Chegamos ao início de 2017 com um problema a ser resolvido o mais breve possível. A emissão de NFe terá seu programa descontinuado a partir de 01/01/2017. Isto não significa que o programa simplesmente parou de funcionar na virada do ano de 2016 para 2017. Ele não terá atualizações a partir de janeiro/17.
Na prática, quando houver alguma atualização no sistema de emissão por parte do Estado, o programa gratuito emissor de NFe parará de funcionar. Aliás, o programa emite um aviso há pelo menos 6 meses informando isto, mas muitas pessoas simplesmente clicam no OK e não prestam atenção no que está escrito.
O texto dizia:
Informamos que, a partir de 01/01/2017, o emissor gratuito do NF-e (versão 3.10) será descontinuado e nova versão não será desenvolvida.
A partir dessa data não será mais possível fazer download do aplicativo, porém os usuários que tiverem o aplicativo instalado em seus computadores poderão continuar utilizando-o até que novas atualizações das regras de validação do NFe impeçam o seu correto funcionamento.
Sendo assim, recomendamos que os usuários busquem outras soluções disponíveis no mercado ou o desenvolvimento próprio.
Então, como citei acima, o texto fica bem claro, que ele não parou de funcionar, ele continuará emitindo de forma gratuita até que surja novas regras do Estado, e então servirá apenas para consulta das notas já emitidas
Mas não precisa se desesperar… Existem muitas opções no mercado para você utilizar.
Confesso que testei algumas, busquei muita coisa até achar uma boa escolha para compartilhar aqui no blog com vocês.
Eis que encontrei uma opção para emitir NFe de forma gratuita em um programa que possui ótimas indicações (como o SEBRAE).
Sumário
Bem vindo ao Marketup
O programa baseado em nuvem marketup.com possui alguns módulos muito interessantes, um mini ERP para você fazer o controle de sua empresa de forma simples, e o mais importante: Emitir suas notas fiscais de venda.
Ele é um programa 100% gratuito. Bom… como sabemos, nada nesta vida é gratuito. Existem muitas propagandas que aparecem no programa para viabilizar este software de forma gratuita para todos. E, cá entre nós, não tem muito problema ficar vendo uma propagandinha ou outra de vez e quando, uma vez que temos o programa gratuito.
Então o mais importante é que para o lado do cliente ele é 100% gratuito ! Agora você pode controlar sua micro e pequena empresa utilizando um programa grátis
Fazendo o registro e ativando a empresa
Como o próprio site diz: “Crie sua conta em 1 minuto”, e realmente é isto. Acesse o site https://marketup.com/ e coloque seu nome de usuário, e-mail, senha e domínio para fazer o registro.
O domínio nada mais é que sua empresa, pois ele criará um subdomínio com o nomedasuaempresa.marketup.com e isto servirá para sua administração, além de um futuro e-comerce integrado (também totalmente gratuito).
Então preencha seus dados que você receberá um email para ativar sua conta.
Definindo as informações da sua empresa
No seu primeiro acesso, você terá que preencher dados básicos da sua empresa, estes dados servirão para futuros controles internos no programa.
Neste ponto vale destacar algumas informações importantes que você tem que definir.
Empresa – Dados Gerais
É importante você entrar nesta tela para checar se os dados estão corretos. Na primeira vez que cadastrei a empresa ele gravou informações erradas.
Para acessar, clique no menu lateral esquerdo em Configurações e depois Empresa.
Aqui também você coloca o logotipo da sua empresa que será utilizado no restante do sistema.
Empresa – Endereços
Da mesma forma, confirme o endereço que foi cadastrado.
Fiscal – NF-e
Na opção Fiscal, e NF-E você coloca o número da próxima nota fiscal que será emitida. Qualquer dúvida quanto ao preenchimento consulte seu contador.
O quadro do lado direito (cinza) é utilizado somente quando você quer cancelar uma nota fiscal já emitida. Neste ponto não utilizaremos ele.
Fiscal NFS-e
Aqui você coloca o número do próximo RPS, que nada mais é que o Recibo Provisório de Serviço, ou seja, um número de controle interno para seus recibos, que quando gerarem a Nota fiscal de serviços, receberá seu número da sequência correta.
Vale lembrar que o sistema de emissão da NFS-e (serviços) é diferente da NF-e (vendas). A de serviços tem a numeração sequencial de acordo com o site da prefeitura e a de vendas você que tem que informar este número.
Importante também cadastrar a atividade ou Ítem de Lista Serviço de acordo com suas opções fiscais. Mais uma vez quem pode fornecer estes números para você é seu contador.
Certificado Digital
Sim, você não tem como fugir dele. Como sabemos, tem dois tipos de certificado digital, o A1 e o A3.
Fiscal – Geral
No terceiro menu do lado esquerdo, Faturamento, selecione Certificado Digital. Escolha o regime da sua empresa.
Caso você tenha o Certificado digital A1 você poderá enviar ao servidor do marketup, desta forma, sempre que for emitir a Nota fiscal ele já tem o certificado e não tem necessidade de você ter instalado em seu computador atual.
Mas caso seu Certificado Digital seja o A3, você terá que instalar o Marketup Desktop que é um programa para ser executado no seu computador (Obrigatoriamente com Windows).
Instalando o Marketup Desktop
Como mencionado acima, se você possui o Certificado Digital A3, terá que instalar o Marketup Desktop para poder Emitir a Nota Fiscal.
Basta você instalar primeiro o Microsoft .NET Framework no link diretamente da página Configurações, Desktop.
Depois instale no link de baixo o Marketup Desktop.
Após instalar, será criado um ícone no Desktop do seu computador que você deverá clicar duas vezes para abrir. Será aberto uma outra janela no seu Navegador padrão da Internet, mas com a diferença é que estará com o Marketup Desktop (programa) funcionando.
Após isto, esta mesma tela Configurações, Desktop ficará assim:
Com estas informações, sua empresa já está cadastrada e a parte fiscal configurada. Vamos à parte operacional.
Cadastrando Clientes, Produtos e Serviços
Agora é a parte que começamos a ver o funcionamento do programa. Para vender, faturar, é necessário o cliente e o produto ou serviço. Vamos começar pelo cliente.
Cadastro de Clientes
Nesta tela você cadastra seu cliente, com suas informações básicas para poder emitir um pedido.
Cadastro de Produtos e Serviços
No primeiro menu do lado esquerdo, você terá as opções para cadastrar seu produto e serviço. Lembre-se de cadastrar de forma completa principalmente o produto para que a Nota Fiscal saia de forma correta.
Gerando o primeiro Pedido com o Marketup
Agora sim, com o sistema configurado faturamos o primeiro pedido e atentem-se a algumas informações
Data de entrega: É a data que sairá na Nota Fiscal, como envio
Nome do Cliente: Comece a digitar e ele preenche automaticamente com os dados previamente cadastrados no Cadastro de Clientes.
Ítens: Digite parte do nome do Serviço ou Produto. Se preferir, pode digitar o código também.
Atenção, abaixo colocarei a tela para alterar preço
Pagamento: Aqui você escolhe a forma de pagamento sendo cheque, transferência, boleto, etc… Após isso, selecione o parcelamento (à vista ou X vezes)
E salve as alterações
Alterando o valor do Produto ou Serviço
Para alterar o preço, cadastre o produto/serviço e depois clique no ícone
Então você possui um campo para alterar a quantidade, depois você pode mudar o desconto de % para R$ (da forma que você preferir) ou alterar o preço unitário ou mesmo aplicar um desconto.
Depois clique no botão aplicar desconto, mesmo que não tenha mudado nada, somente para ele gravar as informações.
Emitindo a Nota Fiscal
Com tudo isto cadastrado, você pode com seu pedido salvo, clicar em Emitir a Nota Fiscal.
Ao clicar, ele abrirá uma caixa para você selecionar o tipo de certificado digital. Você seleciona, digita a senha (se necessário) e a nota é emitida.
Uma nota é que às vezes quando você clica no botão para emitir, ele abre a caixa de seleção “por baixo” do seu navegador. Então se você “emitir” e ele ficar muito tempo parado, minimize a tela do seu navegador que a caixa de seleção do certificado estará logo abaixo.
Suporte Gratuito
Outro diferencial é o suporte gratuito, através do WhatsApp (11)98983.8516. Basta você adicionar este número, enviar uma mensagem de WhatsApp e o pessoal do suporte te ajuda nas suas dúvidas.
Conclusão
Existem diversos programas pagos ou gratuitos para você poder emitir sua Nota Fiscal Eletrônica e sem dúvida o marketup é uma excelente escolha para sua MEI ou Pequena Empresa.
Outros recursos
Futuramente colocarei outras funções do Marketup para facilitar a vida dos novos usuários.
Um abraço a todos
A NOVA VERSÃO DO EMISSOR NÃO IDENTIFICA CERTIFICADO A3, O QUE FAZER????
Emissor descontinuado. O artigo trata exatamente desta alternativa
Gostei.
O MarketUp é gratis porém o suporte via telefone é pago.
Olá Renato.
Eles tem o suporte pelo WhatsApp, que é grátis.
Abraço e obrigado por contribuir
Amigo. ótimo artigo. Mas a integração entre o Emissor NF-e e o MarketUP é bem complicada.
VC sabe se existe uma forma (algum importador automático) que exporte os dados todos do emissor NF-e (sem precisar tratar o arquivo na mão) para o MarktUP? Os modelos exportados no NF-e e Implorados no MarketUP são ultra diferentes.