O Site da receita juntamente com o Software Java estão cada vez mais “amigáveis”, muitas pessoas não conseguem acesso ou não conseguem assinar documentos eletrônicos devido a falta de informação.
Existe uma configuração básica para o Java funcionar em basicamente todos os sites, mas é necessário o cadastro de algumas exceções para que tudo funcione perfeitamente.
Mãos à obra
Primeiro colocarei as telas de configuração do Java. Vale lembrar que você tem que ter a versão do Java mais atualizada possível. Entre no site http://www.java.com e clique no link “Eu tenho o Java?” para verificar se o Java está funcionando corretamente e se sua versão é a mais atual.
Para acessar este console de configuração, vá no iniciar e digite Java, como na imagem abaixo, e aparecerá o “Configure Java” ou “Configurar Java”
- Clique no botão Iniciar
- Digite Java no campo de pesquisa
- Aparecerá os programas que contém o Java. Clique no “Configurar Java”
Note que é essencial que esteja aparecendo esta mensagem “O Java no browser está ativado”, do contrário não funcionará.
Na aba de segurança, deixe as opções :
- Ativar conteúdo Java no Browser
(Nível de segurança) – Alta
- Clique no Editar lista de sites e preencha com estes sites, caso já tenha algum site, deixe tambem, pois pode ser necessário para acesso a outros.
Mas é necessário que tenham estes sites abaixo (cuidado com a digitação, pois uma letra errada e não funcionará)
Adicione todos estes :
(Editado) – Lista atualizada de sites para incluir nas exceções
Note que na minha imagem ainda possuo o site do emissor da nota fiscal de SP, caso você utilize tambem esta nota, pode adicionar http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br
Para adicionar, digite o site no campo em branco e clique em Adicionar, senão ele não adiciona.
Após adicionar os três… Dê um OK e voltamos a tela anterior
- Clique no Restaurar prompts de segurança
Confirme a restauração
- Antes de dar o OK, confirme a lista de sites, se foram incluídos com sucesso. Depois dê ok
Agora acessamos o site da Fazenda, fazemos o login com o Certificado Digital, entramos na opção Cadastro, e depois Clicamos no Domicílio Tributário Eletrônico
Clicamos no Solicitar Adesão
Pode ocorrer um bloqueio, como na tela abaixo :
Se este erro ocorrer :
- Clique no “X” em vermelho
- Mude a opção para “Sempre permitir plug-ins em cav.receita…”
- Clique em “Concluído”
Agora aparecerão diversos avisos de segurança, mostrarei dois tipos, mas podem aparecer mais. O procedimento é o mesmo para todos do mesmo tipo.
Clique em “Continuar”
Marque a opção “Eu aceito o risco e desejo executar esta aplicação” e depois clique em “Executar”
Após isso você conseguirá fazer a adesão ao DTE
Este artigo foi modificado em 14/10/2020 17:34
Ver comentários (154)
cara, consegue entrar em contato para um freela?
Nao consigo de jeito nenhum no mac, posso te dar acesso, tipo teamviewer e vc tenta resolver?
Ai te faço uma transferencia, to desesperado aqui...
Ola, Obrigado pela ajuda, eu fui ajuntando algumas informações daqui do site e cheguei a um ponto que ainda não aviam explicado...
O meu problema eu posso afirmar que era com o java.
Em segurança / lista de sites, eu adicionei a pagina que estava dando erro no DTE.
A seguinte pagina:
https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/Aplicacao.aspx?id=00050&origem=destaque
E não consegui adicionar esta pagina na lista, então, eu apenas retirei o S do https/
e então ficou: http://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/Aplicacao.aspx?id=00050&origem=destaque
Repare que a pagina adicionada a lista de exceções esta sem a letra " S" no "http" funcionou rsrsrs...
Que dor de cabeça, foram 5 horas aqui procurando como resolver, mas no fim deu certo por pura sorte.
O meu computador é o macbook
Olá, realmente tem que incluir o http e o https, os dois. Do jeito que está no post.
Mas que bom que conseguiu. Abraço
Oi Marcos, bom dia.
Rapaz, primeiramente obrigado pelas dicas aqui e aos demais comentários que deram mais dicas.
