Dicas para assistir vídeos em stream sem estressar

Fonte da imagem: Wikimedia

É frustrante quando você está assistindo algum programa, show ou jogo ao vivo e de repente a transmissão começa a travar e a atrapalhar o entretenimento. Por mais que a internet atual seja boa e potente, isso só não basta para garantir um stream limpo e livre de travadas que incomodam.

A seguir, algumas dicas básicas podem fazer toda diferença para a transmissão ficar limpa e precisam ser seguidas para quem se preocupa com a qualidade de um bom stream na tela do dispositivo.

Evite sites piratas — Spam intermináveis, propagandas a cada cliques e páginas desconhecidas ao navegar. Os sites de stream que não são licenciados oficialmente pelas emissoras precisam passar longe do seu dispositivo, além da preocupação com a segurança do seu aparelho que também precisa ser levada em conta.

Por mais que a internet seja veloz, os servidores desses sites não suportam muitas pessoas no site ao mesmo tempo, e isso pode estragar a sua experiência de assistir algum evento ao vivo.

Priorize a Ethernet — A praticidade do Wi-Fi é inigualável em relação a tradicional cabo plugado no computador ou notebook. Mas o Wi-Fi pode sofrer interferências, seja da distância do roteador/modem do dispositivo ou de algum outro fator externo.

Portanto, para um stream rápido e que aproveite a capacidade total do sinal da internet, o melhor é usar o cabo Ethernet. No entanto, ele não pode ser plugado nos smartphones, o que limita essa opção.

Utilize serviços confiáveis em software — Confiar em softwares seguros e respeitados no mercado é sem erro e há muitos que se destacam nisso. Um deles é o da PokerStars, por exemplo, que tem serviço online com transmissões ao vivo com muitos recursos. Outros para esporte, como NBA League Pass e Game Pass (NFL) também são softwares esportivos que não te deixam na mão.

Outro é o tradicional Netflix, que utiliza um servidor poderoso para não decepcionar o cliente com quedas indesejáveis de conexão. Além do Netflix, alguns de entretenimento audiovisual, como Crackle, Telecine Play, HBO Go e EI Plus são serviços conhecidos e conceituados no mercado.

Continua depois da publicidade




Bom hardware — Esse quesito é mais válido para os smartphones, que geralmente são menos potentes do que notebooks e PCs. Dispositivos móveis que travam em redes sociais, como Twitter e Facebook, provavelmente terão muitas dificuldades para exibir um conteúdo ao vivo online sem travar. Portanto, o bom hardware acaba sendo quase tão importante quanto a potência da internet.

O recomendado é ter uma memória RAM que não seja utilizado em sua total frequência quando o smartphone está executando tarefas básicas. Se o dispositivo móvel estiver tendo dificuldades com o simples, a memória RAM não será suficiente para trabalhar com o stream. O processador também é algo vital para assistir vídeos sem travar. Principalmente para vídeos em alta definição, é necessário ter um processador de qualidade e moderno. Já em 4K, a necessidade de uma boa placa de vídeo se faz presente, pois exige muito da qualidade gráfica do hardware.

Tenha alguns cuidados com o navegador — Se você escolher assistir a stream sem o uso de algum software, é preciso utilizar algum navegador. E eles precisam de cuidados para serem otimizados.

Tenha atenção quanto aos arquivos temporários de cache. Quando o navegador não é fechado e funciona em segundo plano, os arquivos são acumulados e ocupam espaço no HD. Dessa maneira, eles podem atrapalhar na fluidez do sistema na transmissão do stream.

Outra dica importante é desmarcar a opção de acelerar hardware, pois isso pode atrapalhar a reprodução dos vídeos. Para tal, é preciso ir na aba de sistema do navegador para desmarcar a opção a aproveitar melhor o stream.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *