Jogos online: como melhorar a performance da sua máquina e se divertir sem dor de cabeça.

by TimWijers (Author), CC Public Domain
Pensando na performance do seu computador para rodar os principais games do mercado. Siga estas dicas para se dar bem
Autor: Marcos Carvalho 19 de junho de 2018

Existe coisa mais irritante do que estar no meio de uma disputa online prestes a passar de fase, completar uma missão, marcar aquele golaço… E o jogo travar? Por mais decepcionante que seja, esse problema está longe de ser raridade para os aficcionados por games online.

Já conversamos aqui sobre como assistir vídeos em stream sem se estressar e agora chegou a vez de falar sobre como jogar online sem esse tipo de preocupação. Com algumas dicas e a tecnologia certa, você pode dar uma basta a esse problema.

by Pablo029 (Author), CC Public Domain

by Pablo029 (Author), CC Public Domain

O primeiro passo é cumprir requisitos básicos. Verifique se seu computador está executando muitas tarefas simultaneamente (downloads, programas abertos, Skype, etc) e trate de pausá-las. Mesmo que seja em segundo plano. Isso evita o sobrecarregamento do seu processador e pode dar maior velocidade para o jogo rodar. Evite também deixar a máquina ligada por muitas horas e dê algum descanso a ela.

Outro ponto de extrema atenção é a presença de malwares. Use um bom antivírus para checar a existência destes programas que trabalham no background consumindo o processador e a memória de sua máquina.

Existem diversos softwares que melhoram significativamente o desempenho de um computador. O JetClean, por exemplo, é um software de organização e limpeza que conta com a função Performance Booster, muito utilizada por gamers buscando dar uma tunada em sua máquina. Destaca-se ainda o Razer Game Booster, feito especificamente para melhorar o desempenho de jogos.

Além dos softwares, certos detalhes no hardware ajudam e muito na hora de rodar games sem travamento. Confira sempre se os drives encontram-se atualizados e não deixe de baixar os updates periódicos. Pode parecer algo à toa, mas ajuda muito. Outro ponto de atenção, em especial aos gamers que usam laptop, está nas configurações de energia. Por padrão, boa parte dos laptops tem um plano de energia equilibrado, o que não ajuda na hora de jogar. Altere esta configuração no Painel de Controle e selecione “Alto Desempenho” antes de abrir o executável do game. Considere também fazer uma desfragmentação de disco, isso vai ajudar o seu computador a encontrar certos arquivos com maior velocidade.

LEIA  Como otimizar Windows 7, 8 ou 10 para uso de SSD
by TimWijers (Author), CC Public Domain

by TimWijers (Author), CC Public Domain

Agora que sua máquina está tinindo, chegou a vez de cuidar da conexão com a internet. Afinal, quando se trata de jogos online, um dos maiores pesadelos de um jogador é perder sua conexão durante um torneio. Apesar de algumas plataformas garantirem um retorno seguro à partida em caso de desconexão, como a PokerStars e o The Sims fazem, é sempre bom se precaver com algumas medidas bem simples.

Antes de mais nada, é muito importante ter uma internet estável na transmissão de dados. Por isso, seja criterioso ao escolher a tecnologia do seu plano e a velocidade contratada. Nesse sentido, dê preferência para provedores que transmitem os dados por fibra ótica.

Além disso, instale o seu roteador numa posição central da casa, garantindo uma melhor performance do wifi. Coloque-o num lugar alto e sem obstáculos que possam bloquear as ondas emitidas. Lembre-se: ondas emitidas por roteador cobrem apenas pouco mais de 12 centímetros e não transpassam metal e cimento. Jamais deixe seu roteador dentro de um armário ou entre paredes. Evite também deixar o roteador ao lado da televisão ou do telefone para não sofrer interferências.

Mudar a senha do wifi periodicamente também pode melhorar o seu funcionamento. Previna hackeamentos com uma senha WPA que tenha mais de 20 caracteres (e não esqueça de anotar). Pare de dividir sua conexão com quem não deve!

Pronto. Agora que todos os passos foram cumpridos, é hora de arregaçar as mangas, empunhar joystick, mouse e teclado e partir pro jogo!

Você pode gostar

Como otimizar Windows 7, 8 ou 10 para uso de SSD Não basta trocar um HD por um SSD, se você fizer todas as configurações você terá um desempenho 100% do que um drive SSD proporciona
Remover versão anterior do Windows 10 Aprenda a remover arquivos da Versão Anterior do Windows em seu Windows 10 e desta forma ganhe em média 11 GB do seu disco de volta!
Intel RST dando erro na atualização de maio do Windows 10 Não consegue atualizar seu computador para a versão de maio/2019 por causa do Driver Intel RST?
Como criar arquivos ISO no Windows, Mac e Linux Aprenda a gravar uma imagem ISO para ter um backup do seu CD ou DVD
Consertando Aplicação bloqueada para sua proteção Aprenda a resolver o problema de quando o Windows bloqueia seu acesso a alguns programas como administrador
WalmartBR

Um comentário em “Jogos online: como melhorar a performance da sua máquina e se divertir sem dor de cabeça.

  1. Ótimas dicas! É bom manter o cpu limpo também, em computador simples, mais lento eu diminuo os gráficos dos jogos pra médio e isso ajuda muito. Tem as sombras e efeitos que também deixo no baixo, low, então isso aumenta os Fps e tira as travadas dos jogos mais pesados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.