Infelizmente mesmo após todas alterações (adicionar os URLs na lista de excessões, colocar o certificado no console do JAVA e também desabilitar todas configurações do IE 11) não consegui assinar o termo de adesão ao DTE. Já fiz em 3 estações diferentes (meu laptop, da minha esposa e o da casa dela). Fiz nos 3 browers (IE 11, Firefox 41, Chrome ), rodando Windows 7 Professional, Home e Windows 8.1. O mais avançado que consegui chegar foi no meu laptop com W7 Pro, no IE 11: Ele chega a dar a opção de assinar o Termo de adesão mas ai disse que o certificado é invalido (ou coisa igual). A maior parte das vezes fica em branco (rodando o "relogio") e outras aparece um aviso de segurança do Java: advertência de segurança...com um OK e um Cancelar. Quando damos OK, ele fica branco e não responde mais. Já não sei o que fazer, perdi 2 dias nessa porcaria e precisamos dar entrada no RADAR. Alguma dica?
Olá Frederick, seu certificado é aquele cinza (novo) da Certisign ? O Oberthur ?
Se sim, é isso mesmo que acontece. É o java que não está se comunicando com o site e o cartão. Estou preparando um post sobre este cartão que poderá lhe ajudar.
Mas já adianto que este cartão tem causado muitas dores de cabeça.
Um abraço
Olá Frederick,
Tenho um vídeo no youtube (aqui na página mesmo) que mostra passo-a-passo do Java, com ele você vai resolver. Pelo que está me falando o problema é no java.
Abraço
Galera,
Fiz o seguinte para funcionar:
Desabilitei toda segurança no IE 11, e ele rodou normal.?
Consegui habilitar assim depois de tentar em 4 navegadores diferentes.
Desativei o Windows Defender SmartScreen...no IE e deu certo.
Amigo, eu estou precisando "ativar" o DTE aqui.
Eu acesso o Termo de Opção por Domicílio Tributário Eletrônico, clico em SOLICITAR ADESÃO, e ele me carrega uma página em branco. Nada acontece. Gostaria de saber se consegue me ajudar.
Abraço
Olá amigo, problema no java com o navegador. Refaça os passos no artigo
Estou tendo problemas para acessar o DTI da filial da empresa, o da matriz acessa normalmente. Alguem ja teve esse problema?
É um cartão diferente ? Um cinza (Oberthur) ? Se sim, estou preparando um post sobre ele.
Um abraço
Muito obrigado pela dicas, deu certo!
Boa tarde Marcos, tudo bem??
Estou tentando imprimir o termo do DTE juntamente no portal E-cac da Receita, porém ao selecionar baixar termo, o arquivo baixado possui a extensão PK7. Não localizei uma outra opção para baixar este termo em PDF. E simplesmente esta extensão não abre com nenhum programa(já tentei Adobe, Bloco de Notas, Java, Internet Explorer). Vocês saberiam o caminho para imprimir este termo?
Boa tarde, Junior!
estou passando por essa situação, como vc resolveu esse problema?
Olá Júnior,
Pk7 é o formato de certificado digital. Será que você não está clicando em local errado ? Se não, Tente por outro navegador.
Quero deixar aqui uma outra dica que tive que fazer para funcionar.
Depois de fazer tudo do blog, consegui chegar até a ultima tela (antes nem isso).
Mas o IE travava na ultima tela. Ficava carregando eternamente até dar erro e fechar.
No chrome nem ia.
Ai eu adicionei o meu certificado digital na base do JAVA, naquela mesma tela de segurança que tem no tutorial, eu cliquei em gerenciar certificados. É o botão ao lado Restaurar Prompts de segurança.
Lá cliquei em importar, e depois naveguei até a pasta do meu certificado digital.
Por padrão ele não via, tive que mudar o campo bem ambaixo "arquivos de tipo" para visualizar todos arquivos.
Ai adicionei meu certificado, dei ok e pronto!
Funcionou e consegui assinar!
Eu já estava a 7 dias tentando isso.
Legal Pedro.
Abraço e obrigado pela sua contribuição
Telma,
Tive esse mesmo problema, li o blog e implementei as soluções descritas, entrei em contato com a ouvidoria da receita que disse que eles não conseguiram replicar o erro.
Usei navegadores diferentes (Firefox, Explorer, Chrome); sem sucesso
Minha máquina roda Windows 10
Aí entrei numa máquina diferente rodando Windows 8. O problema se repetiu no Firefox e no Chrome, mas finalmente funcionou no Explorer.
Espero que ajude,
Oi Roberto boa tarde !
Sua dica ajudou sim, muito obrigada pela ajuda.
Refiz todas as instalações em uma outra máquina aqui da empresa rodando Windows 7, também implementei as soluções descritas neste blog e foi resolvido.
Consigo acesso com Chrome e Explorer.
Muito obrigada a todos pela ajuda.
Abraços.
Telma