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Corrigir erro 0x0000011b para conectar a uma impressora de rede no Windows 11 ou 10

Corrigir erro para adicionar impressora 0x0000011b no Windows 11 ou 10, impossibilitando utilização de impressoras compartilhadas

Erro 0x0000011b - Impressora de rede no Windows 11 e 10

Alguns problemas insistentes na parte de impressoras do Windows 11 e 10. Agora o erro que encontramos é o 0x0000011b ao tentar acessar uma impressora compartilhada na rede.

Encontrei isso em diversos computadores e para resolver esse problema deixo algumas situações que podem te ajudar

Desativar a Encriptação RPC do spooler de impressão

Clique no iniciar e digite regedit

Abra o editor de registro e navegue até a pasta: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\Print

Clique com o botão direito no painel direito e crie uma nova Chave DWORD (32 bits)

Nela coloque a chave RpcAuthnLevelPrivacyEnabled e deixe com o valor 0 mesmo.

E depois reinicie o computador.

Lembrando que essa alteração deverá ser feita nos dois computadores ou mais que estiverem envolvidos. No que a impressora está instalada fisicamente e também nos que estão tentando imprimir via rede.

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Reiniciar spooler de impressão

Iniciar, executar CMD (como administrador) (caso não sabia)

Digite o comando: service spooler restart [enter]

Com isso, o serviço do spooler (que pode estar com problemas, será reiniciado)

Reset Spooler de impressão

Aqui é um pouco diferente, é apagar os arquivos que podem estar impedindo que o serviço spooler esteja funcionando.

Cole esse endereço no seu explorer: %WINDIR%\system32\spool\printers

Apague o conteúdo dentro dele.

E reinicie novamente o serviço spooler.

Configurações básicas

O post não é sobre como criar um compartilhamento, porém não custa lembrar algumas coisas básicas para um compartilhamento funcionar:

  • Ambos os computadores devem estar em REDE Privada
  • O controle de senhas de compartilhamento avançado deve estar desativado
  • Drivers das impressoras devem estar atualizados

Este artigo foi modificado em 18/10/2022 18:27

Ver comentários (10)

  • Resolvido o problema , muito obrigada pela orientação muito didática.

  • Deixo aqui meu muito obrigado!
    Fiz exatamente como descrito e deu certinho!
    Deixo um feedback para que possa deixar vosso tutorial ainda mais perfeito:

    - Onde está escrito "Clique com o botão direito no painel direito e crie uma nova Chave DWORD (32 bits)"
    Deve-se criar um novo valor e não uma chave.

    - Para resetar o spooler da impressora eu não consegui digitar o comando "service spooler restart", meu CMD não reconheceu o mesmo. Ao invés disso eu digitei dois comandos: net spooler end, e, depois, net spooler start.

    Grande abraço!

  • Boa tarde,

    Eu tinha realizado o procedimento ano passado e resolveu.
    Hoje, após novas atualizações do Windows 10, o problema retornou. Mas essa inclusão no registro não está funcionando mais.

    Alguma nova sugestão por favor?

    Obrigado.

    • Olá Cássio, tudo bem?

      Eu também havia feito antes somente em uma máquina e dava certo, agora dessa última vez tive que fazer nas duas. Na que hospeda a impressora e na que quer acessar.

      Você fez nas duas? Ah qual erro que dá? É o 0x00000011b mesmo?

      Abraço

  • Comigo funcionou a primeira opção, mas só depois de fazer na maquina onde está a impressora instalada.

    • Olá Henrique, é verdade. Quando fiz o post tinha quase certeza que era somente em um, mas depois eu mesmo fiz em dois. Obrigado por me avisar, já atualizei no post.
      Fazer essa alteração no registro nos dois (ou mais) computadores, o que estiver com a impressora ligada via USB e todos os que estiverem tentando imprimir.
      Abraço.

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