebook verificou a autenticidade da página. Em empresas grandes isto é comum, só entre nestas verificadas.

Lá na página, você poderá navegar e ver que não existe nenhuma promoção de cupons de R$ 70.

Bom senso

Se você ver algo muito extraordinário também fique com um pé atrás. Nenhuma montadora de carros vai dar um desconto de 50% em um carro zero quilômetro. Nenhuma loja venderá um iPhone original com 50% de desconto. NUNCA !

Sempre tenha bom senso em relação às promoções. Estes golpes são muito frequentes e aproveitam a relativa inocência do Internauta brasileiro.

Conclusão

Bom, mais uma forma criminosa de enganar os usuários na Internet. Só que com estas dicas você poderá identificar 99% dos golpes que vem em WhatsAppe-mails. Sempre fique atento ao link, e na dúvida, veja a Página do Facebook Oficial da Empresa e também tenha um bom senso quanto às promoções.

E você, já viu outros golpes como este ? Compartilhe sua experiência.

Um abraço a todos.

Golpe McDonalds, Golpe WhatsApp

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.