A indústria do entretenimento online é um dos motores da nova era digital. Com uma ampla oferta de atrações, os usuários podem encontrar uma forma divertida de aproveitar o tempo livre. Uma das novidades desse novo momento virtual é a diversidade de dispositivos.
A história dos computadores, consoles e celulares está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento tecnológico. A melhora constante desses equipamentos foi fundamental para o surgimento de alternativas como plataformas de streaming, redes sociais e a nova geração de jogos eletrônicos.
O computador nasceu como uma ferramenta governamental, porém, rapidamente se tornou um equipamento caseiro e abriu as portas do universo virtual para a sociedade. Ao ser a primeira forma de interação com o digital, os PCs conseguiram abrigar as mais variadas formas de entretenimento na internet.
Os consoles tiveram a missão de levar para dentro das casas os fliperamas, que deram início a indústria dos jogos eletrônicos. Os primeiros modelos foram bem aceitos pelos jogadores e, por décadas, os videogames conseguiram melhorar gráficos, a jogabilidade e a experiência dos usuários.
Já os celulares, que se tornaram smartphones durante a sua jornada de evolução, chegaram para mudar o paradigma da indústria do entretenimento. Os dispositivos móveis são a ferramenta mais popular da era digital, no Brasil existem mais smartphones que habitantes, por exemplo. Tamanha popularidade se dá pelo fato de que esses dispositivos oferecem as melhores funcionalidades dos computadores e consoles, na palma da mão do usuário.
A seguir, conheceremos a variedade de opções e quais são os dispositivos mais utilizados para cada uma delas. Confira:
Redes Sociais
O Brasil é um país apaixonado por redes sociais, de acordo com a Comscore, somos o terceiro maior consumidores do mundo, com 131,5 milhões de usuários ativos, o que representa 96% da população com acesso à internet.
Entre as plataformas mais populares, o WhatsApp reina absoluto, com 96,4% de alcance entre os internautas brasileiros. O YouTube vem em segundo lugar, com 92,1%, seguido pelo Facebook (85,1%) e Instagram (81,4%). O TikTok também está crescendo rapidamente, já alcançando 48,8% dos usuários.
Para navegar pelas redes sociais, os brasileiros preferem seus smartphones: 99% dos usuários acessam as plataformas via mobile. Os computadores ainda são usados por 41% dos internautas, enquanto os tablets ficam por conta de 24%.
Plataformas de streaming
O Brasil se consolidou como um dos maiores mercados de streaming do mundo, com 70% dos internautas assinando pelo menos um serviço. A paixão pelos filmes, séries e documentários é latente e contagiante.
A Netflix reina absoluta no país, com 81% de penetração entre os usuários de streaming, seguida pelo Amazon Prime Video (43%), Disney+ (21%), Globoplay (19%) e HBO Max (18%).
Para curtir seus filmes e séries favoritos, os brasileiros preferem a tela grande da Smart TV: 69% dos usuários assistem streaming dessa forma. Os smartphones vêm em segundo lugar (58%), seguidos pelos computadores (41%) e tablets (24%).
Jogos eletrônicos
O Brasil também é um país de gamers, e é isso que mostra a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2023: 74,5% da população nacional joga jogos eletrônicos, o que representa 157,4 milhões de jogadores. Entre os gêneros mais populares, estão os games casuais (55,9%), seguidos pelos de ação (43,7%), estratégia (29,2%), esportes (26,8%) e RPG (23,5%).
Um gênero que está ganhando terreno é o iGaming, categoria que abriga os jogos originários dos cassinos. Essas modalidades ganharam nova vida com a transformação digital e apoiadas em plataformas especializadas estão retomando o seu protagonismo. Na lista dos títulos mais populares está o blackjack, que tem como carro-chefe a sua versão clássica e também cresce com modos de jogo alternativos, como o multihand, que eleva o nível do desafio.
Os smartphones são a plataforma preferida para jogar, com 77,5% dos jogadores brasileiros utilizando seus celulares para se divertir. Os computadores (41,3%) e consoles (27,9%) também são bastante populares.
A junção de tecnologia e entretenimento é benéfica para ambos, afinal, esses segmentos se retroalimentam e os maiores beneficiários são os consumidores, que ganharam melhores dispositivos e produtos culturais de maior qualidade.