Lançado há pouco tempo, o Firefox Quantum é a nova versão do famoso e antigo browser da Mozzilla. Segundo seus desenvolvedores, 75% do código foi revisto buscando velocidade e modernidade para o produto.
Ele vem para brigar de vez com o Chrome, atual browser mais utilizado no mundo, mas que deixa muito a desejar quanto a velocidade e consumo de memória RAM.
Para se ter uma idéia, os desenvolvedores dizem que o Firefox Quantum está 2x mais rápido que o Firefox 52. E ainda consome cerca de 30% menos memória que o Chrome.
Este teste acima foi feito com 1 janela aberta com 30 abas abertas.
Muitos não sabem, mas o Firefox também possui suporte a extensões (e plugins) iguais ao Chrome, e sua biblioteca é bem ampla. Se der uma busca nas extensões que você utiliza no Chrome, provavelmente encontrará a mesma no Firefox. Caso não encontre, encontrará uma bem próxima, que normalmente serve…
Além dos tradicionais Sistemas Operacionais (Windows, MacOS e Linux), o browser também está disponível para dispositivos móveis, Android ou iOS.
Quem se incomodava (como eu) com a aparência terá uma grande surpresa, pois seu layout também foi modificado (não muito) o suficiente para deixá-lo mais agradável aos olhos.
Para baixar o novo Firefox Quantum, basta visitar a página oficial, ou clicar diretamente neste link que o jogará direto para lá.
Um abraço a todos.