Backup manual do Emissor de NFe

O software gratuito de emissor de Nota Fiscal Eletrônica tem muitas coisas que poderiam ser melhoradas, uma delas é o backup das informações. Se o emissor NFe não estiver funcionando ou mesmo o seu computador não estiver 100%, não é possível entrar no sistema do emissor. Esta dica é para você efetuar o backup manual completo do Emissor NFe.

Atualizado

Olá,

Venho compartilhar uma dica muito valiosa com você. Como fazer um Backup completo do Software Emissor de Nota Fiscal Eletrônica fornecido gratuitamente pelo Estado.

Existe a forma usual de efetuar este backup, que provavelmente você já viu em outros sites e blogs, mas o que falarei aqui não é isto. Aqui ensinarei a tirar uma cópia manual de todo o sistema de forma simples.

A forma usual é você acessar o programa emissor de nota fiscal eletrônica, acessar o MENU SISTEMA, depois a opção BACKUP e iniciar o processo.

Mas muitas vezes, como o programa emissor NFe é baseado em JAVA, o programa não abre, quando o computador ou o Java deu algum problema e não inicia. Neste caso precisamos acessar os arquivos diretamente.

O software emissor utiliza um sistema de banco de dados por padrão e armazena todos os dados da NFe (emitente, produtos, notas, etc) em uma pasta. Esta pasta está situada em C:\DATABASE.

Então a dica é esta, quando você for trocar de computador, ou seu computador estiver com problema e nem ao menos inicia, ou simplesmente você quer ter um backup atualizado do emissor de nota fiscal eletrônica do sefaz, você copia diretamente para um pendrive, compacta e envia por email, ou qualquer outra forma.

O importante é copiar a pasta DATABASE inteira, que está no C:\

Após isto, você pode pegar um computador completamente novo, colocar a pasta DATABASE no C:\ deste novo computador, instalar o Java (http://www.java.com/), acessar o portal do emissor de NFe (http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/) e acessar o emissor que você terá todas as suas notas, produtos, emitente e tudo mais que estava configurado em seu computador antigo.

Espero que gostem da dica.

LEIA  Problemas para atualizar o Avira ?

Um abraço e até a próxima.

Posts relacionados

Receba nossa newsletter gratuitamente e fique por dentro de vários assuntos da informática, além de novidades, dicas e tutoriais

Não enviamos spams, fique tranquilo

113 comentários em “Backup manual do Emissor de NFe”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.