Mais vendidos

veja mais...

Dicas de Informática para o Imposto de Renda

Algumas dicas de informática para organizar seu Imposto de Renda. Cópia de segurança, funcionamento em geral, envio, etc…

Atualizado

Agora compartilharei algumas dicas de informática para lhe ajudar no Imposto de Renda. Não é nada relacionado ao preenchimento em si, as dicas são sobre o programa.

Java

O programa do IRPF é desenvolvido na linguagem Java, que é multiplataforma. Isto significa que o programa que você executa em seu computador com Windows 7 é o mesmo que outros executam em MAC OSx, Linux ou Windows 8.

A diferença é que o sistema que você utiliza tem que ter a Máquina Virtual Java instalada e funcionando corretamente. Caso o programa não execute ou não instale, primeiramente instale o Java. Entre no site www.java.com e siga os passos para a instalação.

 O Programa

Claro, você tem que ter o programa atual da Receita atualizado. Caso ainda não tenha, acesse este link para baixá-lo.

Informes

A maioria dos bancos e outras instituições fornecem os informes de Imposto de Renda por email. Solicite no site sua documentação.

É importante estar com o leitor de arquivos PDF atualizado. O mais utilizado é o Adobe PDF Reader. Caso você não tenha em seu computador, baixe gratuitamente aqui.

Declarações gravadas

As declarações, recibos e outras informações são gravadas na pasta de origem do programa do IRPF, normalmente situada em C:\Arquivos de Programas RFB.

Nesta pasta estão todas as informações, mas se você quiser somente as informações de uma declaração, olhe na subpasta Dados.

Nela as declarações ficam gravadas em pastas individuais (nomeadas com o número do CPF). Basta copiar a pasta (com o número do CPF) dentro da pasta Dados e transportar para um outro computador, e claro colocar na mesma pasta deste outro computador.

Cópias de Segurança

Como já foi dito, todos os arquivos necessários ficam na pasta C:\Arquivos de Programas RFB, então sempre copie o conteúdo desta pasta. Tudo mesmo !

Lembre-se sempre de avisar ao seu técnico sobre a existência de seu IRPF no computador, pois caso necessite formatar seu computador, ele copiará esta pasta.

Dúvidas, F1

O programa de Imposto de Renda possui um Help bem completo. Em cada campo que estiver preenchendo você pode apertar a tecla “F1” e surgirá uma tela explicando o que o campo representa e como você deve preenchê-lo.

O envio

Para enviar sua declaração, será necessário ter instalado o programa ReceitaNet mais atualizado em seu computador, caso não tenha pode baixar gratuitamente aqui.

É importante fazer o envio o quanto antes, pois sua declaração entrará na fila de processamento da Receita mais cedo que outras, assim será feita mais rápida e caso tenha algum problema ou alguma restituição a receber, sairá nos primeiros lotes.

Nos últimos dias também é sempre comum os Servidores da Receita ficarem sobrecarregados, devido a enorme quantidade de declarações a processar.

Então saia na frente ! Envie sua declaração o mais rápido possível

Então, resumindo…

  1. Ter o programa Java instalado corretamente, em sua versão mais atualizada
  2. Manter uma cópia sempre da pasta “C:\Arquivos de Programas RFB”
  3. Quando tiver dúvidas no programa, aperte F1
  4. Envie sua declaração o mais rápido possível.

IRPF, Java

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

2 comentários em “Dicas de Informática para o Imposto de Renda”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.