Chrome não executa mais Java. E agora ?

Chrome não executa Java

Agora sim, é definitivo. Antes havia feito um artigo sobre como executar o Plugin do Java no Google Chrome após a versão 42. Mas isto encerrou-se em setembro/2015 com o lançamento da versão 45 do Google Chrome.

Dentre as alterações desta versão, outro plugin que é bastante executado, o Silverlight, também não funcionará mais no navegador da Google.

Esta é uma atualização de segurança e desempenho, uma vez que a API NPAPI (que dá o suporte ao Java e outros) é muito antiga e está obsoleta. Para se ter uma idéia, esta API foi utilizada no Netscape 2.0. Isto mesmo, aquele navegador dos primórdios da Internet…

E, pensando em um modo global, isto faz muito sentido. Há anos estamos vendo muitas falhas em plugins deste tipo, falhas de sistema, lentidões, enfim… Tudo a favor da modernidade.

A única pergunta que fica é: Quem irá ceder ??? O Java irá se remodelar ou o Chrome voltará atrás ??? Acredito que algo em um futuro breve acontecerá, pois as duas gigantes não abrirão mão deste mercado, isto é fato.

Navegadores que executam e não executam o Java

Bom, enquanto não se resolve isto, você deverá acessar outro navegador para utilizar seu plugin do Java. As principais e melhores opções são:

  • Mozilla Firefox
  • Opera
  • Torch(*)
  • Internet Explorer

Os browsers que não suportam o Java:

  • Edge
  • Chrome
  • Vivaldi

Torch

Marquei com um * o Torch, e acredito muitas pessoas não o conhecerem. O Torch é um navegador Web baseado no Chromium (projeto código aberto do Chrome). Não o utilizei muito ainda, mas já conferi que ele suporta o NPAPI e consequentemente o Plugin do Java.

Por ser baseado em Chrome, a maioria dos aplicativos o identificam como o próprio Chrome, portanto você não terá muitas dificuldades em utilizá-lo, tanto em questões de plugins, extensões, senhas e identificação de navegador.

Caso você baixe o Torch e ele não execute o Java, é só ativar o flag do NPAPI, acessando o endereço (dentro do torch) about://flags da mesma forma do artigo sobre o Chrome versão 42 não executa o Plugin Java.

O link para download do Torch é www.torchbrowser.com

Ele tem diversas funções legais já instaladas, é uma espécie de Chrome turbinado. Vale a pena conferir.

Os outros navegadores com suporte

Como citado acima, além do Torch, o Firefox, Opera e Internet Explorer continuam com suporte ao plugin do Java. Mas vale algumas considerações.

O Firefox evoluiu muito nos últimos tempos, agora aceita (ou aceitará) a maioria das extensões do Chrome e está evoluindo para ser o melhor navegador em termos de facilidades e compatibilidades.

O Opera continua na mesma (em minha opinião). É relativamente rápido e leve (já foi mais) e faz o prometido, sem muitas frescuras.

O Internet Explorer é uma grande incógnita, pois a Microsoft lançou o Edge (que é muito bom, mas não suporta o Java) e não sabemos como ficará o IE após este lançamento. A plataforma da Microsoft se virará totalmente para o Edge ou teremos um IE12 em breve ???

Tá bom, mas e o Chrome, não tem como mesmo ?

A resposta é sim e não. Sim, tem como. Não, não indico.

Você pode instalar uma extensão do Chrome chamada IE Tab, que quando você abre uma “IE Tab” ela carrega dentro do chrome uma janela muito próxima ao Internet Explorer, e nesta janela você consegue executar o Java.

Porém, tenho notado muita queda de performance e alguns travamentos quando esta aba do IE. Então, se for assim, prefira utilizar alguma opção citada acima.

Agora, se quiser tentar por sua conta e risco, entre na Chrome Store (do seu Google Chrome) e procure pela Extensão IE Tab (oferecido por ietab.net)

Conclusão

Se você chegou aqui atrás de uma resposta simples, está aqui: Se você quer continuar a utilizar o Chrome, mas precisa do Java, teste o Torch e pode deixar o Chrome instalado também !

Como tudo isto é relativamente novo, deixo aberto para vocês os comentários, trocas de idéias e (boas) discussões sobre o assunto.

Um abraço a todos.

 

Outros artigos relacionados

Instalar Java no Linux e configurar Firefox Aprendendo a instalar o Java no Linux e configurando o navegador Firefox. Tudo de forma simples e através do terminal
Dicas de Informática para o Imposto de Renda Algumas dicas de informática para organizar seu Imposto de Renda. Cópia de segurança, funcionamento em geral, envio, etc...
Google Chrome não abre Quando o navegador Google Chrome não abre. Diversas técnicas para você restaurar seu Chrome e poder utilizá-lo novamente
Cadastro Sincronizado – Aplicação bloqueada Erro no Cadastro Sincronizado - Coleta online - Aplicação Bloqueada pela segurança do Java

2 comentários em “Chrome não executa mais Java. E agora ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *