Mais vendidos

veja mais...

Backup manual do Emissor de NFe

O software gratuito de emissor de Nota Fiscal Eletrônica tem muitas coisas que poderiam ser melhoradas, uma delas é o backup das informações. Se o emissor NFe não estiver funcionando ou mesmo o seu computador não estiver 100%, não é possível entrar no sistema do emissor. Esta dica é para você efetuar o backup manual completo do Emissor NFe.

Atualizado

Olá,

Venho compartilhar uma dica muito valiosa com você. Como fazer um Backup completo do Software Emissor de Nota Fiscal Eletrônica fornecido gratuitamente pelo Estado.

Existe a forma usual de efetuar este backup, que provavelmente você já viu em outros sites e blogs, mas o que falarei aqui não é isto. Aqui ensinarei a tirar uma cópia manual de todo o sistema de forma simples.

A forma usual é você acessar o programa emissor de nota fiscal eletrônica, acessar o MENU SISTEMA, depois a opção BACKUP e iniciar o processo.

Mas muitas vezes, como o programa emissor NFe é baseado em JAVA, o programa não abre, quando o computador ou o Java deu algum problema e não inicia. Neste caso precisamos acessar os arquivos diretamente.

O software emissor utiliza um sistema de banco de dados por padrão e armazena todos os dados da NFe (emitente, produtos, notas, etc) em uma pasta. Esta pasta está situada em C:\DATABASE.

Então a dica é esta, quando você for trocar de computador, ou seu computador estiver com problema e nem ao menos inicia, ou simplesmente você quer ter um backup atualizado do emissor de nota fiscal eletrônica do sefaz, você copia diretamente para um pendrive, compacta e envia por email, ou qualquer outra forma.

O importante é copiar a pasta DATABASE inteira, que está no C:\

Após isto, você pode pegar um computador completamente novo, colocar a pasta DATABASE no C:\ deste novo computador, instalar o Java (http://www.java.com/), acessar o portal do emissor de NFe (http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/) e acessar o emissor que você terá todas as suas notas, produtos, emitente e tudo mais que estava configurado em seu computador antigo.

  Dropbox Grátis agora só em 3 dispositivos

Espero que gostem da dica.

Um abraço e até a próxima.

Backup, nfe, notafiscal, Software, Windows

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

113 comentários em “Backup manual do Emissor de NFe”

  1. Marcos, vou precisar formatar uma máquina que possui o software com diversos cadastros e nf’s já emitidas…com este método eu consigo fazer o backup até do meu registro, tipo, quando eu instalar e recolocar o programa na máquina ele estará como era antes de formatar?

    Abraço!

    Responder
    • Olá Allan,

      Nesta forma de backup você copia totalmente o banco de dados e não o registro. Mas é só o banco de dados que é necessário para transportar para um novo computador.
      Na dúvida, teste em outra máquina antes de formatar. Mas é este processo sim !

      Abraço

      Responder
  2. Marcos tenho duas empresas distintas com CNPJ diferentes e certificados diferentes posso emitir notas destas empresas no mesmo emissor. Qual o procedimento na hora de validar e assinar nota ele permite escolher qual certificado?

    Responder
  3. Olá Marcos.

    Existe no programa de emissão gratuito uma forma de visualizar os logs? É possível saber se um registro foi excluído dos cadastros por exemplo? Ou algum tipo de informação de banco de dados corrompido?

    Responder
  4. Olá, Marcos Carvalho, boa tarde!
    Fiz uma copia (exportei), meus dados antes de formatar o computador.
    No entanto, qdo vou importar o programa pede uma extensão XLM OU TXT.
    O arquivo zip está em dat.

    Como fazer?!

    Já agradeço, antecipadamente!

    Responder
  5. Marcos, tenho um computador com uma nfe de uma empresa com sua sequência de notas fiscais e em outro computador a nfe de outra empresa com o número de sequência de notas diferente. Gostaria de colocar as nfe’s das duas empresas em um único disco rígido, ou seja, em um único computador e manter a numeração das notas das duas empresas. Inclui os dados da nova empresa na nfe, fiz o backup de uma das empresas e tentei restaurá-lo no disco rígido do computador que já tem uma nfe instalada, mas não deu certo. A empresa com o backup restaurado fica como principal e os dados da outra empresa que já estava instalado simplesmente some. Como faço para instalar duas empresas em um único emissor de nfe’s mantendo a numeração diferenciada de notas das duas empresas? Grato.

    Responder
  6. Meu not onde emito as notas fiscais está quebrado e quero emitir uma nota. Tem como eu instalar em outra maquina e continuar na numeração ”sequência” onde estava?

    Responder
    • Olá Osvaldo,

      Sim, se você copiar estes arquivos do HD com um case externo por exemplo e colocar na sua máquina, ele já continua a numeração.

      Se vc não tem acesso aos arquivos, pode começar do zero e na primeira nota vc coloca o número da sequência. Funciona normalmente.

      Abraço

      Responder
  7. Ola Marcos, tudo bem ?
    O meu cpu parou de funcionar, e não cheguei a salvar o programa, porem tenho que tirar uma nota fiscal até hoje que é o ultimo dia do mês, instalei entao o programa pela receita federal no meu notebook, e quero tirar essa nota seguindo a numeracao que eu estava antes, tera algum problema se eu fizer isso ?
    Grata.

    Responder
  8. Oi Marcos, tudo bem?
    Queria tirar uma dúvida…
    Quando uma nota não foi autorizada e foi passado “batido” do mês passado por um erro, o que é recomendado fazer?
    Pois não achei a opção “inutilizar nota”, já que a mesma não foi autorizada e nem validada….
    Tem a opção “excluir”, mas não sei as consequências disso.
    O que posso fazer? Saberia me ajudar?
    Muitooo obrigada!
    abraços

    Responder
    • Olá Aline.

      A nota quando não foi autorizada não chegou a ser transmitida, então não vale para nada…

      O Único problema é a numeração. Eu aconselharia a você fazer o seguinte: Se você emitiu notas depois dela, deixe ela gravada para não ter problema de numeração e se você não emitiu outra, apague.

      Mas ressalto, sem estar autorizada, não tem validade.

      Abraço

      Responder
  9. Estou com problema ao abrir o emissor na ultima versão 3.10.86(atual), ele não consegue abrir os arquivos da pasta c:\database e nem mesmo back ups de versões anteriores. Então fiquei sem histórico de cadastros de produtos, clientes, notas etc… alguém esta passando pelo mesmo problema? como recuperar isto? será que esta ultima versão tenho que continuar a numeração das notas e cadastrar tudo de novo? Helio Christ 08.07.16

    Responder
  10. Boa noite.
    Cadastrei um novo emitente. Quero utilizar somente os Produtos e Clientes que estão cadastrados em outro emitente neste novo.
    Como procedo?

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.