Mysql lento em alguns clientes

Servidor Mysql lento em alguns clientes

Introdução

Tivemos alguns chamados em que softwares que utilizavam conexão com banco de dados Mysql estavam lentos quando acessados.

Isto as vezes não acontecia em todos os computadores do cliente, apenas em alguns.

De fato, percebemos uma demora de 5 a 6 segundos para que a estas máquinas conseguissem estabelecer uma conexão com o servidor de banco de dados Mysql

Este é um problema invisível ao usuário, mas caso você utilize um software específico (controle de vendas, financeiro, etc…) contate o seu fornecedor de software e questione o nome do servidor de banco de dados que ele utiliza.

Caso você tenha este tempo de latência de 5 a 6 segundos (em alguns computadores) é muito provável que você utilize um servidor Mysql e está com um problema com o “DNS Reverse” (não se preocupe com o termo, é técnico, mas precisa constar)

Mãos à obra

É simples a resolução. Desabilitaremos a opção de Lookup DNS Reverse no servidor Mysql

Encontre o arquivo de configuração (no Debian Linux em /etc/mysql/my.cnf)

Coloque a seguinte linha dentro da seção  [mysqld]

skip-name-resolve

Reinicie seu servidor

/etc/init.d/mysql restart

E pronto !

Conclusão

Quando ativado este recurso de DNS reverso, ele aguarda o nome do cliente que está fazendo a requisição, e por algum motivo (antivírus, firewall, ou outro) este nome demora a ser respondido. Então a demora de 5 segundos.

Espero ter ajudado alguém, pois nós mesmos aqui demoramos a identificar este problema, uma vez que isto é intermitente.

Abraços e até a póxima

Outros artigos relacionados

Mensagem do Mysql: host xxx is not allowed Configurando as novas instalações de Mysql para ter acesso ao root por outros computadores, a não ser o localhost.
Pesquisar palavras dentro de um diretório inteiro Precisa localizar uma parte de um texto dentro de um diretório inteiro ? Aqui mostramos no Windows e no Linux um jeito simples de localizar esta parte...

4 comentários em “Mysql lento em alguns clientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *